O debate sobre um possível adiamento das eleições previstas para quatro de outubro e a destinação de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) foram temas de discurso da vereadora Aline Mariano (PP) na reunião realizada nesta segunda-feira (15), de forma remota, por videoconferência. Ela defende que haja o adiamento do pleito e o consequente uso do fundo eleitoral para ações de combate ao coronavírus. “Por isso, quero convocar todos os vereadores desta Casa Legislativa para formatarmos um movimento em defesa desse adiamento. Vamos formar, através desta Câmara, uma frente para pressionarmos o Congresso Nacional. Pernambuco e o Recife sempre foram protagonistas em lutas importantes e iremos fazer prevalecer esta, que se traduz como a defesa da democracia”, disse.
O debate a respeito do adiamento das eleições municipais previstas para outubro deste ano foi parte das discussões da reunião ordinária da Câmara do Recife nesta segunda-feira (25). No grande expediente, o vereador André Régis (PSDB) proferiu um discurso abordando as possibilidades em vista para a promoção do pleito – cuja realização deve ser comprometida pela pandemia de covid-19. No pronunciamento, o parlamentar defendeu o adiamento para 2022 e a unificação do calendário eleitoral brasileiro.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) lembrou o número de mortos pela covid-19, indicando por isso a necessidade de testagem em massa para que o poder público tenha condições de mapear doentes no início e, assim, iniciar o tratamento precocemente. Ele defendeu, na reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (25), que o isolamento social é da maior importância, mas que sozinho não surtirá o efeito desejado, pois apenas retarda a contaminação e dá tempo para o surgimento de medicamento ou vacina.
Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de emenda à Lei Orgânica nº 85/ 2020, de autoria da Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife, que cancela o período de recesso parlamentar de julho deste ano. A segunda votação da matéria ocorreu na manhã desta segunda-feira (25), em reunião ordinária da Casa de José Mariano, realizada por videoconferência. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), os parlamentares compreenderam a necessidade de não interromper os trabalhos num momento de pandemia de covid-19.
A vereadora Michele Collins (PP) já havia sugerido e reforçou o pedido para que os Postos de Saúde da Família (PSF) mudem o protocolo e comecem a aplicar o tratamento precoce da covid-19. Lembrou que outros países adotaram esse protocolo, como a Espanha e a Índia, e apresentaram índices mais baixos de mortalidade pelo vírus. Ela disse na manhã desta segunda-feira (25), na reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, que cada dia que passa é maior a constatação da necessidade de que o tratamento comece precocemente, com distribuição dos kits com medicamentos, impedindo que as pessoas venham a ser internadas.
O vereador Hélio Guabiraba (PSB) fez a defesa de dois requerimentos, de sua autoria, que foram aprovados na reunião ordinária, realizada de forma remota, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (25). Um deles dirige apelo ao governador Paulo Câmara no sentido de incluir, no decreto estadual número 48.834, de 20 de março de 2020, as óticas entre os serviços que podem funcionar durante a pandemia da covid-19. O outro, pede ao prefeito Geraldo Julio que antecipe os próximos feriados municipais em razão da pandemia. “Ainda hoje irei procurar os gabinetes do governador e do prefeito para levar esses pleitos e apelar para a sensibilidade dessas autoridades”, disse.
Instalar, na Câmara do Recife, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar fake news sobre a pandemia de covid-19 e contra vereadores da Casa. A proposta é da vereadora Aline Mariano (PP) e foi tema de um discurso da parlamentar nesta segunda-feira (25). Durante a reunião ordinária da Câmara, realizada por meio de videoconferência, ela disse que já trabalha no texto do requerimento da CPI e espera contar com o apoio dos colegas para a sua instalação.
Diante das novas medidas de restrição à circulação de pessoas em Pernambuco estabelecidas pelo governo do Estado para conter o novo coronavírus, a vereadora Goretti Queiroz (PSB) destacou a preocupação com a questão dos animais abandonados, que vivem nas ruas do Recife, que eram alimentados por pessoas que circulavam ou trabalhavam em restaurantes. Por isso, abordou a resposta que recebeu do governo do Estado incluindo como essencial, a assistência social aos animais. O tema foi apresentado durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada por meio de videoconferência, nesta segunda-feira (25).
O falecimento de dois professores da Faculdade de Direito do Recife (FDR) motivou um discurso do vereador André Régis (PSDB) nesta segunda-feira (25). Octávio Lôbo e Anamaria Campos Torres foram homenageados pelo parlamentar durante a reunião ordinária, realizada por meio de videoconferência. André Régis, além de vereador, é ex-aluno da FDR e professor da Universidade Federal de Pernambuco, à qual a Faculdade é vinculada.
O vereador Renato Antunes (PSC) se solidarizou com o procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas (MPCO) que, segundo ele, vem sofrendo ataques porque apurou possíveis irregularidades na venda de 500 respiradores, para a Prefeitura do Recife, por parte da microempresária Juvanete Barreto Freire. “O procurador realizou um trabalho de investigação competente visando a apuração dos fatos. Ele foi a fundo no seu trabalho”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara do Recife, desta segunda-feira (25), ocorrida de forma remota, por videoconferência.