Notícias

O vereador André Régis (PSDB) disse, na reunião ordinária desta terça-feira (24), que não tem “saudade nenhuma da época em que a então presidente Dilma Rousseff fazia discurso na ONU”, numa comparação com a fala que o atual presidente Jair Bolsonaro realizou pela manhã na abertura da Assembleia Geral da ONU em Nova York. “Quando Dilma discursou, diante do que disse, houve momentos de perplexidade científica”, ironizou.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (24) para recuperar comentários do senador Álvaro Dias (Podemos) sobre possíveis fraudes nas loterias administradas pela Caixa Econômica Federal. O parlamentar fez questionamentos sobre a falta de punição dos fraudadores.

A Banda Marcial da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano foi fundada e idealizada em 3 de setembro de 1969 pelo aluno Jader de Alemão Cysneiros. Neste ano de 2019, a Banda comemora 50 anos que foram bastante celebrados numa reunião solene promovida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), na noite desta segunda-feira (23). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB). A banda da Escola Municipal Antônio Farias Filho também compareceu ao evento fazendo uma homenagem à Banda do Ginásio Pernambucano.

Dos doze projetos de lei analisados na Comissão de Legislação e Justiça da Câmara, cinco foram aprovados, um retirado de pauta, e seis rejeitados. O presidente do grupo, vereador Aerto Luna (PSB), destacou entre os projetos aprovados, o de número 212/2018 de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB), obrigando que seja comunicado aos órgãos de proteção e conselhos ligados ao tema de casos de abuso e maus-tratos a idosos. O vereador enalteceu a proposta, na tarde desta segunda-feira (23), na Câmara do Recife, afirmando que além da aprovação na Comissão, deverá também ser aprovada em Plenário.

Nesta semana, a Prefeitura do Recife deve dar início a um serviço de sinalização e reordenamento de trânsito na avenida Vereador Otacílio Azevedo, Zona Norte da capital. A ação foi repercutida já nesta segunda-feira (23) na Casa de José Mariano, onde o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) fez um discurso de agradecimento ao Poder Executivo municipal.

O vereador Renato Antunes (PSC) informou que percorreu escolas municipais do Recife e que há instituições que estão distribuindo merenda de baixa qualidade. A informação foi repassada por ele, na reunião ordinária desta segunda-feira (23), e serviu de base para um requerimento pedindo a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar a qualidade da merenda servida nas escolas municipais.

Estabelecer um controle da comercialização de ácidos no Recife. É esse o objetivo da lei municipal nº 18.627/2019, de autoria da vereadora Goretti Queiroz (PSC), sancionado pela Prefeitura na semana passada. Nesta segunda-feira (23), a parlamentar subiu à tribuna da Câmara Municipal para celebrar a sanção da Lei Mayara – nome dado em homenagem à jovem Mayara Estefanny Araújo, morta neste ano após ser atacada com ácido sulfúrico por seu ex-marido.

Considerada a maior de Boa viagem, a comunidade do Entra Apulso, localizada nas proximidades do Shopping Center Recife, será beneficiada por obras de requalificação da Rua Bruno Veloso. “Utilizo esta tribuna para informar que ainda este ano serão iniciadas as obras da nova Rua Bruno Veloso. O anúncio foi dado ontem pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, e por representantes do Shopping Recife, durante reunião com os moradores da comunidade Entra a Pulso e adjacências”, informou a vereadora Michele Collins (PP), na reunião ordinária desta segunda-feira (23).

O vereador Ivan Moraes (PSOL) lamentou os "tempos baixo astral" que vivemos afirmando que "uma política de segurança pública que se propõe a eliminar pessoas é uma política de extermínio e não de segurança pública, onde a intolerância é o mote principal". Por isso ele disse na tarde desta segunda-feira (23), na Câmara do Recife, que faz questão de participar das manifestações de diversidade, como a Parada de Dois Unidos, bairro periférico do Recife, com a participação de trabalhadores e trabalhadoras.

Documentos que ficaram guardados por mais de 30 anos nos arquivos da reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) comprovam que diversos estudantes daquela instituição, na década de 1980, eram vigiados pelo SNI (Serviço Nacional de Informação, atual Agência Brasileira de Inteligência, Abin). O anúncio foi feito pelo vereador João da Costa (PT), baseado em matéria publicada pelo site Marco Zero Conteúdo. “A documentação corresponde aos anos de 1980 a 1983, e eu fui um dos estudantes monitorados durante o período pelo regime militar. Faço este anúncio como um alerta, na esperança de que histórias semelhantes não mais se repitam com os estudantes”, disse o vereador, na reunião ordinária desta segunda-feira (23).