Notícias

Para analisar o projeto de lei da vereadora Priscila Krause (DEM), que impede qualquer intervenção que comprometa o patrimônio ambiental e cultural da área do Hospital Ulysses Pernambucano (Hospital da Tamarineira) e as repercussões da instalação de um shopping center no local, foi marcada uma audiência pública para o dia 24 de março. A audiência será convocada em conjunto pelas comissões de Meio Ambiente e de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife.

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Recife aprovou o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que cria a Unidade de Conservação da Paisagem Parque da Jaqueira, mas ao mesmo tempo fez um complemento ao texto dizendo que a UCP não poderá ter outra destinação a não ser atender, em caráter exclusivo e permanente, à função social de parque público. O próximo passo é a votação do projeto de lei em plenário, cuja data já está marcada para a próxima segunda-feira.

A Câmara Municipal do Recife terá um dia bastante movimentado nesta quinta-feira, 25 de fevereiro. Pelo menos quatro eventos estão marcados para hoje, dos quais três deles estão confirmados para esta manhã: uma sessão solene, prevista para começar às 10h, no plenário, para comemorar os 30 anos de existência do Partido dos Trabalhadores (PT), por iniciativa do vereador petista Osmar Ricardo. E duas reuniões, das comissões de Meio Ambiente e de Finanças, que começam às 9h30. No expediente da tarde, a jornalista Graça Araújo receberá o título de cidadã recifense.

Integrantes da Guarda Municipal do Recife lotaram o plenário da Câmara durante a homenagem aos 117 anos de criação da corporação mais antiga do Brasil, na tarde desta quarta-feira (24). A solenidade foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Múcio Magalhães (PT).

Na sessão plenária desta quarta-feira (24), o vice-líder da bancada de governo na Câmara, Inácio Neto (PTN), criticou a Ação de Inconstitucionalidade que a líder da oposição Priscila Krause (DEM) encaminhou à justiça contra a criação da Coordenadoria da Controladoria do Recife. Segundo o vereador, a oposição agiu de forma prematura e impensada.

Garantir a existência e o funcionamento da Guarda Municipal do Recife através de lei é o objetivo do presidente da Câmara Municipal, vereador Múcio Magalhães (PT), que vai aproveitar a reunião plenária desta quarta-feira, 24, às 15h, para comemorar os 117 anos de criação da guarda. A corporação é regulamentada através de um estatuto, que foi criado através de decreto do ex-prefeito João Paulo, mas os direitos trabalhistas não estão plenamente assegurados.

Líder da oposição na Casa, a vereadora Priscila Krause (DEM) também repercutiu a venda da área do Hospital Ulysses Pernambucano. Ela deu entrada em um projeto de lei que cria no local uma unidade de conservação ambiental, à semelhança do projeto do executivo que tramita na Casa e que transforma o Parque da Jaqueira, em unidade de conservação ambiental. A vereadora lembrou que a área é tombada desde 1992, por decreto do governo estadual.

A construção de um shopping center no terreno de mais de 9 hectares onde funciona o Hospital Ulysses Pernambucano, popularmente conhecido como Tamarineira, foi o principal assunto da sessão plenária desta terça-feira (23). Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, Daniel Coelho (PV) disse que o Recife ficou surpreso com o anúncio feito através da imprensa pela Santa Casa de Misericórdia, proprietária da área.

O projeto de lei do executivo que cria a unidade de conservação da paisagem Parque da Jaqueira estava previsto para ser votado na tarde de hoje (22), mas a pedido do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa, vereador Daniel Coelho, teve a votação adiada. O parlamentar considera que o artigo seis, ao estipular multas, abre brechas à especulação imobiliária, pois bastaria pagar para se construir no parque.

Na primeira sessão plenária pós folia de momo, os vereadores aprovaram por unanimidade requerimento de voto de aplauso ao Prefeito João da Costa pelo Carnaval 2010. Autor da iniciativa, o vice-líder do governo na Casa, vereador Inácio Neto (PTN), destacou o saldo da festa.