Aprovado no último dia 6 de maio, em Brasília, o Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas visará uma melhor qualificação e ampliação dos serviços prestados aos dependentes de álcool e drogas. As comunidades terão um ano para implementar as novas medidas. E para esclarecer quais serão os novos caminhos a serem tomados pela CT’s, a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma Reunião Pública, no Plenarinho, no início da tarde desta quarta-feira,17.
Três leis de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB) foram sancionadas pelo prefeito Geraldo Júlio. Ele chama as leis de “pacote de acessibilidade”, porque todas são voltadas a melhorar a qualidade de vida de deficientes físicos em tarefas rotineiras. Na tarde desta quarta-feira, 17, o vereador comemorou a conquista. “Parabenizo a sensibilidade da gestão ao sancionar esse pacote aprovado aqui na Casa para que o Recife possa ser um lugar mais harmonioso com o cidadão”.
O vereador André Régis (PSDB), presidente da Comissão de Educação da Câmara, criticou na tarde desta quarta-feira, 17, O Plano Municipal de Educação (PME), que norteará as políticas municipais para essa área pelos próximos dez anos. “Um plano de verdade só pode existir se tiver um objetivo e o que foi mandado à Casa foi algo sem objetivos. Era preciso que fossem traçadas metas ousadas para a melhoria da educação e isso não aconteceu”.
A votação do Plano Municipal de Educação (PME), que norteará as políticas municipais para essa área pelos próximos dez anos, foi o tema do pronunciamento do vereador Jurandir Liberal (PT), na tarde desta quarta-feira, 17. “O plano chegou à Casa para ser votado em regime de urgência, mas lembro da importância da discussão e aperfeiçoamento dele para o município”.
Integrantes de 18 comunidades terapêuticas do Estado, representantes da Polícia Militar, Tribunal de Justiça e de igrejas evangélicas encheram o plenário e as galerias para a sessão solene em comemoração ao Dia Municipal das Comunidades Terapêuticas. Presidido pelo vereador Eduardo Marques (PTB), o evento foi proposto pela vereadora Michele Collins (PP). “As CT’s são pioneiras no atendimento aos dependentes em SPA, as que mais oferecem tratamento psicossocial, sendo responsável, hoje, por cerca de 90% do atendimento de pessoas com esse tipo de dependência”, afirmou a parlamentar na justificativa da solenidade.
Para esclarecer a sociedade sobre um vírus que está assolando não só no município do Recife, mas também em toda a região Nordeste, a vereadora Vera Lopes (PPS) realizou audiência pública nesta quarta-feira, 17. “É uma epidemia que vem lotando consultórios e hospitais, mas que nem sempre os médicos conseguem saber qual o vírus. Os exames para dengue às vezes dão negativos e o Ministério da Saúde já admitiu que pode ser o Zika vírus. Assim como também pode ser o Chikungunya. Mas, nós ficamos preocupados de que seja outro, no caso o Parvovírus B19”, disse a vereadora, que também é médica.
O Dia Municipal das Comunidades Terapêuticas (26 de junho) começou a ser lembrado logo cedo no pátio externo da Câmara Municipal. Uma grande tenda foi montada para realização de palestras e contatos com dependentes químicos e suas famílias. A iniciativa é da vereadora Michele Collins (PP), autora da lei municipal, e conta com a participação de psicólogos, assistentes sociais dentre outros profissionais. Às 10 horas haverá uma solenidade em homenagem a data e às 13h uma audiência pública discute o Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas.
Foi aprovado, por unanimidade, o requerimento 3487/2015, de autoria do líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN), formulado Voto de Aplauso ao Governador Paulo Câmara, pela iniciativa de promover o movimento suprapartidário para congregar esforços pela disputa em trazer o Hub do Grupo Latam Airlines para o Recife.
O regime de urgência para a votação do projeto de lei sobre o Plano Municipal de Educação (PME) foi questionado hoje, 16, pela vereadora Isabella de Roldão (PDT). A parlamentar fez um apelo aos demais vereadores para reconsiderar o tipo de tramitação estabelecido à matéria.
Uma matéria publicada no Jornal do Commercio de hoje,16, sobre a não entrega de moradias à comunidade do Pilar foi o tema do discurso do vereador Osmar Ricardo (PT). De acordo com a publicação, o projeto foi anunciado em 2000, as obras iniciadas em 2010, mas o prazo de conclusão acaba de ser reprogramado para o fim de 2017.