Notícias

A vereadora Dani Portela (PSol) lembrou que neste mês de março faz um ano que a população sofre com a pandemia de covid-19 e que a doença atinge em particular os bairros da periferia. “Depois de um ano, enquanto muitos países estão recuando nos números, somos um dos epicentros do vírus no mundo”, alertou, na reunião Ordinária, realizada por videoconferência, pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (9).

No último sábado, o PCdoB Pernambuco realizou a plenária estadual da 3ª Conferência Nacional do partido sobre a Emancipação das Mulheres. O assunto foi levado à reunião Ordinária remota da Câmara do Recife nesta terça-feira (9) pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). A parlamentar leu um manifesto em que o partido defende um feminismo popular.

Na tarde desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Câmara do Recife realizou uma homenagem à população feminina do município. A reunião solene remota, proposta pela vereadora Michele Collins (PP), celebrou o trabalho de 20 mulheres de destaque da capital.

Um requerimento conjunto, de número 1346/2021, da bancada cristã da Câmara do Recife, ao todo onze parlamentares, pede ao governo do Estado que as denominações religiosas sejam consideradas serviços essenciais. Segundo a vereadora Michele Collins (PP) frisou na manhã desta segunda-feira (8), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que não se trata apenas de abrir ou fechar igrejas, mas pedir ao governador e ele decidir, por isso pediu o apoiamento dos demais parlamentares. O requerimento foi aprovado com 21 votos favoráveis e oito votos contrários.

Por meio de videoconferência na tarde desta segunda-feira (8), a Comissão de Saúde da Câmara do Recife distribuiu projetos de lei e concedeu pareceres pela aprovação para três proposições. A presidente do colegiado, vereadora Natália de Menudo (PSB), e o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) participaram da reunião.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (8) o requerimento nº 1346/2021, que pede ao Governo de Pernambuco que inclua as denominações religiosas na lista de serviços essenciais do Estado. Durante a discussão do texto, a vereadora Dani Portela (PSOL) se posicionou a respeito da proposta, que visa excluir restrições de funcionamento a templos durante o período de adoção de medidas restritivas contra a covid-19.

Na discussão do requerimento número 1346/2021, o vereador Junior Tércio (Podemos) fez apelo aos colegas para que reconheçam os templos religiosos como serviço essencial no Estado de Pernambuco. Ele chamou a atenção para o fato de que milhares de recifense não têm acesso à tecnologia e por isso estão privados de assistir os cultos religiosos através da internet. O requerimento foi aprovado.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) argumentou que não é contra as igrejas, nem contra a bancada cristã da Câmara do Recife – que elaborou o requerimento de nº 1346/2021, pedindo ao governo do Estado que inclua as denominações religiosas como serviços essenciais. Mas, considerou, na manhã desta segunda-feira (08), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que, neste momento tão grave da pandemia, não se pode abrir mão dos protocolos de segurança. O requerimento foi aprovado por 21 votos favoráveis e oito votos contrários.

A Câmara do Recife discutiu, nesta segunda-feira (8), o requerimento nº 1346/2021, apresentado pela bancada de parlamentares cristãos. O documento, que visa pedir ao Governo de Pernambuco que considere as denominações religiosas como serviços essenciais, foi tema de considerações da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) durante a reunião ordinária remota da Casa.

O vereador Chico Kiko (PSB) celebrou o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, listando uma série de mulheres, segundo ele, guerreiras. Disse na manhã desta segunda-feira (08), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que seria impossível não celebrar este dia de luta das mulheres. O vereador lembrou que na Prefeitura do Recife podemos verificar uma mudança de rumo. Frisou que neste final de semana a logomarca da PCR mudou, estampando um leão e uma leoa, em referência às mulheres. “Não é a toa que na Prefeitura temos presença equitativa de mulheres, na vice-prefeitura, nas secretarias, nos órgãos públicos municipais”.