Notícias

A situação do Rio Grande do Sul, diante da destruição causada pelas chuvas, tem comovido e mobilizado o Brasil inteiro. Na Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (13), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) ressaltou a necessidade de união nacional pela reconstrução do Estado e sugeriu que a Casa de José Mariano participe também desse movimento. Numa segunda participação durante a reunião, o vereador falou sobre a Semana Municipal de Enfrentamento ao Racismo Marta Almeida.

O vereador Osmar Ricardo (PT) voltou a falar sobre problemas enfrentados por moradores do bairro de Santo Amaro, área central do Recife, por conta do canal Santa Terezinha. Ele ocupou a tribuna da Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta segunda-feira (13) e chamou a atenção para as casas erguidas sobre o canal, disse que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, esteve no local e falou do déficit habitacional da cidade.

A vereadora Andreza Romero (PSB) chamou a atenção para a necessidade de criação de políticas públicas, em nível estadual, para defesa da causa animal. “Somente o município do Recife tem ações efetivas e se preocupa com essa questão, mas o Governo do Estado não tem nenhum projeto com essa finalidade nos municípios pernambucanos”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13).

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (13) o requerimento nº 4273/2024, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PL), que pede ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), que adote as medidas necessárias para armar a Guarda Municipal. A matéria – aprovada pelo plenário com 15 votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções – foi discutida na tribuna pelo parlamentar.

A vereadora Michele Collins (PP) debateu o requerimento número 4273/2024, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PL), dirigindo indicação ao prefeito João Campos, para adotar as medidas necessárias visando armar a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR). Ela disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13), que armar o efetivo é uma forma de prevenir a violência urbana e que a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, é um exemplo de cidade onde o armamento da guarda deu bons resultados. A vereadora também debateu, em outro momento da reunião, o projeto de lei do Executivo número 11/2024, que cria o Projeto Mãe Coruja.

Em defesa do armamento da Guarda Municipal do Recife, o vereador Almir Fernando (PSB) debateu o requerimento número 4273/2024, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PL), dirigindo indicação ao prefeito João Campos, para adotar as medidas necessárias visando armar a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR). “Eu não poderia ficar de fora deste debate, pois desde 2005 venho discutindo o tema. Sou a favor do tema e continuarei sendo, independentemente do prefeito que estiver na gestão”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13).

Nesta segunda-feira (13), durante a reunião plenária da Casa de José Mariano, o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) lamentou a situação de várias cidades do Rio Grande do Sul que estão inundadas diante das chuvas que estão afetando e deixando centenas de milhares de desabrigados nos últimos dias. O parlamentar sugeriu a criação de um termo de cooperação entre a Câmara Municipal do Recife e a Câmara Municipal de Porto Alegre.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) discutiu o requerimento nº 4222/2024, de sua autoria, dirigindo indicação à Secretaria de Saúde para que solicite a instalação de um elevador na policlínica e maternidade Professor Barros Lima, no bairro de Casa Amarela. O assunto foi abordado pelo parlamentar na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (13). A matéria foi aprovada.

“A paz no trânsito começa com você”. Esse é o mote da edição deste ano do Maio Amarelo, campanha instituída no Brasil em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária para estimular o debate sobre a segurança no trânsito. O tema foi levado à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (13) pelo vereador Victor André Gomes (PV).

Duas comissões da Câmara Municipal do Recife promoveram reuniões na manhã desta sexta-feira (10) para discutir e votar pareceres ao projeto de lei do Executivo nº 11/2024, que dispõe sobre o Programa Mãe Coruja Recife. Presididas respectivamente pela vereadora Natália de Menudo (PSB) e pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), a Comissões de Saúde e a Comissão Direitos Humanos e Cidadania votaram favoravelmente à matéria.