Notícias

Muitas ações foram realizadas hoje em todo o país para marcar o Dia do Rio. O objetivo é sensibilizar a população para a importância desse bem que é responsável por tantas vidas. Na tribuna da Câmara, o vereador Eurico Freire (PV) lembrou a data e aproveitou para destacar a necessidade da prevenção dos rios. “Eles estão cada vez mais assoreados. Lembro que eu tomava banho no rio, na lagoa. Por isso, preciso fazer esse registro”.

Um voto de Aplauso, de autoria do vereador Marco Aurélio (SDD), foi aprovado por unanimidade hoje,24, no plenário. Segundo o autor, a Rede Globo e o apresentador Fausto Silva (Faustão) mereceram receber o Voto por terem incluído o frevo no quadro “Dança dos Famosos”. O programa foi exibido no último dia 22. “Além do fato do apresentador Fausto Silva ter dado a oportunidade de nosso povo, cultura e tradição serem divulgados através deste peculiar e envolvente ritmo em um quadro de seu programa, vale destacar a hombridade e humildade de um dos maiores comunicadores deste país ao reconhecer a falha da produção do programa em não ter incluído o “Vassourinhas”, considerado o hino de nossos carnavais”, justificou o parlamentar.

Promovida pela Plan Internacional Brasil, organização humanitária pelos direitos da criança e do adolescente, a campanha “Quanto custa a violência sexual de meninas” foi o tema do discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB) na tarde de hoje,24. “A campanha tem o objetivo não só de mostrar, por meio de dados, que esses crimes ocorrem, mas também quebrar o tabu envolvido na questão e interromper o silêncio, que atrapalha as vítimas na hora de denunciar”, ressaltou a parlamentar.

Celebrado no Estado de Pernambuco em 24 de novembro, o Dia do Rio Capibaribe foi o assunto enaltecido pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB) hoje (24). O Capibaribe tem cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios pernambucanos, entre eles Caruaru, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho,Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e Recife. “Não poderíamos deixar de registrar o aniversário do nosso querido Capibaribe, nosso rio famoso, que deixa o Recife mais bonito e que corta os bairros desde a Várzea até o Bairro do Recife”.

O bairro do Alto José Bonifácio, de acordo com o vereador Almir Fernando (PcdoB), vem sendo alvo de insegurança. O parlamentar demonstrou preocupação em relação ao problema, durante a reunião plenária desta terça-feira,24. “A gente tem tido dificuldades em relação à violência no Alto José Bonifácio. São muitos assaltos aos comerciantes, transeuntes e ônibus. Tiros foram disparados semana passada na comunidade entre policiais e marginais. Assaltantes também estavam dando tiros para cima ,assustando os moradores. Fiz uma reivindicação para colocar câmeras de videomonitoramento, mas não tivemos resposta da Secretaria de Defesa Social”.

A microcefalia é uma condição neurológica em que o tamanho da cabeça é menor do que o tamanho típico para a idade do feto ou criança. A anomalia vem sendo altamente diagnosticada no estado de Pernambuco e a situação preocupou a vereadora Vera Lopes (PPS) durante pronunciamento realizado no plenário hoje,24. “A microcefalia está assustando as mães grávidas. São 268 crianças com microcefalia. E os bebês que nasceram nas clínicas particulares não estão sendo notificados”.

Eurico Freire (PV) chamou a atenção para a carência de médicos veterinários para atuar na rede municipal. Lembrou em audiência pública realizada semana passada na Câmara do Recife que dos concursados, apenas 10 foram chamados. O concurso expira em março do próximo ano.

Instituído há cinco anos, o Estatuto da Igualdade Racial permitiu que o Recife avançasse em diversas políticas de inclusão do povo negro e, em nível nacional, garantiu direitos para milhões de pessoas em todo o País. Com essa constatação, o vereador Jurandir Liberal (PT) realizou reunião pública, na manhã desta terça-feira, 24, na Câmara Municipal do Recife. “Como o estatuto foi proposto pelo deputado federal do Rio Grande do Sul, Paulo Paim, o Partido dos Trabalhadores teve esse privilégio e se sente coparticipante do debate. Apesar dos avanços, entendo que precisamos vigiar para que o processo de cumprimento do estatuto continue garantindo as políticas públicas necessárias de combate ao racismo e de apoio à causa negra”, disse.

Radicada no Recife desde 1971, a estilista paraibana Magna Coeli é filha de mãe costureira e pai alfaiate. Há 25 anos, seu talento para a moda e sua preocupação ambiental deram luz, na capital pernambucana, à marca Refazenda, que alia sustentabilidade e estilo. Por desenvolver um trabalho de ponta no Recife, a Câmara Municipal concedeu o título de cidadania recifense a Magna Coeli na manhã desta terça-feira (24), na Casa de José Mariano. O autor do requerimento foi o vereador Eriberto Rafael (PTC).

Apesar do voto contrário da vereadora Marília Arraes (PSB), o Projeto de Lei do Executivo 42/2015 possibilitando que a Prefeitura do Recife use recursos do Fundo de Reserva de Depósitos Judiciais para realização de obras e outras finalidades da PCR, foi aprovado pelos vereadores da Câmara do Recife. Marília se posicionou contrária por achar nocivo ao erário público a utilização desses recursos. Sustentou sua posição citando a existência de uma ação de inconstitucionalidade (Adin), em tramitação.