Notícias

Instituída na Câmara do Recife neste mês, a Frente Parlamentar da Renda Básica vai promover uma série de debates para discutir o tema. A Semana da Renda Básica será realizada nos dias 7, 8 e 9 de abril e vai contar com a participação de especialistas e integrantes de movimentos sociais e sindicais. Presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), a Frente reuniu-se nesta terça-feira (23) para definir os detalhes do evento, que deve colher propostas para a implementação do benefício na capital.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) fez apelo ao governador do Estado para que os trabalhadores auxiliares de portaria dos hospitais estaduais recebam seus direitos atrasados. Ele disse na tarde desta terça-feira (23), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que cerca de 300 prestadores estão sem receber, desde janeiro, salários, vale alimentação, vale transporte entre outros benefícios. Informou ainda que há uma ação judicial bloqueando repasses da Secretaria de Saúde para a empresa Premium, prestadora do serviço.

O vice-líder do Governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Rinaldo Junior (PSB), fez a defesa do prefeito João Campos, que momentos antes do seu discurso no plenário virtual, foi chamado indiretamente de “menino mimado”. O parlamentar fez um resumo de ações da atual gestão da Prefeitura do Recife que teve início em primeiro de janeiro deste ano e que, em menos de 90 dias, são “voltadas para o bem da população e da cidade”.

A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião Ordinária remota desta terça-feira (23), um requerimento do vereador Marco Aurélio (PRTB) que pede à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife a isenção de pagamento de ticket de Zona Azul para carros de empresários que possuem escritórios no bairro do Recife Antigo. Na tribuna virtual, o parlamentar argumentou que a medida seria uma forma de auxiliar o setor privado em tempos de pandemia.

A vereadora Dani Portela (PSOL) fez pronunciamento no plenário virtual da Câmara Municipal do Recife sobre o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data é comemorada no dia 21 de março e a parlamentar falou sobre o tema na reunião Extraordinária desta terça-feira (23). “A data foi criada pela ONU em referência ao Massacre de Sharpeville, na África do Sul, quando, em 21 de março de 1960, 20 mil negros protestavam pacificamente contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. Porém, tropas do Exército atiram contra a multidão, deixando 69 mortes e 186 pessoas feridas”, lembrou.

Liana Cirne rebate críticas

23/03/2021
16h35

A vereadora Liana Cirne (PT) respondeu às críticas feitas por colega durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência , na manhã desta terça-feira (23), quando ela fez uma metáfora aludindo a crianças mimadas que não buscam melhorar, ao se referir sobre o auxílio emergencial, a ser concedido a mais de 30 mil famílias pela Prefeitura do Recife. Ela considerou o valor baixo, R$ 300,00 pagos em duas parcelas, e que acredita que poderia ser maior, quando comparado com outras ações na gestão passada.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) aproveitou a reunião ordinária da Câmara Municipal para repercutir os assuntos que abordou durante reunião com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Ele lembrou que a reunião foi promovida pela Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, nesta terça-feira (23), transmitida por via remota.

O vereador Ivan Moraes(PSOL) discutiu em bloco três requerimentos que ele apresentou e aprovou na reunião Ordinária, realizada de forma virtual, pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (23). Uma das propostas teve como objetivo realizar uma audiência pública online para discutir a desapropriação da “Vila Nossa Senhora de Fátima”, bairro da Imbiribeira, na Zona Sul.

Preocupada com a violência que atinge animais, a vereadora Andreza Romero (PP) elaborou o requerimento 1651/2021, solicitando a inclusão de uma disciplina na grade curricular da rede municipal de ensino com conteúdos sobre direitos dos animais. Além deste, a vereadora também incluiu, na manhã desta terça-feira (23), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, o requerimento 1652/2021, solicitando a criação do Programa Municipal de Empregabilidade para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social.

Em um discurso metafórico, a vereadora Liana Cirne (PT) comparou o Executivo "a um filho mimado pelos pais, que acreditam que tudo que ele faz é ótimo". Segundo ela argumentou, na manhã desta terça-feira (23), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que o Poder Legislativo encarna o papel dos pais que mimam seu filho, ao criticar o valor do auxílio emergencial aprovado pela Casa, no valor de R$ 150,00 em duas parcelas, conforme proposta do projeto de lei do Executivo nº 07/2021.