Notícias

Os constantes casos de violência contra a mulher praticados no Recife foram alvo do pronunciamento da vereadora Isabella de Roldão (PDT), durante a reunião ordinária na manhã desta segunda-feira, 12, na Câmara do Recife. Ela lamentou a notícia de mais um estupro na Zona Norte e de um espancamento, seguido de assalto no bairro do Derby. “Eu falo também em nome das mulheres que não são vistas. Das mulheres que são vítimas e moram na periferia. Aquelas que sofrem abusos dentro dos ônibus e pelas que são vítimas, tendo por agressores as pessoas que mais confiava. Precisamos construir uma cidade segura”, afirmou.

Pronto para ser votado em plenário, o projeto de lei 65/2016, que dispõe sobre a criação do “Programa Segunda Sem Carne” nas escolas da rede municipal do Recife chegou a entrar em pauta para a reunião desta segunda-feira, 12, mas autora, vereadora Isabella de Roldão (PDT), para não correr risco de ver a matéria rejeitada, pediu para ela voltar a ser discutida nas comissões. Essa iniciativa é permitida no Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife e permite que a matéria volte a ser discutida nas mesmas comissões por onde já tramitou.

Dois fatos recentes ocorridos no Recife frutos da intolerância e que resultam em ações de violência, levaram o vereador Jurandir Liberal (PT), à tribuna da Casa de José Mariano na manhã desta segunda-feira, 12. O primeiro caso ressaltado pelo parlamentar foram os atos de vandalismo e pancadaria praticados por torcedores do clássico Sport e Santa Cruz, ocorrido no domingo, na Ilha do Retiro. Dentro do gramado a partida ofereceu um espetáculo para o público que aprecia o futebol, com muitos gols, disse o parlamentar, “mas o que nos entristece é fora do campo. Várias pessoas atacaram uma só pessoa numa verdadeira selvageria. Isso é inadmissível.”

O ex-Chefe Geral da Polícia Civil de Pernambuco, Djalma Raposo, possui um currículo bastante atuante na corporação. Com mais de 30 anos de serviço policial, já teve seu trabalho enaltecido no plenário da Câmara por vários parlamentares em outras legislaturas e hoje, 9, o vereador Rogério de Lucca (PSL) tomou a iniciativa de conceder o Título de Cidadão ao delegado. Marcaram presença nas galerias da Casa os amigos, familiares e membros da Polícia Civil. O vereador Alfredo Santana (PR) presidiu a solenidade.

Em homenagem aos 70 anos de criação da Associação do Ministério Público de Pernambuco (Amppe), o vereador Jayme Asfora (PMDB) realizou reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 8. “É com imensa satisfação que homenageio esta entidade que dá provas de vitalidade ao defender as lutas populares e a democracia. A Ampre faz o papel de ombudsman do Ministério Público e também tem compromisso com as causas que refirmam a importância do Estado democrático de direito. Luta contra a corrupção, contra a impunidade, em defesa dos direitos iguais, com os quais eu também me identifico e estou sempre à disposição para combater em conjunto. Por isso, foi uma honra muito grande atender á solicitação da direção da própria entidade para realizar esta solenidade”, disse o vereador.

A vereadora Michele Collins (PP) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional a regra que obriga as emissoras de televisão a veicular seus programas de acordo com o horário recomendado pela classificação indicativa. Na manhã desta terça-feira, 06, a parlamentar ocupou a tribuna e afirmou que a medida representa um retrocesso. “A faixa ‘não recomendado para menores de 12 anos’, por exemplo, só podia ser exibida, impreterivelmente, a partir das 20h”.

Na véspera do Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, o vereador André Régis (PSDB) discorreu sobre a história de vários países e ressaltou a importância da data, que serve para visitar o sentimento cívico. “Nós perdemos um pouco desse sentimento de vínculo com a pátria. Houve uma perda da cultura cívica, do capital social. Isso precisa ser restaurado. Uma população que não tem orgulho do país dificilmente terá a capacidade de construir uma sociedade onde todos possam ser tratados de maneira igual”.

Os 70 anos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram destacados pelo vereador André Régis (PSDB), através da apresentação de Requerimento, aprovado por unanimidade, durante a reunião ordinária desta terça-feira, 05. No Requerimento de número 3725/2016, ele concede “voto de congratulações à Universidade pelo seu aniversário de 70 anos e pelos avanços e conquistas para a sociedade recifense”. Na ocasião também foram aprovados votos de aplauso e congratulações, propostos pelo parlamentar, para uma professora e estudantes dos cursos de Informática e Engenharia da Computação da UFPE.

Posicionar-se contra o aplicativo Uber, empresa de transporte privado urbano que trabalha baseada em tecnologia, é ir contra o futuro. Com essa opinião, o vereador Henrique Leite (PDT) disse, durante a reunião plenária desta terça-feira, 6, que defende o serviços da chamada “carona remunerada” porque está “do lado do consumidor”. Em seu entendimento, o Uber incomoda os donos de frotas de táxis tradicionais e os taxistas que pagam renda porque afetam o mercado de passageiros, e suas regras comerciais tradicionais, mas, sobretudo porque se trata de um serviço cuja tecnologia ainda não foi aceita e compreendida em sua totalidade. “Ele vem para atender uma demanda de serviços que está deficiente e consequentemente vem melhorar o bem estar do consumidor”, disse.

A segurança no bairro de Jardim São Paulo e a situação da BR 101 foram temas do discurso do vereador Amaro Cipriano Maguari na manhã desta terça-feira, 06. Segundo o vereador, tem ocorrido uma série de assaltos no bairro de Jardim São Paulo. “Chamamos os comandantes para conversar com as comunidades e eles são taxativos ao informar que não tem efetivo e não tem estrutura para combater a marginalidade. A questão é muito grave. Estamos em uma situação muito difícil na segurança”.