Notícias

O Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio, foi alvo da atenção de discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB) feito na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (18). Em seu pronunciamento, o parlamentar fez dois pedidos em benefício da localidade.

Agora só falta a votação em plenário: os projetos de lei do Poder Executivo que preveem o orçamento público do município do Recife para o próximo ano receberam pareceres favoráveis do relator vereador Marco Aurélio Medeiros (SDD), em reunião realizada, na manhã desta quarta-feira, 18, pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife. “A expectativa agora é que eles sejam votados terça-feira da próxima semana. Da nossa parte, enquanto comissão, eles estão resolvidos. Já informamos ao líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN) e ao presidente da casa, vereador Vicente André Gomes (PSB”, disse Marco Aurélio, que também preside a comissão.

O vereador Osmar Ricardo (PT) rebateu as críticas feitas pelo Prefeito em reportagem publicada na imprensa local. Citou hoje na Câmara do Recife a entrada do Ministério Público na questão da Vila Naval e Parque dos Manguezais, solicitando um projeto de lei específico que preveja a preservação do patrimônio público e que tenha a participação popular na sua elaboração para não tornar outro Cais Estelita.

Com o rompimento das barragens do Fundão e Santarém, no município de Mariana, em Minas Gerais, ao menos oito pessoas morreram e 19 estão desaparecidas. A lama liberada pelas barragens atingiu cerca de 100 km de distância e afetou mais de 15 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Na tarde desta terça-feira, 17, o vereador Luiz Eustáquio lamentou a tragédia e disse que vai encaminhar “Moção de apoio” às famílias afetadas e, ao mesmo tempo, uma “Moção de censura” à mineradora que causou o desastre.

O sexto Parlamento Jovem do Recife será instalado na sexta-feira, 20, e, pela primeira vez, terá jovens parlamentares com deficiência. Por isso, o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), que é autor do requerimento para instalação da atual edição do Parlamento, destacou a necessidade da Câmara do Recife ser acessível. “Peço que esta Mesa Diretora olhe com olhar diferenciado para a acessibilidade. Já conversei com o presidente e o secretário da Casa e sei que já existe um projeto pronto e um estudo em andamento sobre como fazer isso”.

Um projeto de lei do Executivo, já retirado de pauta pelo próprio governo, foi alvo de críticas do vereador André Régis (PSDB). Ele é contrário à criação do fundo de reserva a ser formado com recursos provenientes de recursos de depósitos judiciais. A ideia é que a Prefeitura tenha acesso ao dinheiro depositado judicialmente enquanto a pendência judicial estiver em discussão. O cidadão para não ficar inadimplente por discordar da PCR vai à justiça discutir o assunto e deposita o valor em questão. Se perder, a PCR leva o dinheiro depositado. Se ganhar, a justiça devolve ao cidadão.

O ídolo do rádio pernambucano Gino César, que faleceu na madrugada desta terça-feira (17) no Recife, foi lembrado pelo vereador Henrique Leite (PT) durante a reunião plenária desta tarde, na Casa de José Mariano. Após pedir um minuto de silêncio pelo falecimento do apresentador dos programas Plantão de Política e Bandeira 2, da Rádio Jornal FM/FM, o parlamentar falou sobre sua trajetória.

Repercutindo críticas recentes do chefe do Executivo municipal feitas ao Governo Federal e às gestões municipais do Partido dos Trabalhadores que o antecederam, o vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (17) para defender sua legenda.

Realizado pela Prefeitura do Recife em 2012 o concurso público para contratação de diversos profissionais convocou dez médicos veterinários e o sindicato da categoria em Pernambuco afirma que existe mais vacância do que o informado no edital do certame. Além disso, insiste que alguns convocados no concurso já pediram exoneração, o que automaticamente abriria vagas. Essa situação motivou o vereador Eurico Freire (PV) a realizar reunião pública, no plenarinho da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, 17. “Aproveitamos para trazer o debate sobre uma profissão tão essencial à saúde pública. Muitas pessoas desconhecem a importância da profissão e sempre a associam exclusivamente ao tratamento de animais, o que, por si, já seria excelente. Mas o veterinário também dá importantes contribuições na Vigilância Sanitária”, ressaltou.

Um voto de aplauso ao ex-ministro e ex-vereador Gustavo Krause, por um artigo veiculado em jornais aonde ele sugere a renúncia da presidente Dilma Roussef, proposto pelo vereador André Régis (PSDB), causou questionamentos de diversos parlamentares. Segundo eles argumentaram que o requerimento não deixa claro o teor do voto de aplauso. Fizeram questão de afirmar que aprovariam o voto de aplauso à figura do ex-ministro, mas não ao conteúdo do artigo. Para eles, a Câmara do Recife ao votar estaria concordando como um todo com o pensamento do escritor. E como se trata de um posicionamento político eles entendem que a Casa não deveria se posicionar.