Durante a apresentação de 17 requerimentos de autoria do vereador Eriberto Rafael (PSB), na reunião plenária realizada nesta segunda-feira (18), o vereador Davi Muniz (PSD) debateu as proposições, em bloco. Ainda sobre o bairro, ele também discutiu um requerimento do vereador Eduardo Mota (PSB). “O que me chama a atenção é que eles mostram que o bairro da Várzea está em situação de abandono”, disse. Todos os requerimentos pedem ações e obras não só para o bairro, como também para comunidades vizinhas, todas localizada na Zona Oeste. Os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Júnior de Cleto (PSB) participaram dos debates.
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira, (18), o vereador Felipe Alecrim (Novo) teceu várias críticas à gestão municipal. “Atualmente, temos um problema de cunho ambiental”, informou, ao garantir que houve desmatamento e morte de animais no terreno da Vila da Aeronáutica, em Boa Viagem, onde a gestão anunciou que vai construir dois habitacionais, em parceria com o Governo Federal. “Por falta de licença ambiental, a Prefeitura vai ter que pagar meio milhão de reais de multa, um dinheiro que será tirado dos impostos pagos pela população”, disse. O vereador apontou, ainda, que a PCR também vem enfrentando problemas com uma operação “conduzida pelo Ministério Público, com 22 mandados de busca e apreensão, para [investigar] suspeita de fraudes em licitação [para obras] cuja soma de recursos supera meio milhão”.
Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (18), o plenário aprovou o requerimento nº 7.332/2025,de autoria da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL). A proposição solicita providências necessárias à atualização e adequação do Portal da Transparência da Prefeitura do Recife, com vistas à disponibilização de área dedicada a informações sobre empréstimos, em especial à destinação de valores e montantes já obtidos. Além da autora, o requerimento foi discutido pelo líder da bancada de oposição vereador Felipe Alecrim (Novo) e pelo vereador Carlos Muniz.
Fundada em 14 de setembro de 1994, a quadrilha junina Origem Nordestina vai ganhar uma homenagem na Câmara do Recife. A reunião solene para comemorar os 31 anos do grupo foi proposta pela vereadora Flávia de Nadegi (PV) por meio do requerimento nº 7.321/2025, aprovado pelo plenário da Casa durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (18). Na tribuna, a parlamentar defendeu a proposição e salientou o papel econômico, social e cultural da quadrilha. “O ciclo junino dura o ano inteiro. Existem milhares de famílias, centenas de crianças, de pais e de mães, que tiram o seu sustento desse ciclo junino”, disse. “A Origem Nordestina leva mais do que passos marcados e trajes coloridos para os palcos. Eles levam consigo histórias. Histórias de superação de uma juventude que encontra na cultura um caminho, de crianças e adolescentes que aprendem valores, como disciplina, coletividade e amor às nossas raízes”.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18), o vereador Eduardo Moura (Novo) discutiu o requerimento de sua autoria, nº 7.262/2025. O pedido é um apelo à Polícia Militar de Pernambuco para a adoção de providências urgentes no sentido de intensificar o policiamento ostensivo no bairro de Boa Viagem, com base em denúncias recebidas e reiteradas manifestações populares sobre a escalada de violência e assaltos, inclusive praticados por grupos de criminosos utilizando bicicletas. Ele reclamou ainda da infraestrutura urbana do bairro. "As calçadas estão acabadas, não há como um cadeirante ou um idoso andar. As ruas estão escuras, o lixo está em todo canto mas, principalmente, os assaltos. A violência é constante", pontuou o parlamentar.
A tramitação de um requerimento de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (18) levou diversos parlamentares a se posicionarem sobre a concessão do metrô da capital à iniciativa privada. Durante a discussão do requerimento nº 7.327/2025, que faz um apelo para que a operação não seja efetivada, Liana Cirne afirmou que a mudança vai levar ao encarecimento da tarifa de metrô e à piora do serviço. Os vereadores Eduardo Moura (Novo), Jô Cavalcanti (PSOL) e Felipe Alecrim (Novo) também se manifestaram na tribuna da Casa. A matéria foi aprovada pelo plenário.
A construção de dois habitacionais - Vila Aeronáutica I e II - em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal gerou debate na reunião plenária da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (18). A discussão foi iniciada pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que apontou a derrubada de árvores no terreno e o embargo da obra, neste fim de semana, pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O vereador Thiago Medina (PL) compartilhou da opinião. Já as vereadoras Kari Santos (PT) e Liana Cirne (PT) defenderam a construção de moradias populares no local e a compensação ambiental anunciada pela gestão municipal.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante o pequeno expediente da reunião plenária desta segunda-feira (18) para tratar de dois temas. Primeiro, o parlamentar criticou uma medida da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que embargou no último sábado (16) as obras de dois habitacionais a serem construídos no bairro de Boa Viagem, em uma parceria da Prefeitura e do Governo Federal. De acordo com ele, a ação do CPRH tem motivação “política”, uma vez que o Executivo municipal fará compensações ambientais para viabilizar as construções. Em seguida, o vereador felicitou o pastor Ailton José Alves pela passagem de seu aniversário – segundo Luiz Eustáquio, o religioso completa 72 anos nesta segunda-feira.
O médico Aurélio Molina da Costa é o mais novo detentor do Título de Cidadão do Recife. A homenagem foi concedida na manhã desta sexta-feira (15), no plenário da Câmara Municipal, em uma reunião solene promovida por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB). A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa de José Mariano, o vereador Romerinho Jatobá (PSB).
A Comissão Especial que trata acerca do projeto de lei do Executivo de nº 16/2025, que versa sobre o Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (14), na Sala das Comissões da Câmara do Recife, para apresentar um balanço das emendas e uma outra data para a realização da reunião pública. O encontro contou com a presença do presidente do colegiado, vereador Eduardo Mota (PSB), da vereadora Flávia de Nadegi (PV) e dos vereadores Carlos Muniz (PSB), que é relator do PLE; Felipe Alecrim (Novo); Gilberto Alves (PRD); Samuel Salazar (MDB); Rodrigo Coutinho (Republicanos) e Thiago Medina (PL).