2020

No dia do Porteiro, criado pela lei municipal 18.350/2017, o vereador Rinaldo Junior (PSB), autor da proposta, aproveitou para saudar esses profissionais, que estão também na linha de frente, especialmente nesse momento de pandemia. Ele parabenizou os profissionais do ramo, na manhã desta terça-feira (9), durante reunião ordinária, da Câmara do Recife, por meio de videoconferência. O Dia Municipal do Porteiro é comemorado na data de 9 de junho.

Em meio a debates sobre os gastos da Prefeitura do Recife com rubricas como publicidade institucional em meio à pandemia de covid-19 na capital, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) discursou durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal, nesta terça-feira (9), para tecer comentários sobre as ações da gestão. Presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, ele elogiou os esforços do Executivo municipal.

Um projeto que faz três modificações na lei do Sistema Municipal de Táxi foi aprovado nesta terça-feira (9), em primeira discussão, pela Câmara do Recife. Antes da votação, o autor do projeto de lei nº 68/ 2020, o vereador Aerto Luna (PSB), defendeu a matéria perante os colegas. Dentre as alterações que o texto busca promover, está o aumento da idade máxima dos veículos da frota – que deve passar de cinco para nove anos.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) trouxe informações da gestão municipal referentes ao combate ao novo coronavírus e fez questão de repercuti-las durante reunião ordinária da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (9), por meio de videoconferência. “Nesta manhã, a Prefeitura anunciou a chegada de mais 30 respiradores, e isso mostra que o Recife está no caminho certo”, ressaltou o parlamentar.

O vereador Fred Ferreira (PSC) discutiu requerimento nº 2444/ 2020, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que dirige apelo ao governador do Estado, no sentido de planejar a reabertura das instituições religiosas após a vigência do decreto que intensificou as medidas restritivas no combate ao novo coronavírus. A proposição obteve amplo debate durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, na tarde desta terça-feira (9), e contou com diversos apartes dos parlamentares.

O vereador Chico Kiko (PP) repercutiu, durante reunião ordinária da Câmara do Recife realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (9), conversa com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Guilherme Calheiros. Na ocasião, segundo o parlamentar, foi abordada a questão da reabertura das academias de ginástica. “Fiquei muito feliz com a repercussão e destaque na mídia sobre o retorno das academias. São ambientes bem mais higienizados do que supermercados, lojas e salões de beleza, por exemplo. Fazer exercícios reduz a taxa de obesidade e sedentarismo, fatores que têm influenciado na quantidade de óbitos por covid-19”.

O vereador Renato Antunes (PSC) fez veemente cobrança de transparência nos gastos da Prefeitura do Recife. Ele disse na manhã desta terça-feira (9), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que os gastos não estão explicados de forma conveniente e que surgem inúmeras denúncias com indícios de corrupção. Citou cerca de R$ 3 milhões gastos com propaganda institucional, "sem educar as pessoas" e que "compara Recife a outras cidades como Fortaleza, Manaus, Itália, explorando a dor alheia".

Com autoria compartilhada pelos vereadores Ana Lúcia (Republicanos) e Ivan Moraes (PSOL), a Frente Parlamentar da Primeira Infância foi instituída no âmbito da Câmara Municipal do Recife na reunião ordinária realizada nesta terça-feira (9), de forma remota, por videoconferência. A primeira discussão foi realizada hoje, quando foi aprovada, e o Projeto de Resolução 05/2020, que cria o colegiado, voltará a ser analisado num segundo momento. “Está provado que esta fase da vida, de zero a seis anos, a primeira infância, é a mais importante da vida de uma pessoa, pois é quando ocorre o desenvolvimento cerebral. E é necessário haver políticas públicas que atendam às necessidades das crianças para que no futuro haja adultos conscientes de sua cidadania”, disse a vereadora. Já o vereador Ivan Moraes afirmou que este momento de pandemia do novo coronavírus amplifica ainda mais a importância da criação dessa Frente, que dará visibilidade às necessidades das crianças recifenses.

O vereador Benjamim da Saúde (PSB) solicitou mais uma vez que os servidores da saúde recebam adicional de insalubridade. Ele disse na manhã desta terça-feira (9), na reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, que esses profissionais estão na linha de frente no combate à covid-19. Segundo ele, o adicional de risco com grau mínimo é de 10%, de grau médio 20%, e elevado chega a 40% do salário mínimo regional. “Pelo menos os servidores concursados precisam receber esse adicional”.

Através do requerimento 2444/2020, a vereadora Michele Collins (PP) sugere ao Governo do Estado que planeje e divulgue calendário com datas de reabertura de instituições religiosas. Ela defendeu o requerimento de autoria dela, na manhã desta terça-feira (9), durante reunião ordinária da Câmara do Recife. “Meu pedido tem por base outros estados que fizeram a reabertura planejada e segura. Os líderes religiosos são responsáveis e sabem os riscos do momento que passamos. Mas se outros setores podem reabrir, temos de considerar as igrejas”.