Notícias

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife reuniu-se por meio de videoconferência, na tarde desta segunda-feira (5), para debater o Relatório de Gestão em Saúde referente ao 1° Quadrimestre de 2022, através de uma audiência pública. A secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, apresentou o documento juntamente com Yluska Reis, secretária executiva de Planejamento, Monitoramento e Articulação Distrital. O evento foi presidido pela vereadora Natália de Menudo (PSB) e contou com a participação do vereador Tadeu Calheiros (Podemos).

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), o vereador Zé Neto (PROS) deu ênfase ao evento de sanção do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, realizado na última sexta-feira (2). Ele destacou que o Marco é um "divisor de águas" para o ecossistema e inovação da cidade, que tem a inovação e a cidade inteligente como marcas.

O vereador Samuel Salazar (MDB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para lamentar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (5), o parlamentar se solidarizou com a categoria e destacou a importância desses profissionais para a sociedade.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) salientou a lei número 18.918/2021, de sua autoria, que institui 5 de setembro como o Dia Municipal de Combate à Fome, data escolhida por ser o dia de nascimento do escritor Josué de Castro. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), o parlamentar explicou que a lei tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para a necessidade de "ações de políticas públicas de enfrentamento à fome".

O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu a audiência pública que a Câmara Municipal realizou, a partir de sua iniciativa, para debater o déficit habitacional e a moradia popular no centro do Recife. “Foi importante a presença dos representantes de todos os movimentos sociais que tratam desse problema, além de especialistas em arquitetura e urbanismo e de pessoas que trabalham nessa área na Prefeitura do Recife e da Ordem dos Advogados do Brasil”, disse, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (5).

As campanhas de multivacinação para crianças menores de 3 anos, sobretudo contra a poliomielite, nos finais de semana, não estão atingindo os seus objetivos, pois a cobertura está aquém do esperado, segundo opinião da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (5), ela disse que “é preciso que haja uma de força tarefa envolvendo as secretarias municipais de Saúde, Educação e de Assistência Social, inclusive utilizando as escolas da rede pública municipal, como postos de vacinação”, defendeu.

Nesta segunda-feira (5), Câmara Municipal aprovou, com ressalvas, as contas do ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio, para o exercício financeiro de 2017. O parecer nº 05/2022, que trata da matéria, foi lido no plenário pelo relator, o vereador Samuel Salazar (MDB). O documento já havia sido apreciado pela Comissão Mista da Câmara, um colegiado formado pelas comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento para analisar as contas do Executivo municipal a partir de parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

As obras realizadas pela Prefeitura em uma praça localizada na comunidade da UR-02, da Zona Sul do Recife, receberam elogios do vereador Fabiano Ferraz (Avante) nesta segunda-feira (5). Durante a reunião plenária, o parlamentar discursou no plenário para agradecer ao Executivo municipal pela intervenção na praça de Todos os Santos, que já havia sido alvo de um requerimento formulado por seu mandato.

Três assuntos foram destaques do pronunciamento do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), nesta segunda-feira (5). Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o parlamentar comentou sobre a baixa procura pela vacinação infantil, suspensão do piso salarial da enfermagem pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e necessidade de nomeação de profissionais veterinários no Recife.

O déficit habitacional e a moradia popular no centro do Recife foram os temas discutidos na audiência pública promovida pelo vereador Osmar Ricardo (PT), realizada no plenarinho, e transmitida simultaneamente por videoconferência, na manhã desta sexta-feira (2), na Câmara Municipal. Representantes da Prefeitura, movimentos populares e moradores de diversos bairros marcaram presença no debate.