2020

O vereador André Régis (PSDB) fez discurso em desagravo à deputada estadual Priscila Krause que foi criticada após realizar, através do seu gabinete, um levantamento das despesas emergenciais (sem licitação) que a Prefeitura do Recife realizou para o plano de contingência de enfrentamento à covid-19. “As críticas foram agressivas e atingiram não somente a deputada como também todos o parlamento, cuja função é fiscalizar os gastos públicos”, afirmou o vereador, na reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (18), de forma remota, através de videoconferência.

Em discurso realizado no Pequeno Expediente da reunião ordinária da Câmara Municipal, o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou de três temas que considerou fundamentais para hoje (18): Ele registrou, na reunião ordinária realizada de forma remota, por videoconferência, que ingressou na campanha para que as provas do Enem previstas para este ano sejam suspensas; pediu o reforço do Movimento Fora Bolsonaro e reclamou do que chamou de pouca transparência na prestação de contas da Prefeitura do Recife com as despesas realizadas para o enfrentamento da covid-19.

Os gastos da Prefeitura do Recife com o enfrentamento da covid-19 na capital motivaram um discurso proferido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (18). Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada por meio de videoconferência, o parlamentar fez um alerta relativo à falta de transparência ao montante que pode ser utilizado no combate à pandemia por meio de dispensa de licitação.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) ressaltou a importância do projeto de lei 82/2020 que pretende realizar testagem em massa da população do Recife que apresentar sintomas da covid-19, principalmente os grupos de maior risco, além dos profissionais de saúde, mesmo que não estejam em estado grave de saúde. A proposição, de sua autoria, está tramitando nas Comissões da Casa e foi destacada durante a reunião ordinária, transmitida por videoconferência, na tarde desta segunda-feira (18).

A vereadora Michele Collins (PP) sugeriu que o protocolo de tratamento dos infectados por coronavírus seja modificado, a exemplo de algumas experiências como a da Espanha, implantada por uma médica brasileira. A sugestão foi feita durante reunião ordinária na Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (18), por videoconferência. Disse que baseou a solicitação em relatos de médicos que tem chegado até ao gabinete dela. Por isso, acha que a rede de Postos de Saúde da Família (PSF), pode distribuir remédios e fazer a triagem dos pacientes, diminuindo a superlotação dos hospitais.

Defender quatro requerimentos de sua autoria relativos à pandemia provocada pelo novo coronavírus e as regras para o seu enfrentamento. Foi com esse objetivo que a vereadora Michele Collins (PP) se pronunciou nesta segunda-feira (18), durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência. Todas as proposições foram aprovadas pelos parlamentares.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB), embora reconhecendo a efetividades das medidas do decreto do governo do Estado de enrijecimento do isolamento, conhecido como lockdown, pediu para que o decreto seja ampliado para que religiosos possam circular sem fazer parte do rodízio de veículos. Ele informou na manhã desta segunda-feira (18), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que pode constatar no final de semana a dificuldade desses grupos em prestar atendimento aos necessitados. Segundo ele, o decreto não informa sobre a placa dos carros, apenas sobre serem uma categoria essencial.

Para homenagear o médico cardiologista Ênio Cantarelli, falecido no dia 1º deste mês, o vereador Jayme Asfora (Cidadania) está entrando com um requerimento, ainda sem número, dando novo nome ao Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), idealizado por ele. Pela proposta defendida na manhã desta segunda-feira (18), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, o hospital passará a se chamar Procape Ênio Cantarelli.

Na manhã desta segunda-feira (18), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, por meio de videoconferência, a vereadora Michele Collins (PP) solicitou a discussão de seis requerimentos de sua autoria, que concedem votos de aplauso e congratulações para entidades que têm prestado serviços na área social neste momento de pandemia, bem como para empresas que idealizaram a iniciativa "Empresários por Pernambuco".

Durante pronunciamento realizado na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, por meio de videoconferência, nesta segunda-feira (18), a vereadora Aline Mariano (PP) destacou dois assuntos sobre o tema educação. O primeiro citado foi um projeto de lei de sua autoria que trata da redução das mensalidades escolares durante a pandemia e o segundo tema foi defender o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para o mês de novembro.