A melhoria do abastecimento de água nas comunidades da Zona Norte do Recife foi enaltecido pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), lembrando que ainda não era ideal, mas já era um alívio para os milhares de moradores daqueles bairros. Ele disse na reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (28), por videoconferência, que a melhoria era bem vinda. Ao mesmo tempo reivindicou ao Grande Recife Consórcio de Transporte a retomada de linha de ônibus, e de linhas alimentadoras suprimidas de diversas comunidades, também na Zona Norte.
Fruto de emendas parlamentares indicadas pelo deputado federal Danilo Cabral e do trabalho da Prefeitura do Recife, a Vila Santa Luzia recebeu obras necessárias e embelezadoras para a comunidade. E por isso mereceu agradecimentos do vereador Aderaldo Pinto (PSB), que relatou na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, na manhã desta terça-feira (28), que algumas ruas receberam melhorias, bem como a praça Gregório Bezerra, próxima à Upinha da Vila.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) denunciou que o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano não está atendendo a contento os moradores da Zona Norte da cidade e acusou a Empresa Caxangá de ter reduzido o número de ônibus, motoristas e fiscais, que atendiam aquela região. “Falo, sobretudo, em nome da comunidade do Córrego José Grande, que é servido por apenas um ônibus. O carro demora a passar e assim mesmo só anda lotado. Faço um apelo para que o Consórcio melhore esse atendimento, pois a precariedade termina provocando aglomerações nos terminais neste momento de pandemia de covid-19”, disse, na reunião realizada na manhã desta terça-feira (28), de forma remota, por videoconferência.
Campanhas educativas massivas para transformar alunos da rede municipal em multiplicadores de conhecimento em suas famílias e comunidade, no combate ao coronavírus, enquanto não há uma vacina eficaz e segura, foi a proposta feita pelo vereador Augusto Carreras (PSB), na manhã desta terça-feira (28), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência. Ele conclamou as Secretarias de Educação e de Saúde a trabalharem juntas e de forma integrada no pós-pandemia.
O vereador Renato Antunes (PSC) criticou a Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife que, segundo ele, emitiu uma instrução normativa sobre o funcionamento das escolas públicas municipais somente 130 dias depois da paralisação das aulas em decorrência da pandemia de covid-19. “Eu não entendi porque essas normas foram publicadas após tantos dias sem aula. Imagino como deve ter ficado a cabeça dos gestores, dos professores, alunos e pais, sem saber como deviam proceder durante esse período”, afirmou, na reunião da Câmara Municipal realizada na manhã desta terça-feira (28), de forma remota, por videoconferência.
“Precisamos de uma data base, de um norte”. Com essas palavras, o vereador Romerinho Jatobá (PSB) expressou as preocupações do setor de eventos do Estado no contexto da pandemia de covid-19. Segundo o parlamentar, as empresas e profissionais da área prepararam um protocolo de saúde e aguardam uma sinalização do poder público para programar sua retomada. Ele abordou o assunto durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, na manhã desta terça-feira (28).
O aniversário da morte do jornalista, poeta e escritor Édson Régis, vítima de um atentado terrorista, no aeroporto dos Guararapes, há 54 anos, levou o vereador André Régis (PSDB) a recordar o fato, nesta segunda-feira (27), e lamentar que uma placa tenha sido retirada do aeroporto, em homenagem às vítimas do atentado. Ele lembrou, durante a reunião ordinária na Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, que Édson Régis tinha sido designado pelo governo para recepcionar o Marechal Costa e Silva e uma bomba explodiu no local, atingindo-o. “Foi colocada uma placa em memória das vítimas repudiando todo e qualquer ataque terrorista. E a placa ficou até o ano de 2003. Desapareceu, nunca foi recolocada e não se sabe onde a placa foi parar”.
O vereador Renato Antunes (PSC) afirmou que a Prefeitura do Recife tem feito pouco, em sua opinião, para conter a pandemia de covid-19 e “quando o bicho pegou, jogou a culpa dos problemas para o Governo Federal”. Na reunião ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (27), de forma remota, por videoconferência, o parlamentar afirmou que a gestão municipal vem fazendo “política com o vírus” e investe em propaganda positiva.
A vereadora Michele Collins (PP) debateu o requerimento de número 4075/2020, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, para que ele determine a não realização do carnaval de 2021, previsto para ocorrer entre 13 e 16 de fevereiro, em decorrência do novo coronavírus. “Quero deixar claro que o meu objetivo é uma questão de saúde pública, mas não estou pedindo a suspensão do carnaval para todo o ano de 2021. Se as pesquisas demonstrarem, no futuro, que há vacina suficiente para garantir a imunização, a festa pode ser realizada em outro momento”, disse, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27), de forma remota, por videoconferência. O requerimento, no entanto, recebeu pedido de vistas por parte da vereadora Aline Mariano (PP) que quer discutir a possibilidade de adiamento da festa, em vez de o carnaval ser suspenso.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez críticas ao site Portal da Transparência da Prefeitura do Recife que, segundo ele, não é adequado e nem mostra de forma simplificada as despesas que foram feitas com obras e ações para combater a pandemia de covid-19 no município. “Por isso, o nosso mandato está distribuindo mais uma nota técnica, que é a de número quatro, apontando essa incongruência em seus empenhos. São críticas objetivas, embasadas, reais, que mostram os equívocos do portal. Para o cidadão comum, o site não é fácil de se navegar e nem coloca as informações de forma objetiva. Isso prejudica a compreensão do povo. Às vezes, até um especialista, que tem familiaridade com essa linguagem, não consegue as informações”, disse, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (27), de forma remota, por videoconferência.