Notícias

Para celebrar a passagem do Dia Internacional de Direitos Humanos, a vereadora Michele Collins (PP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife, realizou uma reunião solene (10) para celebrar a data. Durante o evento a Academia Brasileira de Ciências Criminais (ABCCRIM) e diversas outras entidades que atuam na área de direitos humanos receberam homenagens. Treze pessoas foram agraciadas com um diploma de agradecimento por serviços prestados. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB).

Em reunião realizada nesta segunda-feira (10), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife concedeu um parecer positivo ao projeto de lei nº 177/2018, que visa tornar obrigatória a apresentação da carteira de vacinação de alunos da rede de ensino pública municipal no ato de matrícula. A matéria é de iniciativa da vereadora Ana Lúcia (PRB), que preside a comissão.

Os pareceres a cinco projetos de lei de autoria do Poder Executivo constaram na pauta de uma reunião da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife realizada nesta segunda-feira (10), na Casa de José Mariano. Todos os projetos foram aprovados – quatro deles com emendas. O debate foi conduzido pelo vereador Aerto Luna (PRP), presidente da comissão.

“Desde que subi a esta tribuna, minha vida se transformou.” Essas palavras foram parte de um discurso proferido pelo vereador Wanderson Florêncio (PSC), que se despediu da Casa de José Mariano na tarde desta segunda-feira (10). O parlamentar, que ocupa a partir de 2019 um mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco, relatou sua trajetória e lembrou ações realizadas por ele desde que assumiu, ainda como suplente, o cargo de vereador do Recife.

O vereador André Régis (PSDB) voltou a cobrar medidas de prevenção para as pontes da cidade, durante a reunião plenária desta segunda-feira (10). “Esse assunto foi trazido a esta Casa no início do ano, quando estávamos em reunião da Comissão de Obras. Discutimos o assuntos com o vereador Rodrigo Coutinho (SD) e repercutimos os estudos feitos pela Universidade Federal de Pernambuco”.

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) destacou alguns pontos do bairro da Torre, Zona Oeste do Recife, na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (10). Ele afirmou tratar-se de um local em que pauta ações e dedica bastante do seu tempo. O primeiro assunto foi a Ponte da Torre. “Recebi várias mensagens ao longo da semana com fotos e pedi para algumas pessoas verificarem a procedência das imagens”. Mas, segundo o parlamentar, a Prefeitura anunciou, sexta-feira passada, já ter enviado engenheiros para verificar a situação da ponte e que foi constatado que a estrutura não oferece riscos à população. Disse ainda que um edital será lançado no próximo trimestre para os serviços de manutenção.

A bancada feminina da Câmara do Recife, representada pela vereadora Michele Collins (PP) homenageou a vereadora Marília Arraes (PT), eleita deputada federal no último pleito. Ela disse que a homenagem é mais do que justificada por se tratar de uma mulher forte, guerreira. “Não se fala em Recife ou Pernambuco sem falar em Marília Arraes. Vamos sentir sua saída, mas levará o nome do Estado e do Recife para todo país”. Michele Collins disse na Câmara do Recife (10) que a bancada preparou uma pequena surpresa para que não se esqueça da cidade. A homenageada recebeu um buquê de flores.

Os problemas administrativos do Paço do Frevo preocupam o vereador Ivan Moraes (PSOL), que subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (10) para tratar do assunto. Em novembro deste ano, chegou ao fim o contrato da Prefeitura com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), organização social que geria o espaço cultural. Segundo o parlamentar, a situação tem prejudicado a manutenção do Paço e o atendimento ao público.

O vereador Renato Antunes (PSC) criticou na Câmara do Recife, nesta segunda-feira (10), a falta de planejamento para manutenção de equipamentos da cidade, a exemplo das pontes. Segundo ele, a população acordou e está demonstrando indignação nas redes sociais. “Manutenção preventiva ainda é o melhor negócio para inibir o desgaste natural em virtude do uso de equipamentos urbanos. É falta de planejamento e competência do poder público”.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) fez questão de repercutir na tribuna da Casa o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em todo o mundo. Também hoje (10) se celebra 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “O objetivo da comemoração do Dia Internacional e da Declaração é lembrar que é preciso proteger a dignidade das pessoas através dos direitos humanos declarados universalmente”.