Notícias

A importância da intensificação das campanhas de vacinação no Recife contra a gripe e covid-19 e o reforço na segurança dentro das unidades de emergência de saúde, foram dois assuntos abordados pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), na reunião Ordinária da Câmara do Recife, desta segunda-feira (29). Ele enfatizou que é um dos papéis do Poder Legislativo a cobrança por essas pautas que dizem respeito aos interesses da sociedade recifense.

O Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna e o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, celebrados anualmente no dia 28 de maio, ontem, foi tema de destaque do vereador Ivan Moraes (PSOL), na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária realizada nesta segunda-feira (29), ele chamou atenção para a importância da intensificação do atendimento de pré-natal às mães e a ampliação do acesso à informação sobre a gravidez de crianças e adolescentes.

O vereador Professor Mirinho (Solidariedade) criticou os 322 homicídios registrados no mês de abril deste ano, em Pernambuco, divulgados pela Secretaria de Defesa Social, e que representam “o pior resultado dos últimos 12 meses”, segundo o Jornal do Commercio, conforme mencionou o parlamentar. Como exemplo dos dados destacados, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (29), ele citou o triplo homicídio que aconteceu na última semana, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade.

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (29), para destacar dois requerimentos de sua autoria (5810/2023 e 5811/2023). A primeira proposição é dirigida à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para providenciar a execução dos serviços de limpeza de toda a extensão do canal, margens e recuperação das canaletas na rua Engenheiro Célio de Carli, no bairro de Dois Unidos. A segunda dirige indicação à Autarquia de Urbanização do Recife (URB) para providenciar o serviço de construção de muro de arrimo em toda a extensão na mesma localidade.

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu, nesta segunda-feira (29), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, uma visita que fez à comunidade Jardim Monteverde, localizada na região limítrofe entre Recife e Jaboatão dos Guararapes. Ela cobrou obras para contenção de uma barreira que oferece riscos aos moradores.

A vereadora Liana Cirne (PT) subiu à tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária desta segunda-feira (29) para lembrar a passagem de um ano do temporal de 28 de maio de 2022, quando fortes chuvas provocaram deslizamentos de barreiras e alagamentos na capital. Na ocasião, ela fez um apelo à Prefeitura por medidas que assegurem um inverno sem perdas de vidas humanas na capital. Segundo a parlamentar, é preciso investir em divulgação de rotas de fuga, sistemas de alarme, preparação dos abrigos e ações emergenciais.

Obras de infraestrutura para a comunidade do Bom Clima, na Guabiraba, Zona Norte do Recife, foram solicitadas através de dois requerimentos debatidos e aprovados pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (29). “Na Bom Clima moram mais de 500 famílias. Quando chove, as ruas alagam e ficam interditadas. As barreiras caem no meio da rua. A situação é grave. Tanto pela falta de segurança das pessoas, como também porque a comunidade inteira fica isolada. A entrada da comunidade fica interditada quando chove. As pessoas não passam”, disse.

O vereador Doduel Varela (PP) fez um apelo para que a Prefeitura do Recife, através da Secretaria da Saúde, autorize o retorno do funcionamento do Unidade de Saúde da Família(USF) Bongi-Boa Ideia, que está fechado há cerca de dois anos. “Essa unidade era muito útil aos moradores da localidade, pois tinha condições de atender até 10 mil pessoas por mês. Desde o fechamento, a assistência dessas pessoas foi transferida para a Upinha do Bongi”, disse o parlamentar, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (29).

O projeto de lei do Executivo (PLE) número 21/2023 foi analisado e aprovado pela Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal do Recife, durante reunião nesta sexta-feira (26). A proposta desafeta ruas e autoriza permuta por imóvel para construção de escola. Além do presidente do colegiado, vereador Felipe Francismar (PSB), também participou da reunião o vereador Gilberto Alves (Republicanos).

Criada em 2022 para socorrer o setor cultural dos efeitos socioeconômicos da pandemia da covid-19, a Lei Complementar nº 195/2022 – conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG) – foi alvo de uma reunião pública realizada pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (26), por solicitação do vereador Ivan Moraes (PSOL). Na ocasião, a Prefeitura do Recife apresentou o seu plano de trabalho para a implementação da norma, que prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões aos entes federativos – dentre eles a capital pernambucana, que deve receber R$ 13,31 milhões.