As ações voltadas para as comunidades do Recife foram tema de um discurso proferido pelo vereador Alcides Teixeira (PRTB) na Câmara do Recife nesta segunda-feira (21). O parlamentar elogiou duas intervenções da Prefeitura no bairro de Santo Amaro – mas não deixou fazer cobranças por mais iniciativas e pedidos de informações ao Executivo municipal.
Na manhã desta sexta-feira, 18, a Comissão da Lei Orgânica reuniu-se com a presença dos vereadores Carlos Gueiros (PSB), Antonio Luiz Neto (PTB), Gilberto Alves (PSD), Felipe Francismar (PSB), Ivan Moraes (PSOL) e Chico Kiko (PP). A Procuradoria da Câmara, além das assessorias dos parlamentares também marcaram presença no encontro que debateu as emendas apresentadas pelos vereadores e vereadoras do Recife.
Com o sonho de difundir os ensinamentos contidos nas artes marciais, o jovem Hayashi Kawamura saiu de Tóquio, no Japão, onde cursou Administração e integrava a equipe de judô da Universidade para ensinar aquele esporte pouco conhecido no Ocidente. Veio para o Brasil, desembarcando em São Paulo, depois Rio de Janeiro. Mas um convite do Estado da Paraíba para ensinar o judô em escolas e centros sociais mudou o rumo da vida dele. Convite do governo de Pernambuco para treinar policiais selou até os dias de hoje esta parceria profissional e emocional com o Recife. E foi por isso que o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) indicou o professor para receber o Título de Cidadão de Recife, outorgado nesta sexta-feira, 18, na Câmara do Recife. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB).
O 7º Parlamento Jovem do Recife – projeto da Câmara que visa promover a participação da juventude na política municipal – realizou nesta quinta-feira (17) sua sexta reunião plenária. No plenarinho da sede do Legislativo, os jovens vereadores debateram assuntos diversos e votaram sobre os temas em pauta. Um deles foi a definição das atrações e do nome de um evento cultural: o ‘Juventude em Ação na Câmara’, que deve acontecer no dia 30 de agosto, na Casa de José Mariano.
O 7º Parlamento Jovem do Recife – projeto da Casa de José Mariano que visa promover a participação da juventude na política municipal – realizou nesta quinta-feira (17) sua sexta reunião plenária. No plenarinho da sede do Legislativo, os jovens vereadores debateram assuntos diversos e votaram sobre os temas em pauta. Um deles foi a definição do nome de um evento cultural – o ‘Juventude em Ação na Câmara’ – que deve acontecer no dia 30 de agosto, na Câmara, bem como suas atrações.
A Câmara Municipal do Recife prestou uma dupla homenagem ao mundo jurídico na manhã desta quinta-feira, 17: celebrou o Dia do Advogado e os 85 anos de criação da Ordem dos Advogados do Brasil Secção de Pernambuco (OAB/PE). O autor da iniciativa, vereador Jayme Asfora (PMDB), que também é advogado, fez questão de agradecer a presença dos profissionais que acompanharam a solenidade e dizer que o objetivo do evento foi enaltecer uma entidade que ocupa um espaço importante em todas as esferas da sociedade. “A OAB está a cada dia mais pujante”.
De acordo com o vereador Fred Ferreira (PSC), o aumento da população idosa no Brasil, consequentemente no Recife, gera a necessidade de serviços públicos como acompanhamento, abrigamento e saúde. Pensando nisso, o parlamentar promoveu uma audiência pública na manhã desta quinta-feira (17), no Plenarinho, para discutir o tema. Representantes de conselhos, donos de instituições que cuidam de idosos e o público em geral marcaram presença na Casa de José Mariano.
Parque Verde em Boa Viagem, em uma área de 20 hectares onde funcionava no passado o Aeroclube de Pernambuco, no Pina, tornou-se bandeira de luta do vereador Wanderson Florêncio (PSC), que iniciou campanha nas ruas, distribuindo panfletos explicando à população a ideia de criar esse equipamento para a população. “A Zona Norte da cidade tem parques grandes como o de Santa e o da Jaqueira, entre outros, que contemplam diversos segmentos da população. Em Boa Viagem tem o Dona Lindú, um parque de eventos, que a população se apropriou, mas gostaria de um parque verde”.
“Pernambucano, natural de Caruaru, escritor de contos, radialista de profissão, publicitário, blogueiro, editor de livros digitais” – assim era Fernando Farias, falecido na última terça-feira (15), segundo a vereadora Ana Lúcia (PRB). A parlamentar lamentou a morte do escritor nesta quarta-feira (16), na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária. Além de destacar todas essas atividades desempenhadas por Farias, ela salientou uma em especial: a preocupação com a formação de leitores.
Autora de um requerimento que parabeniza uma equipe de estudantes da rede pública municipal vencedora de prêmio de robótica na cidade japonesa de Nagoya, a vereadora Ana Lúcia (PRB) disse que era bom destacar coisas positivas, especialmente quando se referem à educação. “É preciso olhar mais e melhor pela educação de maneira geral, lembrando que esse time fez um gol de placa”.