Notícias

Cinco proposições de autoria de diversos parlamentares e dois projetos de lei do Executivo receberam pareceres pela aprovação durante reunião da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (9), via videoconferência. Além do presidente do colegiado, vereador Felipe Francismar (PSB), também analisaram as matérias os vereadores Alcides Cardoso (DEM), Renato Antunes (PSC), Rinaldo Junior (PSB), Samuel Salazar (MDB) e Andreza Romero (PP).

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu, na reunião Ordinária da Câmara do Recife, transmitida via remota, na tarde desta terça-feira (9), o requerimento 1314/2021, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que dirige apelo ao governador de Pernambuco a fim de que amplie em 90 dias o prazo de execução dos editais LAB PE que executam os recursos da lei federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o 8 de Março, a Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), realizou Reunião Pública Virtual sobre os impactos econômicos da pandemia na vida das mulheres. Para tanto, diversas convidadas falaram, na tarde desta terça-feira (09), por videoconferência, sobre diversos temas contemplando a questão econômica, que atinge mais as mulheres neste momento. Cada uma das convidadas fez discursos sobre um assunto de relevância apontando como as mulheres estão conseguindo passar pela pandemia, muitas delas sozinhas e sem condições econômicas.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) ressaltou que a Câmara do Recife estava votando o veto do Executivo ao projeto de lei 58/2013 e ele votaria a favor do veto. Afirmou entender que a colega Cida Pedrosa (PCdoB), ao trazer considerações sobre o tema, trouxe a oportunidade para que a proposta seja refeita. O veto em pauta foi do projeto de autoria da ex-vereadora Aline Mariano, que obriga o município a fazer exames para diagnóstico de dislexia em alunos do primeiro ano do ensino fundamental da rede municipal.

A crise sanitária causada pela pandemia da covid-19 trouxe retrocessos para a luta das mulheres. Sem uma rede de apoio para suas necessidades familiares e nem sempre contando com as divisões das tarefas domésticas, sobretudo as mães perderam autonomia financeira e mercado de trabalho. Com esse mote, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara do Recife realizou reunião pública de forma remota na tarde desta terça-feira (9).

Segundo o vereador Júnior Tércio (Podemos), a imagem do presidente da República, Jair Bolsonaro, está sendo prejudicada por conta da questão da vacinação no Brasil, mas a lentidão da imunização ocorre em todo o mundo. O assunto foi levantado na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (9), via videoconferência.

A convite do Comando da 7ª Região Militar, a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esporte da Câmara do Recife vai participar de uma visita ao Forte do Brum, no bairro do Recife, na próxima quarta-feira (10), às 10h. Os detalhes da atividade, que visa fortalecer o turismo na cidade, foram comunicados pela presidente da Comissão, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), em uma reunião promovida na tarde desta terça-feira (9).

“O projeto deve abranger todos que têm a necessidade real. Não devemos direcionar nenhuma lei para uma classe só”. Com essas palavras, o vereador Dilson Batista (Avante) deixou seu posicionamento favorável ao veto total da Prefeitura ao projeto de lei nº 58/2013, da então vereadora Aline Mariano, que visava obrigar o município a realizar exames de dislexia em alunos da rede pública municipal. O veto, discutido nesta terça-feira (9), durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, foi acatado pelo Legislativo Municipal.

A construção de uma ponte de acesso ao campo Val Paraíso, na Estrada dos Macacos, na comunidade da Guabiraba, foi solicitada à Autarquia de Urbanização do Recife (URB) através do requerimento 1325/2021, de autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB). Ele disse na manhã desta terça-feira (9), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que a referida obra está sem asfalto.

O veto total da Prefeitura ao projeto de lei nº 58/2013, que visava obrigar o município a realizar exames de dislexia em alunos da rede pública municipal, gerou intenso debate na Câmara do Recife nesta terça-feira (9). Uma das vereadoras a apontar a necessidade do diagnóstico foi a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) – que, no entanto, se posicionou a favor do veto.