Notícias

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez questão de dar destaque ao requerimento nº 6043/2021, de sua autoria, para que a Prefeitura autorize a disponibilização de protetor solar (fator de proteção solar mínima de 50 FPS) às pessoas que têm Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). O assunto foi abordado na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (29), via internet.

Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (29), transmitida via videoconferência, o vereador Osmar Ricardo (PT) fez um alerta à Secretaria de Educação em relação à vacinação dos não docentes da rede municipal de ensino. De acordo com o parlamentar, os profissionais precisam estar imunizados diante do retorno às aulas.

Desde 2019, o Comitê Pernambucano dos Direitos das Pessoas em Situação de Migração, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR-PE) atua em prol de indivíduos não-nacionais que vivem no Estado. Formado por entidades governamentais e da sociedade civil, o grupo foi homenageado pela Câmara do Recife nesta segunda-feira (28), em uma reunião solene virtual requerida pela vereadora Michele Collins (PP). A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS).

A Câmara Municipal do Recife aprovou vários requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT), durante a reunião Ordinária, transmitida de forma remota, nesta segunda-feira (28). Ela pediu para discutir dez destas solicitações aprovadas; nove delas tratam de benefícios para a população em situação de rua e uma, pede o lançamento de editais destinados à contratação de artistas de teatro para realização de lives ou gravações.

Transcorrido em 26 de junho, o Dia Internacional de Combate às Drogas foi lembrado na Câmara Municipal do Recife pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), que realizou audiência pública virtual na tarde desta segunda-feira (28). “Convocamos esse evento para marcar o dia e dar visibilidade ao que está ocorrendo nesse setor. Todos que trabalhamos nas áreas do cuidado e da repressão estamos unidos para fazermos o enfrentamento”, disse o parlamentar. Ele observou que a reunião também era uma oportunidade de se fazer uma abordagem da importância das políticas públicas e do trabalho de repressão feito pelas polícias Civil, Militar e Federal no tráfico de drogas.

A Câmara do Recife aprovou o requerimento de número 5900/202, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que solicita ao prefeito da cidade a inclusão dos adolescentes a partir de 12 anos de idade, com comorbidades, no grupo prioritário de vacinação do Plano Recife Vacina. Durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (28), transmitida de forma virtual, o vereador explicou que a este grupo devem ser destinadas as doses da vacina Pfizer, conforme autorizado pela Anvisa.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (28), em primeira discussão, o projeto de lei do Executivo nº 21/2021, que institui o Auxílio Municipal Emergencial (AME) São João, destinado à concessão de benefício financeiro à cadeia produtiva cultural do ciclo junino. A medida visa socorrer o setor, que, pelo segundo ano seguido, se encontra impedido de realizar plenamente suas atividades em decorrência da pandemia de covid-19. Na tribuna virtual da Casa, a vereadora Liana Cirne (PT) declarou voto favorável à proposta, mas teceu críticas à Prefeitura pela apresentação do projeto com pedido de dispensa de prazo, o que teria prejudicado o debate com a sociedade.

O vereador Alcides Cardoso (DEM) destacou o requerimento de número 5737/2021, de autoria do vereador Paulo Muniz (SDD), que pede a implementação de um sistema de cadastro e convocação para a aplicação da “xepa” da vacina contra a covid-19. Cardoso lembrou que já conseguiu a aprovação na Câmara do Recife de um requerimento semelhante, no mês de maio, e disse que é importante somar forças neste sentido.

A boa convivência entre ciclistas e pedestres no calçadão de Boa Viagem foi tema de um discurso proferido vereador Alcides Cardoso (DEM) nesta segunda-feira (28). Durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife, o parlamentar discutiu o requerimento nº 5711/2021, de sua autoria que pede à Prefeitura que reforce a fiscalização e estude medidas de punição para o uso indevido de bicicletas na orla.