Notícias

A Câmara Municipal do Recife sediou, na tarde desta segunda-feira (2), a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente. Trazer o debate para a Casa de José Mariano foi uma articulação da Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo vereador Júnior de Cleto (PSB). O evento contou com o lançamento da cartilha de ‘Boas Práticas Ambientais’ e a apresentação da proposta de modernização da legislação ambiental para o fortalecimento da política ambiental. Vale salientar que o Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado anualmente em 5 de junho.

O vereador Gilson Machado Filho (PL) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (2) para discutir e aprovar um conjunto de 54 requerimentos de sua autoria que se encontravam em pauta. Temas como a qualificação turística da Torre do Zeppelin, demandas por drenagem e saneamento de vias, as condições estruturais da Policlínica Salomão Kelner e a necessidade de troca das grades das quadras de tênis da orla de Boa Viagem estiveram entre as demandas apresentadas pelo parlamentar. Ainda durante a reunião plenária, Gilson Filho também discutiu dois requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que pede vistorias de urgência em postes da avenida Agamenon Magalhães.

Durante a reunião plenária desta segunda-feira (2), a Câmara do Recife colocou em debate o requerimento nº 4.649/2025, de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos). A matéria, que não chegou a ser votada, traz um pedido à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para que adote prioritariamente o dispositivo de travamento de rodas conhecido como “tranca-rodas” como medida administrativa alternativa ao reboque de veículos estacionados irregularmente na capital. Participaram da discussão do texto o vereador Felipe Alecrim (Novo) e o próprio Rodrigo Coutinho, com apartes dos vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Tadeu Calheiros (MDB).

As investigações do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) e do Ministério Público Federal (MPF) sobre possíveis irregularidades em contratos com empresas de engenharia contratadas pela Prefeitura do Recife para serviços em escolas e unidades de saúde se tornaram tema de pronunciamentos na Câmara Municipal. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (2), os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Thiago Medina (PL) ocuparam a tribuna da Casa para repercutir o assunto.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, por videoconferência, na tarde desta segunda-feira (2), para analisar 10 projetos de lei, destes, nove foram aprovados e um retirado de pauta. O colegiado também promoveu a distribuição de outras 12 proposições entre os membros para emissão de parecer e análise futura. Fizeram parte do encontro, o vereador Tadeu Calheiros (MDB), presidente do colegiado, além de Flávia de Nadegi (PV) e Zé Neto (PSB).

O vereador Chico Kiko (PSB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (2) para tratar de sua visita à capital federal no último final de semana. O parlamentar afirmou ter se reunido com o deputado federal Pedro Campos (PSB) e com a senadora Teresa Leitão (PT) para garantir recursos para obras como a requalificação do Mercado de Areias, a qualificação das ruas Porto Estrela e José Barata, no bairro de Jiquiá. Ele também ressaltou ter participado 16º Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro, no último domingo (1º) – na ocasião, o prefeito do Recife, João Campos (PSB, foi eleito presidente nacional da legenda. “Foi uma festa linda da democracia, com a participação do presidente Lula (PT) e a condução do nosso prefeito João Campos à presidência nacional do PSB. Este momento histórico será o marco da transformação de Pernambuco, que está precisando de um líder como o prefeito João Campos”.

O atendimento da gestão municipal a solicitações de serviços de infraestrutura levou o vereador Tadeu Calheiros (MDB) a ocupar a tribuna da Câmara Municipal e parabenizar a Defesa Civil do Recife e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Ele destacou que os requerimentos na pauta de votação, que solicitavam visita técnica na rua Serra Caiada, no bairro Cohab e pavimentação da rua Deputado José Francisco de Melo Cavalcanti, na caxangá – foram atendidos pelos órgãos. O parlamentar aproveitou a ocasião para destacar um terceiro requerimento, em que faz um apelo ao Comandante Geral do 19º Batalhão da Polícia Militar para que providencie o reforço do policiamento ostensivo no bairro de Brasília Teimosa.

Saúde, educação, segurança, limpeza urbana e serviços de infraestrutura em ruas e áreas de risco da cidade. Ao todo 31 requerimentos de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo) foram apresentados pelo autor, durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (2). As solicitações são direcionadas a várias secretarias e órgãos das gestões municipal e federal, além da empresa Neoenergia e Compesa. Todas as propostas foram aprovadas em plenário. O vereador Júnior de Cleto (PSB) destacou uma proposição que trata de calçamento em rua do bairro Dois Unidos.

O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) subiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (2), e tratou sobre dois temas. O primeiro, durante o pequeno expediente, foi em repúdio à violência nos jogos de futebol, em referência ao jogo do Santa Cruz, realizado no último domingo (1º). Em outro momento ele discutiu o requerimento de sua autoria que pede a realização de escuta pública de moradores, através do Conecta Recife, quanto à proposta de oficialização de Setúbal como bairro.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (2), a vereadora Liana Cirne (PT) repercutiu a visita que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez a Pernambuco na quarta-feira (28), em Salgueiro, em que foi realizado o anúncio da liberação da verba para duplicar o bombeamento de água na transposição do Rio São Francisco. Ela voltou à tribuna da Casa em outro momento para debater três requerimentos de sua autoria, que foram aprovados e concedem voto de aplausos e congratulações à professora Maria José de Matos Luna e ao pesquisador Renato Victor Lira Brito; à fotógrafa Noélia Brito; e à cineasta pernambucana Uilma Queiroz.