Notícias

Jovens participantes de diversos segmentos da sociedade lotaram o Plenarinho da Casa de José Mariano nesta quinta-feira (5) para eleger os novos participantes do Parlamento Jovem do Recife. A iniciativa, que aproxima a juventude do poder legislativo desde 2005, está em sua sexta edição – desta vez requerida pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB). O número de jovens representantes que compõem o Parlamento Jovem é o mesmo do número de vereadores da Câmara do Recife, 39.

A vereadora Marília Arraes (PSB) criticou, em discurso feito na Câmara do Recife nesta quarta-feira (4), declarações feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acerca do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. Cardoso citou Arraes em seu recente livro de relatos, 'Diários da Presidência 1995-1996', e em entrevistas à imprensa sobre a obra.

As ações sugeridas pela Lei 18.042/14, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), a qual estabelece objetivos e estratégias de conscientização acerca dos problemas de saúde do homem e de estímulo à adoção de medidas preventivas, foram comentadas pelo parlamentar hoje,4. Ele parabenizou a Secretaria de Saúde por fazer concretizar os objetivos da Lei. “A Prefeitura está cumprindo as ações, através Secretaria de Saúde. São exames de próstata e demais serviços durante todo o ano. Agradecemos a Secretaria por dar a devida atenção”.

A Síndrome de Down é uma ocorrência genética natural que acontece na gestação, durante a divisão das células do embrião. E uma reportagem sobre o primeiro voluntário portador da síndrome, exibida no Bom dia Pernambuco da Rede Globo, foi comentada hoje,4, pela vereadora Aimée Carvalho (PSB). “Felipe Cantarelli, tem 28 anos e é um jovem diferente. Não apenas por ter Síndrome de Down, mas por ser o primeiro voluntário com Síndrome de Down a se cadastrar no Transforma Recife, plataforma que une voluntários e instituições que precisam do trabalho”.

O vereador André Régis (PSDB) usou a tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (4) para fazer comentários sobre o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende tratar da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e dos casos de acidentes envolvendo a fiação aérea do Recife. A iniciativa, que está em processo de tramitação na Casa, é de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS).

No encerramento da programação de eventos do Outubro Rosa, a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro, palestra aberta ao público sobre a prevenção ao câncer de mama. “Este é o câncer que tem uma das maiores incidências entre as mulheres. Somente para este ano estão sendo esperados 57.120 novos casos no Brasil. É a primeira causa de morte entre as brasileiras, com uma taxa de mortalidade de 12,10 óbitos em cada 100 mil mulheres. Isso é altíssimo”, alertou a médica Iana Costa, do Serviço de Saúde da Câmara.

Os problemas causados pela falta de manutenção em trechos da BR 101, sempre foram assuntos recorrentes nos discursos do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), por isso, disse o parlamentar, fazia questão de “parabenizar as ações iniciadas na via pela Secretaria das Cidades”. Na tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta terça-feira, 03, ele relatou a visita acompanhada pelo secretário André de Paula a locais onde as obras já começaram e afirmou que ficou satisfeito com que viu.

Para a vereadora Michele Collins (PP) falta transparência à Secretaria de Combate ao Crack e outras Drogas. Ela disse que consultou a página eletrônica da Secod e lá não existe nada sobre os programas desenvolvidos. “Na página só conseguimos visualizar reportagens sem informações sobre o trabalho realizado, como dotação orçamentária, programas implantados, andamento, locais das ações. O contribuinte não fica sabendo o andamento”.

Embora reconhecendo o voto de aplauso aos alunos da rede pública que ganharam a Olimpíada de Robótica de Belo Horizonte, Minas Gerais, o vereador André Régis (PSDB) criticou o programa instalado em algumas escolas da rede municipal, afirmando que a maioria não funciona porque não há nelas infraestrutura para receber o Lego (programa de robótica). Para ele, no lugar de gastar R$ 70 milhões na implantação deste programa, melhor seria colocar ar condicionado na rede. Lembrou ainda que cada aluno custa cerca de R$ 800,00/mês, mais caro que escolas particulares.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou hoje (3), na Câmara, o Novembro Azul. Em 2012, a campanha foi criada e lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e, já no primeiro ano, fez um grande movimento com a população e com os canais de comunicação. O foco foi, desde o início, oferecer informações de qualidade para que o homem mude hábitos e quebre paradigmas, como o medo que tem de ir ao urologista e se submeter ao exame de toque. “É o mês dos homens e sugiro, até, que a Câmara pudesse colocar faixas na entrada na cor azul para lembrar da campanha”.