Notícias

Eurico Freire repercute fala de Raul Jungmann sobre arrecadação

O vereador Eurico Freire (PV) contestou os números comparativos entre os quadrimestres apresentados semana passada pelo vereador Raul Jungmann (PPS), pelos quais a Prefeitura do Recife havia arrecadado menos que as de Salvador (BA) e Fortaleza (CE), além de ter deixado de executar boa parte dos gastos previstos.

Leia mais…

Comissão de segurança analisa oito projetos de lei

Na penúltima reunião que realiza neste período legislativo, a Comissão de Segurança da Câmara Municipal do Recife analisou oito projetos de lei, dos quais três foram aprovados e cinco, rejeitados. Outros dez, que também estavam na pauta, foram retirados para o próximo encontro do grupo de vereadores que ocorrerá às vésperas do recesso parlamentar. Participaram os vereadores Estéfano Menudo (PSB), presidente; Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Almir Fernando (PCdoB).

Leia mais…

Michele Collins registra Dia da Bíblia

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi lembrado pela vereadora Michele Collins (PP), durante Reunião Plenária de hoje, 4. De acordo com a vereadora, a data foi criada em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI.

Leia mais…

Almir Fernando parabeniza campeonato de futebol

A segunda edição do campeonato Recife Bom de Bola, que começou no último sábado e movimentou vários bairros da cidade, foi o tema do discurso do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta terça-feira, 21. “A Câmara Municipal do Recife é a maior apoiadora desse evento e nós vereadores defendemos que ele ainda tenha muitas edições”.

Leia mais…

Davi Muniz homenageia morador da Várzea

Por iniciativa do vereador Davi Muniz (PROS), uma escola que está em fase de construção no bairro da Várzea, ainda sem denominação oficial, vai se chamar Maurício Pedrosa. Ela fica localizada na Rua Deputado José Francisco de Melo Cavalcanti. “Ele foi um recifense que sempre tinha disposição de lutar pelos benefícios de sua comunidade, pensando nos mais necessitados. No momento em que se pranteia a saudade do seu desaparecimento, nada mais justo, que a Câmara Municipal do Recife aprove a propositura, não o deixando esquecido, mas lembrando do exemplo do ser humano que se preocupava com o seu próximo”, disse Davi Muniz.

Leia mais…

Michele Collins ressalta Projeto de Lei

O projeto de Lei 395/2013, que dispõe sobre a criação do Centro Dia, programa de atenção integral às pessoas idosas, foi tema do discurso em plenária da vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta quarta-feira, 28. “Essa é uma ação de atenção integral às pessoas idosas que, por suas carências familiares e funcionais, não podem ser atendidas em seus próprios domicílios ou por serviços comunitários”.

Leia mais…

Jungmann denuncia irregularidades em empresas de ônibus

O vereador Rual Jungamnn (PPS) denunciou a existência de uma milícia privada, mantida por duas empresas de ônibus que operam no Recife, na zona sul. Segundo ele relatou na tarde desta terça-feira 2, na Câmara do Recife, as pessoas que saem da praia são surpreendidas por vigilantes armados com cassetetes para “colocar ordem” nas filas para os coletivos. “Eles batem nas pessoas, no entanto, mas não tem autorização para usar armas. Os usuários não têm culpa da redução de até 60% da frota aos domingos”.

Leia mais…

Câmara recebe palestra sobre doação e transplante de medula óssea

Quem passou pela Câmara Municipal do Recife, na tarde de hoje, 8, pôde tirar todas as dúvidas sobre a doação e transplante de medula óssea, numa tenda instalada no pátio externo da Casa. Uma palestra foi realizada com o objetivo de esclarecer como funciona a medula óssea, quem pode ser doador e os locais de coletas regulares. A vereadora Vera Lopes (PPS) promoveu a ação educativa na Câmara. “Podem ser doadores de medula óssea pessoas entre 18 e 55 anos, que não tiveram câncer e não sejam portadores do vírus HIV. Precisamos levar a mensagem de que doar a medula é um ato de cidadania e de amor”, ressaltou a parlamentar.

Leia mais…

Menudo agradeçe à prefeitura pela Praça do Jacaré

O vereador Estéfano Menudo (PSB) parabenizou o prefeito da cidade do Recife, Geraldo Julio, pelos serviços de requalificação na Praça do Jacaré, no bairro da Mustardinha. Na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira, 14, o parlamentar elogiou o trabalho executado que devolveu à comunidade o espaço de lazer. “A praça estava ocupada por animais, cheia de entulhos, lixo e muito mau cheiro. A realidade agora é outra e eu não poderia deixar de agradecer o que foi feito”.

Leia mais…

Audiência Pública celebra Dia Internacional da Parteira

“A prática da parteira não está esquecida e não vai morrer nunca. Defendo de carteirinha essas mulheres. Na minha segunda gestação tive a honra e oportunidade de vivenciar um parto nas mãos de uma parteira. E os nossos filhos vão continuar a nascer pelas mãos dessas grandes mulheres”. Essas foram as palavras iniciais da vereadora Isabella de Roldão (PDT) na abertura da Audiência Pública no Plenarinho hoje (2), promovida pela parlamentar, para celebrar o Dia Internacional das Parteiras, comemorado no dia 5 de maio.

Leia mais…

Aline lamenta morte de presidente do PSDB

A vereadora Aline Mariano (PSDB), lamentou a morte do presidente do partido, deputado federal Sérgio Guerra, ocorrido semana passada em São Paulo, vítima de câncer no pulmão. Emocionada com o desaparecimento do líder do PSDB, ela prestou homenagem ao “amigo e presidente do partido”.

