Em homenagem aos 70 anos de criação da Associação do Ministério Público de Pernambuco (Amppe), o vereador Jayme Asfora (PMDB) realizou reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 8. “É com imensa satisfação que homenageio esta entidade que dá provas de vitalidade ao defender as lutas populares e a democracia. A Ampre faz o papel de ombudsman do Ministério Público e também tem compromisso com as causas que refirmam a importância do Estado democrático de direito. Luta contra a corrupção, contra a impunidade, em defesa dos direitos iguais, com os quais eu também me identifico e estou sempre à disposição para combater em conjunto. Por isso, foi uma honra muito grande atender á solicitação da direção da própria entidade para realizar esta solenidade”, disse o vereador.
A vereadora Michele Collins (PP) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional a regra que obriga as emissoras de televisão a veicular seus programas de acordo com o horário recomendado pela classificação indicativa. Na manhã desta terça-feira, 06, a parlamentar ocupou a tribuna e afirmou que a medida representa um retrocesso. “A faixa ‘não recomendado para menores de 12 anos’, por exemplo, só podia ser exibida, impreterivelmente, a partir das 20h”.
Na véspera do Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, o vereador André Régis (PSDB) discorreu sobre a história de vários países e ressaltou a importância da data, que serve para visitar o sentimento cívico. “Nós perdemos um pouco desse sentimento de vínculo com a pátria. Houve uma perda da cultura cívica, do capital social. Isso precisa ser restaurado. Uma população que não tem orgulho do país dificilmente terá a capacidade de construir uma sociedade onde todos possam ser tratados de maneira igual”.
Os 70 anos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram destacados pelo vereador André Régis (PSDB), através da apresentação de Requerimento, aprovado por unanimidade, durante a reunião ordinária desta terça-feira, 05. No Requerimento de número 3725/2016, ele concede “voto de congratulações à Universidade pelo seu aniversário de 70 anos e pelos avanços e conquistas para a sociedade recifense”. Na ocasião também foram aprovados votos de aplauso e congratulações, propostos pelo parlamentar, para uma professora e estudantes dos cursos de Informática e Engenharia da Computação da UFPE.
Posicionar-se contra o aplicativo Uber, empresa de transporte privado urbano que trabalha baseada em tecnologia, é ir contra o futuro. Com essa opinião, o vereador Henrique Leite (PDT) disse, durante a reunião plenária desta terça-feira, 6, que defende o serviços da chamada “carona remunerada” porque está “do lado do consumidor”. Em seu entendimento, o Uber incomoda os donos de frotas de táxis tradicionais e os taxistas que pagam renda porque afetam o mercado de passageiros, e suas regras comerciais tradicionais, mas, sobretudo porque se trata de um serviço cuja tecnologia ainda não foi aceita e compreendida em sua totalidade. “Ele vem para atender uma demanda de serviços que está deficiente e consequentemente vem melhorar o bem estar do consumidor”, disse.
A segurança no bairro de Jardim São Paulo e a situação da BR 101 foram temas do discurso do vereador Amaro Cipriano Maguari na manhã desta terça-feira, 06. Segundo o vereador, tem ocorrido uma série de assaltos no bairro de Jardim São Paulo. “Chamamos os comandantes para conversar com as comunidades e eles são taxativos ao informar que não tem efetivo e não tem estrutura para combater a marginalidade. A questão é muito grave. Estamos em uma situação muito difícil na segurança”.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) fez uma análise dos casos de violência que vêm ocorrendo no Recife e disse que eles são uma decorrência “da quebradeira do País, que levou ao aumento do desemprego” e acrescentou que o Partido dos Trabalhadores (PT) “tem sua parcela de responsabilidades nessa situação”. As opiniões foram apresentadas durante reunião plenária desta terça-feira, 6, quando o tema predominou nos debates. “O problema da violência não é exclusivo do Recife. A cidade não é uma bolha, mas faz parte de um país que infelizmente quase quebrou”, disse.
O vereador Osmar Ricardo (PT) relatou na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta terça-feira, dia 6, casos de violência a que os recifenses estão expostos e disse que as pessoas estão sendo assaltadas pela manhã no bairro do Ipsep; sendo vítimas de motoqueiros que tomam celulares em Santo Amaro e sofrendo arrastões nas ruas do Bairro do Recife, cartão postal da cidade. “As pessoas estão desamparadas, sofrendo todo tipo de violência e não podem mais continuar à mercê dessa insegurança”, alertou.
A segurança dos bairros do Recife preocupa o vereador Aderaldo Pinto (PSB). Em discurso na tribuna da Câmara na manhã desta terça-feira, 06, o parlamentar fez um apelo à Secretaria de Defesa Social (SDS) e ao 13º Batalhão da Polícia Militar para aumentar a segurança dos bairros Torre e Cordeiro. “Está acontecendo uma onda de assaltos”, disse.
Foram cerca de 1.800 obras, espalhadas por mais de 50 países. O legado e a história do artista plástico Abelardo da Hora foram reverenciados em uma homenagem póstuma no plenário da Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (05). Autora da reunião solene, a vereadora Marília Arraes (PT) entregou uma placa comemorativa a Leonora da Hora, filha do escultor falecido em setembro de 2014, aos 90 anos. “Graças ao seu engajamento e consciência política, ele deixou um legado. Um legado que jamais será esquecido e que servirá sempre de referência para as gerações atuais e futuras”, exaltou a parlamentar.