Notícias

A transferência da delegada da Polícia Civil Gleide Ângelo – que atuou por seis anos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e passa a responder pela Delegacia de Olinda nesta semana – gerou um debate na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (16). A discussão começou após a vereadora Isabella de Roldão (PDT) propor um voto de repúdio ao secretário de Defesa Social de Pernambuco pelo caso. O requerimento do voto foi rejeitado pelo plenário.

A microcefalia se caracteriza por comprometimento do desenvolvimento do cérebro durante a gestação, ocorrendo redução do crânio, que fica abaixo do esperado para a idade. E, recentemente, começou a ser verificado em Pernambuco um aumento dos casos de microcefalia. No plenário, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de abordar o assunto hoje,16. “As causas do aumento de ocorrências ainda estão sendo apuradas. Médicos tentam identificar o que houve em comum com as mães durante os primeiros meses de gravidez. A malformação pode ser genética, por utilização de drogas, álcool e tóxicos durante a gravidez ou devido a alguma infecção que passa da mãe para o bebê, como rubéola, toxoplasmose, catapora, herpes, entre outras”.

Em homenagem às vítimas do atentado terrorista em Paris, foi realizada ontem (15), uma vigília no Marco Zero, no centro do Recife, e o vereador Luiz Eustáquio (Rede) ressaltou a ação no Plenário hoje,16. O ato foi realizado após o embaixador da França no Brasil, Laurent Billi, convidar os brasileiros a realizarem vigílias em repúdio aos ataques ocorridos em Paris, que vitimou 129 pessoas, na última sexta-feira, e deixou vários feridos. “Estive no Marco Zero em solidariedade ao povo francês. Não podemos aceitar essa brutalidade de forma alguma”.

O diretor do Departamento Legislativo da Câmara Municipal do Recife, Paulo Rogério do Nascimento, anunciou que os pareceres aos projetos de lei que tratam do orçamento público do município do Recife para o próximo ano serão analisados em reunião da Comissão de Orçamento e Finanças desta quarta-feira, 18. Os dois projetos de lei do Executivo são os de número 21/2015 (Lei Orçamentária Anual, LOA) e 22/2015 (Plano Plurianual, PPA) e têm, ambos, como relator, o vereador Marco Aurélio Medeiros, que também preside a comissão.

Em audiência pública realizada no plenarinho da Casa de José Mariano nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Saúde do Recife prestou contas e fez um balanço das ações que realizou nos dois primeiros quadrimestres de 2015 – ou seja, os períodos que compreendem os meses de janeiro a abril e de maio a agosto deste ano. O evento foi promovido pelo presidente da Comissão de Higiene, Saúde e Bem Estar Social da Câmara do Recife, o vereador Rogério de Lucca (PSL). As contas da secretaria foram aprovadas.

Parlamentares, representantes de movimentos sociais e do governo municipal participaram de uma audiência pública promovida, na manhã desta sexta-feira (13), pelo vereador Osmar Ricardo (PT) para discutir sobre o Parque dos Manguezais, no Pina, e a Vila Naval, em Santo Amaro, onde atualmente residem 159 famílias militares. As áreas pertencem à Marinha do Brasil. “O objetivo desse encontro é ouvir a sociedade e as comunidades diretamente envolvidas, que podem contar com o nosso mandato, porque iremos defender o que é de direito”.

Mais de cinquenta anos vestindo bem a sociedade pernambucana, que já se tornou ícone da moda, merece homenagens. Ainda para quem começou do nada como Glorinha Aguiar. Há cinco décadas ela abriu aquela que seria a sua primeira boutique, nada ortodoxa, exibindo suas mercadorias em uma caixa de sapatos. Uma época em que ainda não se falava em empreendedorismo ela já fazia escola. Não foi a toa que o vereador Henrique Leite (PT) escolheu a empresária para homenagear. A história dela justifica.

A primeira emissora genuinamente evangélica organizada no Brasil, a Rádio Evangélica FM, que está comemorando 30 anos, foi homenageada em reunião solene realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 12, por iniciativa da vereadora Michele Collins (PP). “É um motivo de muita honra e alegria, para nós que somos de Pernambuco e do Recife, prestarmos homenagem a esta emissora”, disse. Ela esclareceu que a rádio foi ao ar, em fase experimental, no mês de setembro de 1985 e, definitivamente, em 20 de outubro daquele ano. Inicialmente, foi denominada de “Esperança FM”. A Rádio Evangélica FM 100.7 não faz parte de qualquer igreja ou empresa e não possui fins lucrativos e está direcionada à divulgação do Evangelho de Jesus Cristo.

A vereadora Michele Collins (PP) lamentou que o projeto de lei de autoria dela propondo mudanças nos conselhos municipais de combate às drogas não tenha sido aprovado pelo plenário da Câmara do Recife esta semana. Reclamou que o Executivo enviou projeto de lei semelhante ao dela, atropelando a votação. Mas o vereador Romerinho Jatobá (PR) frisou que a colega havia sido procurada pelo líder do governo na Casa, vereador Gilberto Alves (PTN) para conversar sobre a proposta dela. Ele também disse que o PL da colega estava defasado e por isso a gestão enviou outro mais atualizado.

O crescimento contínuo da campanha Novembro Azul, que busca conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, foi enaltecido hoje,11, pelo vereador Estéfano Menudo (PSB). “Alegra-me perceber que, assim como o Outubro Rosa que ganhou dimensões gigantescas no que tange à prevenção do câncer de mama, também visualizo o progresso da campanha Novembro Azul. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens e, por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos desse tipo de tumor, pois com o aumento da longevidade, a incidência da doença aumentou”.