Leia mais…

Vereador propõe em projeto de lei cotas para negros em concursos públicos no Recife

O vereador Vicente André Gomes (PSB), apresenta projeto de lei que destina vinte por cento das vagas para negros e afrodescendentes em concursos e empregos públicos no Recife. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera como negro ou afrodescendente pessoas que declararem pretos, pardos ou denominação equivalente. O projeto foi apresentado em plenária e enviado para as comissões de Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento; Defesa dos Direitos Humanos e Política da Juventude e está aguardando análise para emissão dos pareceres.

Leia mais…

Maestro Jorge Alberto Costa é Cidadão do Recife

Uma vida dedicada à música como inclusão social. Aos 47 anos de idade, sendo que 33 deles tendo como principal tarefa o ensino a crianças e jovens da Região Metropolitana, o maestro Jorge Alberto da Silva Costa recebeu na manhã desta quinta-feira, 31, o Título de Cidadão do Recife. A reunião solene, proposta pelo vereador Jurandir Liberal (PT), foi aberta com a execução do hino nacional cantado por dezenas de crianças e adolescentes de cinco corais de escolas do Recife e do município de Araçoiaba.

Leia mais…

Maguari comenta inauguração de mais uma creche-escola

Uma creche-escola com cinco salas de aula, berçário, biblioteca e laboratório de informática inaugurada hoje (20) pela prefeitura do Recife ,na comunidade do Iraque , foi o tema do discurso do vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB), na tarde desta segunda-feira, 20. No local serão atendidas 125 crianças de zero a cinco anos de idade. “A comunidade do Iraque estava precisando de um local de qualidade para deixar seus filhos. Eles agora poderão trabalhar tranquilos e assim aumentar a renda familiar. Essa é mais um conquista para os recifenses.”

Leia mais…

Aimée Carvalho comenta ação sobre aborto

Uma ação apresentada ao Supremo Tribunal Federal pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) pede que se dê interpretação conforme a Constituição da República aos artigos do Código Penal que tratam das hipóteses de interrupção da gravidez para os casos de infecção por Zika Vírus. A matéria, que tem a relatoria da ministra Cármen Lúcia, foi discutida na Câmara pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) na manhã desta segunda-feira, 12. “Em documento entregue ao STF, o Senado brasileiro já se posicionou contra a liberação do aborto para mulheres grávidas infectadas pelo vírus. Permitir a interrupção da gestação nesses casos abre as portas para a seleção dos melhores indivíduos e o descarte dos que possuem características não desejadas, como afirmaram os advogados do Senado. Não podemos retroceder”, defendeu.

Leia mais…

Osmar Ricardo debate projetos do Executivo

Dois projetos do Executivo que entrarão em votação hoje,30, chamaram a atenção do vereador Osmar Ricardo (PT). A primeira proposta é o projeto 27/2015 que dispõe sobre a transformação e o redimensionamento dos cargos públicos municipais. “Acho que vários servidores serão prejudicados”, disse o parlamentar.

Leia mais…

Câmara aprova verbas para novas secretarias

As Secretarias de Enfrentamento ao Crack e a de Desenvolvimento e Empreendedorismo tiveram por meio de projetos do Executivo a aprovação de transferência de verbas. A Câmara do Recife aprovou os projetos 11 e 12 de 2015, ambos concedendo verbas para execução de programas. Para a Secretaria de Enfrentamento ao Crack foi aprovada verba de R$ 12,2 milhões e a de Desenvolvimento e Empreendedorismo, que fazia parte da Secretaria de Planejamento, recebeu cerca de R$ 31,6 milhões. A concessão dessas verbas recebeu elogios e críticas dos parlamentares, mas os projetos foram aprovados e já seguiram para sanção do governo.

Leia mais…

Almir Fernando ressalta reintegração de posse no bairro do Passarinho

Diante da decisão do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de se posicionar a favor das 25 mil famílias no bairro do Passarinho, que estariam obrigadas a sair de um terreno de 33 mil hectares, o vereador Almir Fernando (PCdoB) dirigiu-se à tribuna para debater o assunto. O processo judicial para reintegração de posse do terreno de 33 hectares foi instaurado em 2007 e, no ano passado, a 12ª Vara Cível da Capital expediu mandado de reintegração em favor de uma empresa de pré-moldados.

Leia mais…

Promotor recebe medalha José Mariano

O promotor de justiça Marcellus Ugiette recebeu das mãos do vereador Estéfano Menudo (PSB) a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda da Casa. o vereador disse que "hoje é um dia muito especial porque, além de ser minha primeira homenagem na Câmara do Recife, a pessoa agraciada é especialmente merecedora". O vereador citou Liberato Costa Júnior, ex-vereador por décadas, que o aconselhou a somente outorgar a Medalha a quem de fato a merecesse por ter sido José Mariano um libertário. Menudo seguiu à risca o ensinamento do mestre e só agora, com sete anos de legislatura, homenageou alguém com a comenda.

Leia mais…

Luiz Eustáquio fala sobre a semana da cultura evangélica

A Semana da Cultura Evangélica é comemorada entre os dias 6 e 12 de dezembro. Durante esse período serão realizadas manifestações artísticas e culturais, debates e reflexões, simpósio, palestras em instituições de ensino, apresentações artísticas em praças públicas, além de outras atividades. O vereador Luiz Eustáquio é autor da Lei, número 17.597/2009, que institui as comemorações no calendário oficial do Recife. “Essa semana fortalece a realização de eventos nesse segmento para que a sociedade possa conhecer a comunidade evangélica”.

Leia mais…