Notícias

O vereador André Régis (PDSB) lamentou que o governo federal tenha diminuído o percentual de superávit primário – economia feita para pagar juros da dívida – de 0,7% para 0,5% para o próximo ano. Segundo ele, essa atitude fere o tripé macroeconômico que garantia os fundamentos da economia brasileira desde Fernando Henrique Cardoso até os dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva.

O combate ao mosquito transmissor da dengue, chicungunha e zica para ser mais eficaz é preciso chamar donos de imóveis comerciais à responsabilidade, bem como fiscalizar o trabalho realizado pelos agentes de saúde. Pelo menos é o que propõe os dois projetos de lei, 147/15 e 248/15 de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB). Ele deu entrada esta semana nas duas propostas, que começam a tramitar na Câmara do Recife.

A Câmara do Recife aprovou na tarde desta quarta-feira (16), em duas votações realizadas na Casa de José Mariano, nove projetos de lei enviados pelo Poder Executivo municipal neste final de ano. As matérias serão enviadas para a sanção do prefeito Geraldo Julio.

Por iniciativa do vereador Marco Aurélio (SDD), uma audiência pública foi realizada manhã de hoje,16, para discutir o projeto de lei 211/2015, de sua autoria, que trata da aplicação de bolsas de estudos em pagamento de créditos tributários e não tributários por estabelecimentos de ensino particular. A proposta autorizará a Prefeitura a receber das escolas particulares bolsas a título de pagamento por dívidas com o município. Ou seja, os estabelecimentos particulares de ensino poderão pagar dívidas referentes a tributos municipais como IPTU e ISS, oferecendo vagas para alunos das escolas públicas do município.

O vereador André Régis (PSDB) analisou a situação política em que se encontra o país em virtude dos acontecimentos provocados pelas investigações. O parlamentar afirmou que quem paga a conta deve estar se perguntando até quando vamos aguentar esse “quadrilha assaltando o povo”.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal cumpriram mandado de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB), e também de senadores, ministros e outros parlamentares brasileiros. A ação faz parte das investigações da Operação Lava Jato e foi repercutida na tarde desta terça-feira, 15, no plenário da Câmara do Recife.

Vereador critica partidos

16/11/2020
08h00

Osmar Ricardo (PT) criticou, na Câmara do Recife, partidos como DEM, PPS, PSDB e outros que na opinião dele continuam dando apoio ao presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, investigado e tem contas na Suíça. Osmar disse que era preciso que o Supremo Tribunal Federal aja com firmeza e retire “esse cidadão da presidência da Câmara Federal”.

O Índice de Cidades Empreendedoras tem o objetivo de ser a base para que as cidades entendam como oferecer melhores condições para que seus empreendedores possam crescer. E o Recife foi apontado como a capital mais empreendedora do Nordeste. No estudo, a cidade ocupa a 4ª posição no ranking, sendo a única cidade nordestina entre as 20 primeiras colocadas. O assunto foi comemorado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) durante a Reunião Plenária desta terça-feira,15. “A pesquisa analisou 32 cidades com base em sete pilares: ambiente regulatório, mercado, infraestrutura, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora”.

Semanas atrás, o vereador Marco Aurélio (SDD) subiu à tribuna para solicitar mais segurança na avenida Boa Viagem e hoje,15, o parlamentar fez questão de reiterar o pedido. Ele informou que assaltos ainda estão ocorrendo na zona sul e também em outros bairros. “Algumas semana atrás fiz um pedido para colocar polícia na avenida beira mar e ontem à noite recebi uma mensagem de um morador informando que vários assaltos ocorreram na avenida. E não é só na zona sul. No Alto Santa Isabel tem assaltos de manhã, tarde e noite. A qualquer hora. E no Ibura também”.

Os casos de Microcefalia e da Síndrome de Guillain Barré no estado de Pernambuco vêm preocupando a vereadora Vera Lopes (PPS) e a parlamentar convidou todos os vereadores da Casa para debater o assunto numa audiência pública, que será realizada próxima sexta-feira,18, a partir das 9h, no Plenarinho. “Foram convidados a FENAM, Ministério da Saúde, CREMEPE, as secretarias de saúde, enfim, todos discutirão as ações que devemos tomar a partir de agora diante desse grande problema”.