Notícias

O vereador Júnior Tércio (Podemos) fez amplos elogios ao presidente Jair Bolsonaro, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada de forma remota, na manhã desta terça-feira (2). “Sexta-feira da semana passada, ele disse que os governadores que tomarem medidas de restrição social em seus Estados deverão arcar com a nova rodada do auxílio emergencial”, disse.

Com o aumento dos casos de covid-19, o Governo de Pernambuco ampliou, na última segunda-feira (1º), as restrições às atividades nos fins de semana em todo o Estado. Além de shoppings, clubes e parques, devem ser fechados também os templos religiosos – o que causou reações na Câmara do Recife. Nesta terça-feira (2), durante a reunião Ordinária remota da Casa, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) foi uma das parlamentares a se pronunciar sobre o tema.

Diante das novas restrições sociais, para evitar a expansão da pandemia, a vereadora Michele Collins (PP) pediu que o Governo do Estado reconheça as igrejas como serviço essenciais à população. Na reunião Ordinária que a Câmara Municipal do Recife realizou, por videoconferência, na manhã desta terça-feira (2), ela disse que há uma norma federal nesse sentido e que ela precisa ser respeitada.

“São oito anos demandando ações efetivas do poder público para coibir casos de maus-tratos. São dois anos esperando e cobrando pelo fim de uma atividade medieval”. Com essas palavras, a vereadora Andreza Romero (PP) deixou na tribuna virtual da Câmara do Recife seu pedido de implementação da lei nº 17.918/2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal no município. Durante a reunião ordinária remota desta terça-feira (2), ela lembrou que o decreto que regulamentou a lei em 2019 previa medidas a serem adotadas em até dois anos – prazo que se esgota no próximo dia 8.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) criticou a decisão do Governo do Estado que incluiu as igrejas nas atividades não essenciais, entre as medidas restritivas, para conter o avanço do coronavírus. Nos próximos finais de semana elas não poderão ser abertas ao público. “Temos que lutar para que os templos sejam reconhecidos como o que eles já são, essenciais, pois são redutos da fé e da esperança do povo e sua missão não pode parar”, disse.

Preocupado com o crescimento do número de casos de covid-19, bem como com a ocupação dos leitos hospitalares, o vereador Alcides Cardoso (DEM) indagou à Comissão Executiva da Câmara do Recife se tomará medidas restritivas, conforme outros órgãos já vêm fazendo. Ele fez a indagação durante reunião Extraordinária da Casa, nesta segunda-feira (1º), transmitida por videoconferência.

Na tarde desta segunda-feira (1º), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, por meio de videoconferência, para analisar e distribuir proposições de autoria de diversos parlamentares. A presidente do colegiado, Natália de Menudo (PSB), e o vice-presidente, vereador Tadeu Calheiros (Podemos) participaram do encontro.

Levando em consideração o aumento nos casos de covid-19 na capital, a Comissão Executiva da Câmara do Recife estabeleceu, após reunião promovida nesta segunda-feira (1º), novas medidas de prevenção ao contágio da doença no âmbito do Poder Legislativo. Com as mudanças, a Casa suspende a realização de atividades presenciais em suas unidades administrativas a partir desta terça-feira (2), data da publicação das novas regras no Diário Oficial do Município.

A situação econômica do setor de festas e eventos do Recife foi o tema do pronunciamento do vereador Aderaldo Pinto (PSB), na reunião Ordinária desta segunda-feira (1º), transmitida via videoconferência. O parlamentar também citou sugestões da categoria para ajudar o setor.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) enalteceu a aprovação do Projeto de Lei do Executivo 02/2021 instituindo o Programa Crédito Popular do Recife, concedendo R$ 3 mil de crédito com juros de 0,99% ao mês. Melhor ainda. Se todas as parcelas forem pagas em dia, a décima segunda e última será absorvida pela Prefeitura do Recife, zerando assim o juro cobrado. Ele disse na tarde desta segunda-feira (1º), durante reunião Extraordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que o programa dá oportunidade a quem precisa recomeçar.