O vereador Romero Albuquerque (PP) está propondo um projeto de lei (PLO 318/2017) com o objetivo de incentivar o plantio de hortaliças, seja no modo operante familiar, seja nos moldes comunitários. O Programa “Horta Comunitária Urbana” promoverá a conservação do meio ambiente e manterá terrenos públicos limpos e utilizados, criando espaços verdes. A matéria está em tramitação na Casa.
Para conhecer o trabalho realizado pelo deputado estadual Renato Roseno (PSol-CE), que fez um diagnóstico sobre assassinatos de adolescentes nos últimos anos no Ceará e que reflete a realidade nordestina, o vereador Ivan Moraes (PSol) realizou reunião pública aberta sobre segurança cidadã, na manhã desta sexta-feira, 6, para debater o tema “Cada Vida Importa”. O título é o mesmo lema do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, de que o parlamentar é relator, na Assembleia Legislativa do Ceará, que redigiu um relatório em 2016 para apurar os crimes contra jovens. Ele é um mergulho profundo na vida dos adolescentes que foram atingidos pela violência e faz uma análise a partir dos aspectos da vida individual, familiar, comunitária e institucional.
Duas atividades estão previstas na Câmara Municipal do Recife dentro das comemorações do Outubro Rosa, focalizando o público interno. Nos dias 19 e 26 haverá palestras no plenarinho, por iniciativa do Departamento de Pessoal, com temas voltados para o interesse da mulher, sendo o primeiro, “Embelezamento com foco na maquiagem”; e o segundo, “Os benefícios na modificação do estilo de vida”. O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
O presidente da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Recife, vereador Carlos Gueiros (PSB) anunciou a chegada de novos membros. Ele informou que a vereadora Marília Arraes (PT) e Felipe Francismar (PSB), por motivo de compromissos políticos, serão substituídos por Ivan Moraes (PSOL) e Rodrigo Coutinho (SD).
“Precisamos pensar na maneira como nós, seres humanos, temos tratado os animais irracionais. O que vemos é a falta de respeito, além de maus tratos. Também fico triste em saber que muitos deles, a exemplo da arara azul, lobo-guará e baleia branca, estão em extinção. Precisamos de políticas públicas que possam protegê-los”. Militante da causa, o vereador Ricardo Cruz (PPS) marcou assim, com um pedido de reflexão à sociedade, a passagem do Dia dos Animais, que é celebrado no Brasil, hoje, 4, dia também de São Francisco de Assis, protetor dos animais.
O vereador Rinaldo Júnior (PRB) chamou a atenção para a situação da Praça General Carlos Pinto, no bairro de Santo Amaro, que está fechada para reforma há vários meses. Ele lembrou que se trata da praça que fica próxima ao Hospital de Câncer de Pernambuco e do Shopping Tacaruna. Fez questão de destacar, na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira, 04, que “a praça é do povo”, numa alusão ao poema de Castro Alves, mas, sobretudo, considerando a importância do uso de espaços públicos pela população.
A vereadora Michele Collins (PP) manifestou preocupação com o fim da convalidação de diplomas obtidos em cursos livres de Teologia. Segundo ela, por exigência do Ministério da Educação, a convalidação somente será feita caso o requerente tenha obtido grau de bacharel através de cursos de graduação, causando prejuízo para muitos estudantes que terminaram aqueles cursos livres.
O saneamento básico, tema discutido na semana passada em uma audiência pública pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), foi levado à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (4) pelo mesmo parlamentar. No plenário da Casa, ele falou sobre as repercussões do debate e das necessidades do Recife na área. Na ocasião, Almir Fernando fez, ainda, um apelo para o conjunto habitacional Dom Hélder: o reboco dos edifícios da comunidade.
O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) realizou sessão solene, na manhã desta quarta-feira, 4, em homenagem à Cultura Afro Brasileira. “O Brasil é considerado o país que tem a maior população de origem africana fora da África e por isso, as manifestações daquele continente exercem influência nas música, religião e culinária no nosso dia a dia”, afirmou. Florêncio entregou diplomas a 30 pessoas e entidades que o seu gabinete escolheu como representantes da cultura afro-brasileira no Recife. O plenário da Câmara Municipal do Recife ficou lotado de pessoas integrantes de grupos folclóricos usando roupas coloridas, além de tocadores de tambores e dançarinos.
Pareceres a quatro projetos que tramitam na Câmara do Recife foram analisados pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, que se reuniu na tarde desta terça-feira (3), na sede do Poder Legislativo. Todas as matérias foram aprovadas pelo grupo – inclusive o projeto de lei do Executivo nº 43/2017, que faz alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da guarda municipal.