Notícias

A Câmara Municipal do Recife concedeu, na tarde desta quarta-feira (14), o Título de Cidadão do Recife ao padre Edicarlos Alves da Conceição, da Paróquia Cristo Redentor, do bairro do Jordão. A honraria foi entregue ao religioso por iniciativa do vereador Wilton Brito (PSB), em reunião solene realizada no plenário da Casa. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) presidiu a cerimônia.

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife reuniu-se por videoconferência na manhã desta quarta-feira (14), e aprovou o projeto de lei Ordinária que dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação mensal dos dados relativos à arrecadação de multas de trânsito e a sua destinação. Além do presidente do colegiado, vereador Fabiano Ferraz (Avante), estiveram presentes os vereadores Tadeu Calheiros (Podemos) e Júnior Tércio (PP).

A baixa adesão à campanha de imunização contra a poliomielite motivou a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) a pedir esforços integrados dos gestores da Prefeitura para mudar essa situação. Por meio do requerimento nº 10.379/2022, aprovado pelo plenário da Câmara do Recife nesta terça-feira (13), a parlamentar indica ao Executivo que utilize as unidades de ensino da rede pública municipal para promover a vacinação. A medida, de acordo com ela, necessitaria da integração das secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social.

As carências do quadro de profissionais da rede pública municipal de saúde foram tema de um discurso do vereador Tadeu Calheiros (Podemos) proferido nesta terça-feira (13), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na tribuna do plenário, o parlamentar pediu ao Poder Executivo que preenchesse as seis vagas em aberto para os cargos de otorrinolaringologista da rede. De acordo com ele, a saúde do município conta atualmente com apenas quatro médicos dessa especialidade em atuação.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) criticou diversos serviços prestados à população recifense e pernambucana. Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (13), o parlamentar reclamou de questões relacionadas à saúde, habitação e índices de vulnerabilidade social.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) alertou que as eleições de outubro representam mais do que uma oportunidade para escolha do futuro presidente da República. Na reunião plenária híbrida realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (13), ela disse que o pleito terá como característica a necessidade de mudanças políticas e institucionais.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) afirmou que, no momento em que o País está mergulhado no clima de decisão sobre o futuro presidente da República, é preciso buscar consensos e garantir a cultura da paz. “Há quem critique a busca pelo consenso o tempo inteiro, a conciliacão o tempo inteiro. Mas entendo que nesse momento histórico que a gente vive talvez seja exatamente o que o Brasil precise”, disse.

Na manhã desta terça-feira (13), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, foi aprovado em primeira votação o projeto de lei de número 359/2021, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). A proposição pretende incluir as festividades relativas à comemoração do Ano Novo Chinês no Calendário Oficial da Cidade do Recife.

Numa cerimônia marcada pela musicalidade do Quinteto Violado e do cantor Alcymar Monteiro, a Câmara Municipal do Recife prestou homenagem aos 16 anos do Blog do Magno, capitaneado pelo jornalista Magno Martins. O autor da iniciativa, vereador Almir Fernando (PCdoB), ressaltou que “o Blog é uma referência nacional no segmento político e possui uma das maiores visibilidades na Região, tendo alcançado em 2020 a marca de 15 milhões de acessos”. A homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), e contou com a presença de familiares, amigos e admiradores da página.

Atleta e dirigente, colecionador de prêmios no futebol. Referência nacional na engenharia civil. Um homem apaixonado pela família. Estes atributos definem o mais novo cidadão do Recife: José Alexandre Guimarães Mirinda Moreira. Na noite desta segunda-feira (12), ele recebeu o Título de Cidadão do Recife das mãos do vereador Romerinho Jatobá (PSB), autor da iniciativa aprovada por unanimidade na Casa de José Mariano. A solenidade, presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), contou com familiares e amigos do mundo dos esportes e do setor imobiliário.