Notícias

No momento em que a Prefeitura do Recife está elaborando uma minuta para projeto de lei que tratará da regularização e funcionamento dos templos religiosos no município, o vereador Luiz Eustáquio (Rede) realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 19, para debater a Lei Municipal 17.773/2012, que estabelece requisitos para a regularização, edificação e funcionamento de templos religiosos de qualquer culto. O plenarinho ficou lotado de pastores e demais fiéis evangélicos. “A representatividade de um templo para os fiéis e a sociedade é um grande atrativo para a propagação da fé religiosa em nosso município, que, além da fé, transmite sentimento de paz e realiza ações de diversos fins para o bom desenvolvimento social”, considerou Eustáquio.

Desde 1935, eles batalham pelos músicos pernambucanos – e, neste mês, completam 80 anos de luta sindical. Em uma reunião solene, a Câmara do Recife homenageou nesta quinta-feira (19), através de requerimento do vereador Davi Muniz (PEN), o Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Pernambuco por sua história e atuação. A cerimônia contou com a presença de personalidades da categoria.

O veto do prefeito ao projeto de lei número 28, de 2015, que obriga a fixação de quadro com os telefones destinados ao recebimento de sugestões, reclamações e denúncias de usuários dos serviços de saúde foi criticado pelo autor da matéria, o vereador Antônio Luiz Neto (PTB), na tarde desta quarta-feira, 18. “Fui surpreendido quando tomei conhecimento que houve o veto do prefeito. O projeto foi aprovado por unanimidade aqui na Casa e, também, já é lei em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”.

Dois pedidos de vista impediram a convocação dos secretários municipais de Planejamento Urbano e de Mobilidade e Controle Urbano para participar de audiências públicas sobre a situação das obras paralisadas na comunidade do Pilar, e da promoção da mobilidade por bicicleta e o Plano Diretor Cicloviário no Recife, respectivamente. “Essa é uma manobra da bancada do Governo para obstruir o nosso dever constitucional de fiscalizar o executivo. Os pedidos de vista são feitos com a intenção meramente protelatória”, criticou a vereadora Marília Arraes (PSB), autora dos requerimentos. Os pedidos de vista devem ser entregues no prazo de cinco dias. Só então, os requerimentos podem voltar à pauta de votação.

A eleição da Mesa Diretora da 6ª edição do Parlamento Jovem do Recife já havia acontecido na semana passada, mas precisou ser refeita na tarde desta quarta-feira, 18, no Plenarinho da Câmara Municipal. O pleito escolheu os membros dos sete cargos da Mesa, que terão mandato de um ano: Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 3º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário e 3º Secretário, além de três suplentes.

O vereador Henrique Leite (PT), fez hoje na Câmara do Recife veemente discurso contrário à flexibilização das armas e munição no país. Usou da experiência de policial para criticar a bancada da bala, deputados federais favoráveis à diminuição de idade para compra de armas de 25 para 21 anos e a possibilidade de comprar 100 balas por ano. “Essa bancada é financiada pela indústria de armas. Está registrado no TRE doações de mais de R$ 8 milhões para campanhas. Agora eles estão cobrando a fatura”.

O vereador Jurandir Liberal (PT) repercutiu nesta quarta-feira (18) o lançamento da cartilha ‘Por um Espaço Público Cidadão: a Mobilidade e a Conquista da Rua’, produzida pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Pernambuco. O pronunciamento do parlamentar – que distribuiu exemplares entre os colegas – foi feito na tribuna da Câmara do Recife, durante reunião plenária.

Durante a reunião plenária desta terça-feira, 18, Eurico Freire (PV) mostrou-se preocupado com a devastação das áreas de mangue no Recife. Ele destacou a situação da área próxima ao Residencial Boa Viagem e da Vila Santa Luzia, na Torre, onde o mangue já sofre os prejuízos de uma ocupação irregular. O parlamentar pediu a criação de uma frente parlamentar de vereadores para visitar esses locais.

A vereadora Michele Collins (PP) celebrou, em pronunciamento feito na Câmara do Recife nesta quarta-feira (18), os 19 anos do Ministério Recuperando Vidas com Jesus, que presta serviços a pessoas com dependência química. O projeto foi fundado pela parlamentar e por seu marido, o deputado Cleiton Collins (PP). “Tenho orgulho de participar desse ministério que tem salvado vidas”, disse a vereadora.

O vereador Estéfano Menudo (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (18) para agradecer ao prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), pelo restabelecimento do auxílio-funeral na cidade. O tema foi abordado na reunião plenária da última terça-feira (17) pelo vereador Osmar Ricardo (PT) e motivou uma visita do parlamentar à prefeitura.