Notícias

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (27), o vereador Felipe Alecrim (PSC) comentou sobre o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá entre os dias 11 e 15 de novembro, no Recife, dentro das celebrações da Semana Eucarística da Matriz da Boa Vista. Uma procissão fluvial saiu do píer do Cais da Alfândega, conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na última quinta-feira (22), como parte da programação em preparação ao Congresso.

Uma solicitação voltada para a saúde das pessoas em situação de rua foi tema de um discurso proferido pelo vereador Felipe Alecrim (PSC) durante a reunião plenária da Câmara do Recife nesta segunda-feira (26). Na tribuna do Poder Legislativo, o parlamentar defendeu a aprovação do requerimento nº 10.538/2022, de sua autoria, que indica à Secretaria de Saúde da capital que viabilize o atendimento odontológico móvel para essa população. O pedido foi aprovado pelo plenário.

De volta à Câmara do Recife após licença maternidade, a vereadora Andreza Romero (Podemos) reafirmou, na reunião Ordinária desta segunda-feira (26), o compromisso com o parlamento municipal e com a causa animal do Recife. Ela ressaltou que, mesmo afastada das obrigações com o legislativo, “o trabalho em defesa dos animais continuou e ficou cada vez mais forte”.

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) debateu o requerimento de número 10.544/2022, de sua autoria, que dirige indicação ao secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, para verificar a possibilidade de contemplar com uma creche, para as crianças da região, a comunidade do Córrego da Bica, no bairro do Passarinho. O requerimento foi aprovado na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (26).

A Câmara do Recife promoveu nesta sexta-feira (23), no plenário do Poder Legislativo, uma reunião solene para conceder o Título de Cidadão do Recife para o agrônomo e educador Avanildo Duque da Silva. A honraria, proposta pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), serviu para reconhecer a conexão de Silva com a capital pernambucana e a sua participação nos movimentos sociais ligados à agroecologia, ao campo e à educação.

Na manhã desta sexta-feira (23), a Câmara Municipal do Recife fez uma homenagem aos 25 anos do Conselho Regional de Fonoaudiologia - 4ª Região (Crefono-4). A reunião solene foi promovida pelos vereadores Felipe Alecrim (PSC) e Tadeu Calheiros (Podemos) e prestou reconhecimento ao trabalho dos profissionais da fonoaudiologia, destacando a sua importância, sobretudo na fase mais grave da pandemia de covid-19.

O Poder Legislativo municipal homenageou a seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) por seu trabalho em defesa das prerrogativas da advocacia. A solenidade, promovida no plenário da Câmara do Recife nesta quinta-feira (22), ocorreu por iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB). O vereador Rinaldo Junior (PSB) presidiu a reunião, que contou com a presença de representantes da comunidade jurídica pernambucana.

Celebrado nesta quarta-feira (21), o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi tema de uma reunião pública na Câmara do Recife promovida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). No plenarinho da sede do Poder Legislativo, representantes da sociedade civil organizada e do poder público municipal discutiram os desafios da capital pernambucana para efetivar os direitos de crianças e adolescentes com deficiência.

A Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) aprovou a revogação da Lei Municipal número 17.800, de 25 de abril de 2012, que dispõe sobre proibição de entrada em bancos com aparelho celular. O colegiado realizou reunião na tarde desta quarta-feira (21), quando acatou o projeto de lei Ordinária (PLO) número 218/2022, de autoria do vereador Paulo Muniz (SDD), que ainda depende de aprovação em plenário. A proposição leva em conta que “as próprias Instituições Financeiras têm vários cartazes com propagandas sobre serviços digitais, em que oferecem opções como transferências, saldos, extratos, pagamentos de conta e até mesmo empréstimos”.

A Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na tarde desta quarta-feira (21) em homenagem aos 65 anos de fundação do Rotary Clube Recife Boa Vista. “Está de parabéns o clube, que vem cumprindo um importante papel educacional”, afirmou o vereador Alcides Cardoso (PSDB), autor da iniciativa. Ele disse que a entidade possui um quadro social qualificado, que abriga vários ex-governadores do Distrito 4.500 de Rotary Internacional. “É um verdadeiro celeiro de talentos e de exemplos de vida, onde os conceitos de liderança, companheirismo, integridade e serviços humanitários são vivenciados nos almoços de todas as quartas-feiras, no Clube Português”.