Notícias

Uma pesquisa do Instituto Igarapé constatou que o número de feminicídio de mulheres negras aumentou no Recife, segundo denúncia da vereadora Dani Portela (PSOL), feita na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta terça-feira (29), na Câmara Municipal do Recife. “É muito triste constatar isso no Mês da Consciência Negra”, afirmou. Ela informou que em cada 10 mulheres mortas no Recife este ano, vítima de feminicídio, sete eram negras.

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (29), em primeira discussão, o projeto de lei do Executivo nº 40/2022, que autoriza a Prefeitura a ceder o casarão do Sítio Trindade para a instalação do Memorial da Democracia de Pernambuco no local. Antes da votação, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) ocupou a tribuna do plenário para fazer pontuações sobre as mudanças trazidas pela nova destinação do imóvel. De acordo com ele, profissionais do polo da Academia da Cidade no Sítio, que atuam no casarão, terão suas condições de trabalho precarizadas com o desalojamento.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o requerimento de sua autoria, 11937/2022, dirigindo indicação à Prefeitura para reiterar o pleito de nomeação de, pelo menos, três candidatos aprovados no concurso público nº 001/2019 da Secretaria de Saúde para o cargo de cirurgião dentista, em substituição aos profissionais aposentados. Durante a reunião plenária desta terça-feira (29), o parlamentar também discutiu um projeto de decreto legislativo que concede o Título de Cidadão do Recife ao médico Antônio Lopes Miranda.

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) destacou, na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (29), que era preciso ouvir os profissionais que atuam no Sítio Trindade, antes de votar o projeto de lei do Executivo número 40/2022, que objetiva autorizar o Poder Executivo a ceder ao governo do Estado, por 30 anos, o casarão localizado no bairro de Casa Amarela.

Dois anteprojetos apresentados pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) à Prefeitura do Recife foram tema de um discurso do parlamentar na tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (29). Durante a reunião plenária, ele deu detalhes sobre duas propostas que, de acordo com ele, foram recebidas positivamente pelo Executivo. As ações indicadas são voltadas para a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social e para a conscientização popular em relação ao descarte do lixo.

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para agradecer à Prefeitura do Recife por ter sido atendido em diversas solicitações enviadas para asfaltar algumas ruas da cidade neste ano. Na reunião Ordinária híbrida desta terça-feira (29), o parlamentar destacou o esforço que tem sido feito pela gestão em parceria com os vereadores da Casa para "transformar a vida das pessoas”.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (29), o vereador Felipe Alecrim (PSC) destacou as emendas parlamentares de sua autoria indicadas com o objetivo de contribuir para solução de problemas em várias áreas da cidade. O parlamentar mencionou a destinação de emendas para a pavimentação, drenagem, obras em áreas de risco e assistência social às pessoas em situação de rua.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu e aprovou o requerimento número 11.415/2022, de sua autoria, que concedeu voto de aplausos às escolas municipais do Recife, bem como as suas respectivas equipes, que conquistaram medalhas de ouro e de prata na Olimpíada Brasileira de Robótica. A competição ocorreu há duas semanas, na cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo, quando as equipes Robotnik, da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano ganhou medalha de ouro; e a Águia de Prata, da Escola Municipal Antônio Farias Filho, conquistou a medalha de prata.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (28), o vereador Aderaldo Pinto (PSB) agradeceu o atendimento de uma solicitação feita à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) através do requerimento de número 8.932/2022, que pede a regularização da distribuição de água na Rua Odete Monteiro, por trás das casas, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. Segundo o parlamentar, moradores do Conjunto Habitacional do Cordeiro estavam sem água há cerca de três meses.

O trabalho em prol da capital pernambucana realizado pelo advogado, professor e cientista político André Régis foi reconhecido pela Câmara Municipal do Recife com a concessão da Medalha de Mérito José Mariano. Vereador da cidade por dois mandatos, ele retornou ao plenário da Casa na reunião solene que reuniu autoridades, personalidades, amigos e familiares, nesta sexta-feira (25). A iniciativa da homenagem partiu do vereador Renato Antunes (PL). O primeiro-secretário, vereador Eriberto Rafael (PP), presidiu a solenidade.