2020

Ao apresentar uma relação de 16 requerimentos que indicam ao secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, a realização de reformas estruturais nos prédios onde funcionam escolas e creches da rede municipal, o vereador André Régis (PSDB) disse que esses são os últimos do trabalho que o seu mandato realiza e que gerou a plataforma “Raio-X das Escolas”. Ele garantiu que em sete anos e meio, referentes a dois mandatos como vereador, mais de 2 mil requerimentos com a mesma intenção de obter melhorias para a rede pública municipal foram apresentados por ele e aprovados pelo plenário da Câmara Municipal do Recife. “São ações paliativas, mas não significativas, para atender aos gestores. Não resolvem o problema da rede pública como um todo. Quero acrescentar que a rede atual, como está, é insustentável e não vai garantir dignidade para os alunos”, afirmou na reunião ordinária realizada nesta terça-feira (9), de forma remota, por videoconferência.

A redução do número de ônibus em linhas que atendem a Zona Norte do Recife foi criticada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta terça-feira (9), durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal. Segundo o parlamentar, a oferta menor de veículos pela empresa Caxangá promove aglomerações no transporte – o que colocaria trabalhadores e passageiros sob o risco de infecção por covid-19.

“Recife Seguro”. Esse é o nome de um selo de certificação proposto pelo vereador Renato Antunes (PSC), por meio do projeto de lei nº 98/2020, para indicar os estabelecimentos da capital que atendam aos procedimentos de higienização adequados à proteção contra o contágio da covid-19. O assunto foi abordado pelo parlamentar nesta terça-feira (9), durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife.

O vereador Augusto Carreras (PSB) lembrou que hoje, 9 de junho, comemora-se o Dia Nacional da Imunização, mas lamentou que no ano passado o Brasil não atingiu a meta de cobertura vacinal em crianças. “É indiscutível que temos que ter a preocupação com uma vacina que venha a combater o novo coronavírus, mas não devemos esquecer as demais doenças, sob pena de não virmos a sobrecarregar o nosso sistema de saúde futuramente”, disse, na reunião ordinária realizada nesta terça-feira (9), de forma remota, por videoconferência.

Na tarde desta segunda-feira (8), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife aprovou parecer ao projeto de lei nº 68/ 2020, que fixa normas para a exploração do sistema municipal de táxi da cidade. O colegiado concedeu, ainda, parecer favorável a outros três projetos analisados e outros dois tiveram pedido de vistas. O encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão, vereador Gilberto Alves (Republicanos) e contou com a participação de Aerto Luna (PSB); Davi Muniz (PSB); Rodrigo Coutinho (SD); Junior Bocão (Cidadania); Jairo Britto (PT) e Jayme Asfora (Cidadania).

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PP) disse que, em alguns momentos, as pessoas podem se expressar mal diante de determinadas situações, muitas vezes levadas pela emoção. Pontou que nestes casos pedir desculpas é profundamente importante para possibilitar um novo diálogo. “Em uma reunião realizada semana passada, eu não me expressei corretamente”, disse o parlamentar, durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (8), transmitida por videoconferência.

Preocupado com possíveis casos de dengue, zika e chikungunya ocorrerem simultaneamente aos do coronavírus, o vereador Benjamim da Saúde (PSB) sugeriu, na tarde desta segunda-feira (8), que a Prefeitura realizasse a nomeação dos 53 agentes de endemia. Segundo o parlamentar, os profissionais podem ajudar a população, principalmente em tempos de pandemia. “Os sintomas do coronavírus e dengue são semelhantes. E os 53 concursados irão ajudar muitas pessoas levando informações. Esses agentes já estão aptos a trabalhar”.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) informou que esteve com o sindicato da categoria dos agentes de saúde e com os secretários de Governo e de Saúde da Prefeitura do Recife, por entender que a contratação dos agentes de endemias concursados, seja da maior importância, considerando esse momento da pandemia. Ele disse na manhã desta segunda-feira (8), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, que houve receptividade da gestão.

Nesta segunda-feira (8), durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, o vereador André Régis (PSDB) se mostrou insatisfeito com a postura da Prefeitura em relação a supostos problemas na compra de 500 respiradores médicos para o tratamento da covid-19 na capital. Os contratos assinados com uma empresa de São Paulo, de R$ 11,5 milhões, foram alvo de uma representação do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) no Tribunal de Contas do Estado (TCE) no dia 21 de maio. Segundo André Régis, a Prefeitura ainda não deu as explicações devidas sobre o caso.

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) anunciou que a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife vai realizar reunião nesta terça-feira, às 16h, para ouvir o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), Gildo Vilaça, sobre os efeitos da crise econômica causado pela pandemia da covid-19. “Essa reunião está dentro da nossa previsão de escuta de diversos setores da sociedade para saber como estão sendo impactados pela crise. A Ademi é um importante segmento da construção civil, por sua vez, um dos mais afetados em Pernambuco”, afirmou, na reunião extraordinária da Câmara realizada nesta segunda-feira (8), de forma remota, por videoconferência.