Notícias

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (12), os vereadores e as vereadoras da Casa de José Mariano discutiram uma série de requerimentos apresentados pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Na ocasião, a parlamentar subiu à tribuna duas vezes para defender as matérias. Dentre os pedidos ao Poder Executivo, estavam uma leva de votos de aplausos a artistas e grupos culturais, a solicitação da equiparação dos subsídios concedidos aos brincantes dos grandes eventos da capital, o lançamento de editais de ocupação cultural do jardim do Teatro do Parque, e a recolocação de uma placa em homenagem ao engenheiro Cândido Pinto na Ponte da Torre.

Na manhã desta segunda-feira (12), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, destacou o 27 de maio de 1969, dia da morte do Padre Antônio Henrique, assassinado pela ditadura militar, no Recife. “Nós fizemos um ato para não esquecermos das atrocidades que a ditadura militar cometeu e que não corra o risco de que novas aventuras ditatoriais aconteçam, como na tentativa do 8 de janeiro deste ano”.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) fez questão de dirigir-se à tribuna na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (12), para debater o requerimento nº 6578/2023, de sua autoria, dirigindo indicação à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas para que haja a emissão das carteiras de identificação de pessoas diagnosticadas com fibromialgia. O objetivo é promover a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados. A proposição foi aprovada.

No Recife, a categoria dos profissionais de portaria é celebrada no calendário municipal anualmente no dia 9 de junho. Para marcar a data, a Câmara do Recife promoveu nesta sexta-feira (9) uma reunião solene em homenagem a esses trabalhadores e trabalhadoras no plenário da Casa de José Mariano. Requerida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), que é o autor da lei que cria o Dia Municipal do Porteiro na capital pernambucana, a reunião solene foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Na manhã desta sexta-feira (9), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), promoveu uma audiência pública, via videoconferência, para tratar do projeto de lei de autoria do Poder Executivo (PLE nº19/2023), que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 (LDO). O secretário de Finanças do Reicfe, Felipe Martins, participou da reunião, além dos vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB), e o primeiro-secretário da Câmara, Eriberto Rafael (PP). No total, foram 117 emendas apresentadas pelos parlamentares à proposição, mas duas foram retiradas, totalizando, assim, 115 emendas que serão analisadas no seio do colegiado.

Uma reunião solene promovida na Câmara do Recife nesta quarta-feira (7) salientou a importância da educação e do esporte para a inclusão social. Por iniciativa do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), o evento prestou homenagem ao professor Paulo Sales, responsável pelo projeto Inclusão Social, que beneficia cerca de 300 pessoas do Recife e de Olinda. Presidida pelo vereador Professor Mirinho, a solenidade também condecorou com diplomas de homenagens alunos e colaboradores do projeto.

Para homenagear os 75 anos de fundação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), a Câmara Municipal do Recife e a Assembleia Legislativa do Pernambuco (Alepe), promoveram uma reunião solene conjunta, na tarde desta terça-feira (6). A iniciativa partiu da vereadora Michele Collins (PP) e do deputado estadual Cleiton Collins (PP). O evento foi realizado no Auditório Sérgio Guerra, da Alepe.

A cena musical do Recife foi alvo de uma celebração promovida no plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira (6). Por iniciativa do vereador Ebinho Florêncio (Podemos), o Poder Legislativo concedeu homenagens a 55 pessoas que atuam no setor. A reunião solene, intitulada “Homenagem à música e músicos que orgulham a cidade do Recife”, foi presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB).

A vereadora Aline Mariano (PP) pediu o apoiamento dos demais parlamentares da Câmara Municipal do Recife para o voto de aplauso que ela concederá a Alessandro Palmeira, prefeito de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. Na tribuna da Casa, na manhã desta terça-feira (6), a parlamentar explicou que o prefeito irá inaugurar uma grande obra viária na cidade que prestará homenagem ao pai dela, o ex-deputado Antônio Mariano.

Uma denúncia feita pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) na tribuna da Câmara do Recife na última segunda-feira (5) repercutiu em discursos proferidos por outros parlamentares durante a reunião plenária desta terça-feira (6). Na ocasião, o parlamentar afirmou ter sido procurado após um suposto caso de agressão de um dos parlamentares da Casa de José Mariano a uma mulher no interior de uma unidade de saúde pública. Na tribuna da Câmara, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) cobrou do colega que nomeasse o acusado e fornecesse provas do ocorrido.