Notícias

O vereador Felipe Alecrim (Novo) debateu, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (23), o projeto de lei nº 248/2023, de autoria da vereadora Elaine Cristina (PSOL), que institui a “Semana Municipal de Conscientização Sobre o Abandono Paterno” no Calendário Oficial do Recife. O parlamentar também abordou o projeto de lei nº 288/2021, de sua autoria, que reconhece o trabalho voluntário como título para efeitos de pontuação em concursos públicos municipais.

O vereador Alcides Cardoso (PL) repercutiu, na tribuna da Casa de José Mariano, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (23), uma visita que fez juntamente com os demais parlamentares do bloco de oposição, à maternidade Barros Lima, localizada no bairro de Casa Amarela, Zona Norte da cidade.

Para elogiar as ações e obras que estão sendo executadas pela Prefeitura do Recife, o vereador Almir Fernando (PSB) disse que desconhece “outro prefeito que tenha feito tanto pela cidade” quanto João Campos. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (23), o parlamentar citou diversas áreas que estão sendo atendidas pela gestão.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu o requerimento número 3541/2024, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), dirigindo indicação ao prefeito João Campos para “realizar inspeção urgente e propor intervenções visando a readequação e modernização dos sistemas elétricos nas escolas municipais Novo Mangue, Cecília Meirelles, Creuza de Freitas, Guilherme Diniz, entre outras”. A discussão, que terminou com a aprovação do requerimento, foi realizada na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (23). Ana Lúcia também debateu outra proposição, durante a reunião, sobre o abandono paterno.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta terça-feira (23), para contestar a fala do líder da oposição, vereador Alcides Cardoso (PSDB), sobre denúncias à infraestrutura da Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela, Zona Norte. “Quero salientar que a função do vereador é exatamente essa: fiscalizar e legislar. Mas também é importante dizer que, muitas vezes, o bloco de oposição se une para fazer a fiscalização no período eleitoral”, disse Rinaldo Junior.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (23), o vereador Victor André Gomes (PV) discutiu requerimento de número 3.561/2024, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que pede a manutenção das ciclofaixas da Rua Dr. Fernando Alain, no Espinheiro, Zona Norte. Ele destacou a importância de debater, na Casa, a manutenção de ciclofaixas, tendo em vista que a bicicleta tem sido um dos principais modais usados no dia a dia pela população recifense.

Um dia depois da discussão sobre o projeto de lei (PLO) número 285/2023, de sua autoria, a vereadora Elaine Cristina (PSOL) colheu assinaturas no plenário, na reunião ordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (23), para apresentar um substitutivo à proposição, que permitirá trocar a palavra “maconha” por “cannabis”. A finalidade original da matéria, que já tinha tramitando e fora aprovado em duas comissões técnicas, institui o “Dia Municipal de Conscientização sobre o uso da Maconha Medicinal”, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife.

Os 60 anos de Arcebispado de Dom Helder Camara na Arquidiocese de Olinda e Recife e os 40 anos do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) foram exaltados numa reunião solene bastante prestigiada, no plenário da Casa de José Mariano, promovida pela vereadora Cida Pedrosa (PCDoB), na noite desta segunda-feira (22). “É o reconhecimento das contribuições inestimáveis de Dom Helder Pessoa Camara ao longo de sua vida e atuação como Arcebispo de Olinda e Recife, bem como o relevante papel do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC) na preservação de seu legado”, destacou a parlamentar. A vereadora Elaine Cristina (PSOL) presidiu o evento.

Os avanços da mobilidade humana no Recife foram tema do pronunciamento do vereador Victor André Gomes (PV), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (22). Ele disse que a “mobilidade humana não se restringe somente a trânsito. Pois quando a mobilidade é, de fato, humana, nós democratizamos o acesso à cidade e seus benefícios, como educação, saúde, moradia digna, trabalho e lazer, garantindo, assim, uma justiça social”.

Os lançamentos da Agenda Institucional do Sistema Comércio 2024 e da Agenda Estadual do Comércio de Bens, Serviços e Turismo 2024, que delineiam as prioridades e demandas do setor pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), foram exaltados pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), na tribuna. O assunto foi tema do discurso do parlamentar, realizado nesta segunda-feira (22), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.