Notícias

Uma das emissoras de rádio mais importantes de Pernambuco - a Rádio Maranata FM – recebeu, na manhã desta segunda-feira, 30, a Medalha do Mérito José Mariano, por iniciativa da vereadora Missionária Michele Collins (PP). A emissora, que ocupa o terceiro lugar geral no Ibope entre todas as rádios comerciais do estado, assim como a liderança no segmento cristão/gospel, atua com o propósito de oferecer a seus ouvintes conteúdo da mais alta qualidade, por meio de uma programação que divulga a Palavra de Deus em músicas, mensagens e pregações.

Ela é Terezinha Bezerra Chaves na certidão de nascimento, mas todos a conhecem como Terezinha do Acordeon. Seus filhos são quatro, mas toda uma geração de sanfoneiros a chamam de ‘mãe’. Nasceu em 1950 em Salgueiro, no sertão pernambucano, mas adotou o Recife como sua casa em 1970. Na tarde desta sexta-feira (27), foi a vez da capital a reconhecer oficialmente como cidadã.

O vereador Rogério de Lucca (PSL) entregou o título de Cidadão do Recife ao advogado Adênio Carneiro Vilela Júnior, natural de Garanhuns, em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 27. “A indicação do nome de Adênio configura uma justa homenagem da Câmara Municipal do Recife, como o reconhecimento da história profissional desse jovem advogado, um dos mais promissores de sua geração”, disse o vereador, no discurso. Instituído na estrutura do Poder Legislativo Municipal, o título tem como finalidade homenagear personalidades comprovadamente merecedoras. “Por meio desse projeto, desejamos presentear o digníssimo cidadão por seus relevantes serviços prestados ao nosso município”, acrescentou.

Ao completar 500 anos de existência, uma data histórica, a Reforma Protestante, promovida por Martinho Lutero no século 16, recebeu especial homenagem na Câmara do Recife, proposta pelo vereador Gilberto Alves (PSD). Doze pastores, bispos, diáconos representando diversas igrejas evangélicas receberam uma placa comemorativa para marcar a passagem do evento que terá celebração mundial. “É com imensa alegria que a Casa de José Mariano em conformidade com várias nações e povos, celebra os 500 anos da Reforma Protestante, a se completar no dia 31 outubro”. (Veja no final do texto o perfil dos homenageados).

Debater os projetos da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. Foi esse o objetivo de uma audiência pública realizada na Câmara do Recife nesta quinta-feira (26), com a presença do secretário de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas do município, Jorge Vieira. O encontro foi presidido pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, o vereador Eriberto Rafael (PTC).

Por ser uma das últimas áreas verdes preservadas do Recife, o Parque dos Manguezais, localizado na Zona Sul, entre os bairros do Pina, Boa Viagem e Imbiribeira, é considerada o pulmão do Recife. A área vem sofrendo depredações por conta da extração de madeiras, poluição devido ao lançamento de esgoto doméstico e detritos industriais nos rios Jordão, Tejipió e Pina, que foram a Bacia do Pina e cortam o parque. Sensibilizado com essa situação, o vereador Renato Antunes (PSC) realizou audiência pública nesta quarta-feira, 26, no plenarinho, para debater o tema: “Parque dos Manguezais: Importância, Preservação e Fiscalização”.

A partir de iniciativa do vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Câmara Municipal do Recife, a Comissão Executiva da Câmara Municipal realizou reunião solene na manhã desta quinta-feira, 26, para entrega da medalha de mérito José Mariano ao Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF), pela passagem de seus 71 anos de existência. A principal comenda do Legislativo Municipal é concedida pelos vereadores a entidades e personalidades que se destacaram pelo seu compromisso social e pelos serviços prestados ao Recife e seu povo. “Temos a honra de homenagear o HARF pelos relevantes serviços prestados ao povo pernambucano, em especial aos nossos recifenses”, disse Marques.

Aos 42 anos de existência, sucesso local e nacional, o grupo Som da Terra foi homenageado, com direito a reunião solene na Câmara do Recife, pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB). “O som feito pelo grupo revela nossas raízes, cultura e história. As canções exaltam nossa terra”. A cerimônia foi presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD).

Presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PSB), a Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica se reuniu na Câmara do Recife nesta quarta-feira (25) para discutir emendas à Lei Maior do município. Na ocasião, o grupo se deteve principalmente sobre a emenda aditiva nº 19/2017, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), que propõe ampliar de sete para 14 o número de objetivos específicos do Plano Diretor do Recife.

“Confeccionei uma urna para percorrer o bairro permitindo que os moradores do Pina escolham se querem a construção do Habitacional Encanta Moça, no terreno do antigo Aeroclube, ou o Parque Verde Boa Viagem”, relatou o vereador Ricardo Cruz (PPS), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (25).