Notícias

Celebramos o Dia Internacional da Mulher nesta segunda-feira, mas temos de avançar na proteção das mulheres. Por isso, a vereadora Michele Collins (PP) fez um chamamento a todos e todas para participarem da Semana Municipal de Combate ao Feminicídio no Recife, uma lei de autoria dela, a de número 18.477/2018. Ela lembrou ainda, na manhã desta terça-feira (09), durante reunião Ordinária da Câmara, a lei federal nº 13.104/2015, que incluiu o crime de gênero e alterou o Código Penal, tipificando os crimes contra as mulheres como hediondo e repugnante, agravando as penas.

Com a pandemia de covid-19, o restaurante popular Josué de Castro deixou de oferecer serviços no salão do bairro de São José, além de outros itens previstos em contrato com a Prefeitura. "Por que, então, os preços cobrados ao Executivo pelos pratos distribuídos não diminuíram?" Esse questionamento foi levado à tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (9) pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). De acordo com ele, é possível que haja necessidade de ajustar os valores cobrados pela empresa que administra o restaurante.

A vereadora Andreza Romero (PP) enfatizou em seu discurso realizado nesta terça-feira (9), via videoconferência, na reunião Ordinária da Câmara do Recife, que não estava satisfeita com a concretização das leis existentes em defesa da causa animal na cidade. “Falta muita atenção. Eu tenho sido cobrada pela falta de fiscalização e cumprimento das leis de proteção à vida animal. Esse é um dever do Executivo”.

Tornar obrigatória a instalação de corrimãos nas escadarias e ladeiras do Recife. É isso que propôs o vereador Paulo Muniz (SDD), em seu primeiro projeto de lei como parlamentar da cidade. Ele tratou do assunto durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal desta terça-feira (9).

A vereadora Liana Cirne (PT) repercutiu a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que anulou os processos judiciais do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em Curitiba. “Ontem foi um dia de alegria, que renova esperanças dos nossos jovens, mas esperamos muito mais, ou seja, que a suspeição do ex-juiz federal Sérgio Moro seja reconhecida para todos os processos que ele julgou”, afirmou.

A vereadora Dani Portela (PSol) lembrou que neste mês de março faz um ano que a população sofre com a pandemia de covid-19 e que a doença atinge em particular os bairros da periferia. “Depois de um ano, enquanto muitos países estão recuando nos números, somos um dos epicentros do vírus no mundo”, alertou, na reunião Ordinária, realizada por videoconferência, pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (9).

No último sábado, o PCdoB Pernambuco realizou a plenária estadual da 3ª Conferência Nacional do partido sobre a Emancipação das Mulheres. O assunto foi levado à reunião Ordinária remota da Câmara do Recife nesta terça-feira (9) pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). A parlamentar leu um manifesto em que o partido defende um feminismo popular.

Na tarde desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Câmara do Recife realizou uma homenagem à população feminina do município. A reunião solene remota, proposta pela vereadora Michele Collins (PP), celebrou o trabalho de 20 mulheres de destaque da capital.

Um requerimento conjunto, de número 1346/2021, da bancada cristã da Câmara do Recife, ao todo onze parlamentares, pede ao governo do Estado que as denominações religiosas sejam consideradas serviços essenciais. Segundo a vereadora Michele Collins (PP) frisou na manhã desta segunda-feira (8), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que não se trata apenas de abrir ou fechar igrejas, mas pedir ao governador e ele decidir, por isso pediu o apoiamento dos demais parlamentares. O requerimento foi aprovado com 21 votos favoráveis e oito votos contrários.

Por meio de videoconferência na tarde desta segunda-feira (8), a Comissão de Saúde da Câmara do Recife distribuiu projetos de lei e concedeu pareceres pela aprovação para três proposições. A presidente do colegiado, vereadora Natália de Menudo (PSB), e o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) participaram da reunião.