Notícias

O vereador Osmar Ricardo (PT) criticou o projeto de lei do Poder Executivo de número 20/2022, que dispõe sobre a eleição dos dirigentes das unidades da Rede Municipal de Ensino, e que foi aprovado em duas discussões pela Câmara do Recife nesta segunda-feira (17). O parlamentar lamentou que os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) não possam participar como candidatos a gestores escolar. "Nós somos a favor da inclusão desses trabalhadores no processo de eleição. Eles são qualificados, formados, são servidores públicos municipais da mesma forma que os professores. Todos, inclusive, são concursados e têm o mesmo direito porque estão em cargo de confiança".

O vereador Doduel Varela (PP) repudiou, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (17), a agressão sofrida pela bombeira civil Juliana Martins durante o jogo do Sport x Vasco neste fim de semana, no Estádio Adelmar da Costa Carvalho, na Ilha do Retiro, Zona Norte da cidade. A profissional foi agredida por um torcedor que invadiu o campo durante o jogo e, mesmo assim, ela continuou atendendo a outros torcedores que passavam mal.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se, nesta quinta-feira (13), por videoconferência, e analisou onze proposições, sendo seis projetos de decreto legislativo (PDL) e cinco projetos de lei (PLO). Destes, dois foram rejeitados. O encontro contou com a presença do presidente do colegiado, o vereador Felipe Francismar (PSB), e dos vereadores Aderaldo Pinto (PSB) e Fabiano Ferraz (Avante).

Os 10 anos da Comunidade Católica Porta Fidei foram celebrados no plenário da Casa de José Mariano, na manhã desta quinta-feira (13), numa iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC). Vários integrantes compareceram na Câmara e fizeram questão de prestigiar a solenidade do grupo religioso que ajuda pessoas necessitadas e promove atividades à sociedade. O vereador Zé Neto (PROS) presidiu o evento.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife debateu, em reunião híbrida promovida na tarde desta terça-feira (11), o reconhecimento pedagógico dos auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) da rede municipal de ensino. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o colegiado recebeu um grupo de representantes da categoria, que defendeu a necessidade de um projeto que trate do assunto. Na ocasião, também foram discutidos os pareceres a 14 matérias legislativas que tramitam na Casa de José Mariano.

A Prefeitura da Cidade do Recife entregou, nesta terça-feira (11), a quadra poliesportiva e o laboratório de Ciência e Tecnologia da Escola Municipal Karla Patrícia, localizada no bairro de Boa Viagem. As inaugurações contaram com as presenças do prefeito do Recife, João Campos, do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), além dos vereadores Samuel Salazar (MDB), Zé Neto (PROS), Paulo Muniz (SD) e da vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Na manhã desta terça-feira (11), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Andreza Romero (Podemos) agradeceu o recebimento de 35 mil votos para a sua candidatura a deputada federal. “Foram votos obtidos de quase todas as cidades do estado pelo reconhecimento de um trabalho de mais de dez anos, em defesa dos direitos dos animais. Não saí desta eleição derrotada, mas certamente a causa animal perdeu muito com o resultado".

O bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 das escolas da Rede Municipal do Recife foi reconhecido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), na reunião Ordinária da Câmara do Recife, desta segunda-feira (10), a partir de um voto de aplausos de sua autoria. A parlamentar evidenciou as 10 primeiras escolas do ranking dos anos iniciais e anos finais. Profissionais que fazem parte das instituições homenageadas estiveram presentes nas galerias da Casa de José Mariano, durante a plenária.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) enalteceu, nesta segunda-feira (10), o Festival Recife Cidade da Música, que aconteceu na capital pernambucana no último mês de setembro. Em um discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária, ela defendeu o requerimento nº 10.604/2022, de sua autoria, que solicita à Prefeitura a inclusão do evento no calendário oficial do Recife. A matéria foi aprovada pelo plenário.

As leis orçamentárias do município do Recife, que detalham gastos, investimentos e planejam como será utilizado o dinheiro público arrecadado com os tributos, para 2023, já estão tramitando na Câmara Municipal. Os projetos de lei do Executivo número 36/2022, que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA), e o de número 37/2022, com a proposta de revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2022 a 2025, foram lidos em reunião plenária. O prazo regimental já começou a contar e as vereadoras e vereadores têm até o dia 24 de outubro, às 18h, para apresentar suas emendas.