Notícias

O ídolo do rádio pernambucano Gino César, que faleceu na madrugada desta terça-feira (17) no Recife, foi lembrado pelo vereador Henrique Leite (PT) durante a reunião plenária desta tarde, na Casa de José Mariano. Após pedir um minuto de silêncio pelo falecimento do apresentador dos programas Plantão de Política e Bandeira 2, da Rádio Jornal FM/FM, o parlamentar falou sobre sua trajetória.

Repercutindo críticas recentes do chefe do Executivo municipal feitas ao Governo Federal e às gestões municipais do Partido dos Trabalhadores que o antecederam, o vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (17) para defender sua legenda.

Realizado pela Prefeitura do Recife em 2012 o concurso público para contratação de diversos profissionais convocou dez médicos veterinários e o sindicato da categoria em Pernambuco afirma que existe mais vacância do que o informado no edital do certame. Além disso, insiste que alguns convocados no concurso já pediram exoneração, o que automaticamente abriria vagas. Essa situação motivou o vereador Eurico Freire (PV) a realizar reunião pública, no plenarinho da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, 17. “Aproveitamos para trazer o debate sobre uma profissão tão essencial à saúde pública. Muitas pessoas desconhecem a importância da profissão e sempre a associam exclusivamente ao tratamento de animais, o que, por si, já seria excelente. Mas o veterinário também dá importantes contribuições na Vigilância Sanitária”, ressaltou.

Um voto de aplauso ao ex-ministro e ex-vereador Gustavo Krause, por um artigo veiculado em jornais aonde ele sugere a renúncia da presidente Dilma Roussef, proposto pelo vereador André Régis (PSDB), causou questionamentos de diversos parlamentares. Segundo eles argumentaram que o requerimento não deixa claro o teor do voto de aplauso. Fizeram questão de afirmar que aprovariam o voto de aplauso à figura do ex-ministro, mas não ao conteúdo do artigo. Para eles, a Câmara do Recife ao votar estaria concordando como um todo com o pensamento do escritor. E como se trata de um posicionamento político eles entendem que a Casa não deveria se posicionar.

A transferência da delegada da Polícia Civil Gleide Ângelo – que atuou por seis anos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e passa a responder pela Delegacia de Olinda nesta semana – gerou um debate na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (16). A discussão começou após a vereadora Isabella de Roldão (PDT) propor um voto de repúdio ao secretário de Defesa Social de Pernambuco pelo caso. O requerimento do voto foi rejeitado pelo plenário.

A microcefalia se caracteriza por comprometimento do desenvolvimento do cérebro durante a gestação, ocorrendo redução do crânio, que fica abaixo do esperado para a idade. E, recentemente, começou a ser verificado em Pernambuco um aumento dos casos de microcefalia. No plenário, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de abordar o assunto hoje,16. “As causas do aumento de ocorrências ainda estão sendo apuradas. Médicos tentam identificar o que houve em comum com as mães durante os primeiros meses de gravidez. A malformação pode ser genética, por utilização de drogas, álcool e tóxicos durante a gravidez ou devido a alguma infecção que passa da mãe para o bebê, como rubéola, toxoplasmose, catapora, herpes, entre outras”.

Em homenagem às vítimas do atentado terrorista em Paris, foi realizada ontem (15), uma vigília no Marco Zero, no centro do Recife, e o vereador Luiz Eustáquio (Rede) ressaltou a ação no Plenário hoje,16. O ato foi realizado após o embaixador da França no Brasil, Laurent Billi, convidar os brasileiros a realizarem vigílias em repúdio aos ataques ocorridos em Paris, que vitimou 129 pessoas, na última sexta-feira, e deixou vários feridos. “Estive no Marco Zero em solidariedade ao povo francês. Não podemos aceitar essa brutalidade de forma alguma”.

O diretor do Departamento Legislativo da Câmara Municipal do Recife, Paulo Rogério do Nascimento, anunciou que os pareceres aos projetos de lei que tratam do orçamento público do município do Recife para o próximo ano serão analisados em reunião da Comissão de Orçamento e Finanças desta quarta-feira, 18. Os dois projetos de lei do Executivo são os de número 21/2015 (Lei Orçamentária Anual, LOA) e 22/2015 (Plano Plurianual, PPA) e têm, ambos, como relator, o vereador Marco Aurélio Medeiros, que também preside a comissão.

Em audiência pública realizada no plenarinho da Casa de José Mariano nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Saúde do Recife prestou contas e fez um balanço das ações que realizou nos dois primeiros quadrimestres de 2015 – ou seja, os períodos que compreendem os meses de janeiro a abril e de maio a agosto deste ano. O evento foi promovido pelo presidente da Comissão de Higiene, Saúde e Bem Estar Social da Câmara do Recife, o vereador Rogério de Lucca (PSL). As contas da secretaria foram aprovadas.

Parlamentares, representantes de movimentos sociais e do governo municipal participaram de uma audiência pública promovida, na manhã desta sexta-feira (13), pelo vereador Osmar Ricardo (PT) para discutir sobre o Parque dos Manguezais, no Pina, e a Vila Naval, em Santo Amaro, onde atualmente residem 159 famílias militares. As áreas pertencem à Marinha do Brasil. “O objetivo desse encontro é ouvir a sociedade e as comunidades diretamente envolvidas, que podem contar com o nosso mandato, porque iremos defender o que é de direito”.