2020

A Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (22) uma reunião solene virtual para marcar o encerramento do Período Legislativo. Na ocasião, os líderes de cada partido com representação na Casa tiveram a oportunidade de fazer seu pronunciamento comemorativo. Pelo Partido Progressista (PP), a vereadora Michele Collins falou sobre os desafios do período e teceu agradecimentos a todos que a acompanharam nesse período.

Na reunião solene de Encerramento do Período Legislativo, realizada na manhã desta terça-feira (22), o vereador Jairo Britto (PT) fez um discurso de agradecimentos. “Quero agradecer a todos os colegas com quem compartilhei o mandato, às vezes com divergências, mas defendendo nossos objetivos; agradeço também ao presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), que soube conduzir os trabalhos em defesa desta Casa durante sua gestão; da mesma forma, ao primeiro secretário Romerinho Jatobá (PSB); e finalmente a toda a Comissão Executiva e a Mesa Diretora”, disse. A reunião ocorreu por videoconferência.

“O Recife agradece aos dois por todas as suas grandes contribuições. Tenho a honra de ter sido o proponente dessas duas Medalhas de Mérito aprovadas por unanimidade”. Assim destacou o vereador André Régis (PSDB), durante a reunião solene para entrega de Medalha de Mérito José Mariano, aos homenageados Pedro Schwambach e Carlos da Costa Pinto Neves Filho. O evento foi realizado virtualmente, na tarde desta segunda-feira (21) e conduzido pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB).

Contrário à votação do requerimento número 7838/2020, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), solicitando a realização de reuniões extraordinárias no período de 23 a 30 de dezembro deste ano, para votação de projetos de lei do Executivo (PLE), o vereador Ivan Moraes (PSOL) solicitou, durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (21), por videoconferência, que fosse retirado de pauta para que, segundo ele, não se incorresse em ilegalidade.

“Vencedor é aquele que, mesmo no abismo, nunca perde a fé”. Com essas palavras, a vereadora Aline Mariano (PP) proferiu um discurso de despedida da Câmara do Recife nesta segunda-feira (21), durante a última reunião Ordinária deste ano. Na ocasião, a parlamentar recebeu, da tribuna virtual, os agradecimentos e votos dos colegas da Casa.

Um pedido de realização de reuniões Extraordinárias para votar projetos de lei do Executivo foi motivo de debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (21). De autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), o requerimento nº 7838/2020 foi aprovado – não sem antes receber críticas de diversos parlamentares. Um deles foi a vereadora Aline Mariano (PP), que se posicionou sobre o assunto na tribuna virtual.

Durante a segunda discussão do projeto de lei do Executivo número 19/2020, que altera o artigo 1° da Lei Municipal nº 18.692, o vereador Renato Antunes (PSC) fez questão de discutir a matéria, nesta segunda-feira (21), por meio de reunião Ordinária transmitida por videoconferência. A proposição autoriza contratar operação de crédito, por meio da linha de financiamento, destinados à aquisição de bens, serviços e insumos para a saúde, inclusive para o combate ao coronavírus, além de diversas outras áreas.

No último dia 2, a ministra Ana Arraes foi eleita por unanimidade ao cargo de Presidente do Tribunal de Contas da União(TCU) e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) formulou voto de aplauso e congratulações à ex-deputada federal. A posse ocorreu no dia 10. O assunto foi tema do pronunciamento da parlamentar, na manhã desta segunda-feira (21), durante reunião Ordinária da Câmara, por meio de videoconferência.

Após um amplo processo de debates com setores da sociedade, com técnicos dos governos estadual e municipal, segmentos empresariais e acadêmicos, além de dezenas de reuniões temáticas, audiências públicas e discussões de 530 propostas através de emendas de 18 vereadores, a Câmara Municipal do Recife aprovou em segunda votação o projeto de lei do Executivo número 28/2018. É ele quem estabelece a revisão do Plano Diretor do Recife, definindo as diretrizes e instrumentos urbanísticos necessários para o desenvolvimento do município de maneira planejada e equilibrada. A aprovação definitiva da matéria legislativa ocorreu durante reunião Ordinária, por videoconferência, realizada na manhã desta segunda-feira (21) e agora o projeto de lei segue para sanção do prefeito Geraldo Julio.

A inclusão do ramo da gastronomia no edital do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), da Secretaria Municipal da Cultura do Recife, que está com inscrições abertas, foi solicitada pela vereadora Michele Collins (PP) durante reunião Extraordinária realizada por videoconferência na tarde desta terça-feira (21). “Encaminharei um ofício à secretária Leda Alves, com data de hoje, fazendo um apelo para que a gastronomia seja contemplada como uma das áreas produtoras de cultura e, portanto, possa usar os recursos previstos no projeto”, afirmou a vereadora.