O vereador Felipe Francismar (PSB) destacou as obras realizadas pela Prefeitura para contenção de barreiras na Rua Ida, na comunidade do Buriti, zona Norte do Recife. Na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 21, ele afirmou que visitou a área. “Estive no local e pude comprovar que, a partir de agora, cerca de 20 famílias terão tranquilidade para dormir. O prefeito tem noção dos graves problemas da cidade, mas a Prefeitura está lutando para modificar o quadro de dificuldades deixado pela gestão anterior”.
Uma moção de desagravo em favor de Michel Zaidan Filho gerou debate e dividiu opiniões na reunião plenária desta segunda-feira, 21. O motivo do requerimento da vereadora Marília Arraes (PSB) foi o processo judicial aberto pelo governador de Pernambuco contra o cientista político e professor da UFPE. Segundo a parlamentar, ele estaria sofrendo retaliações por publicar artigos e crônicas jornalísticas questionando aspectos do governo e debatendo denúncias recentes de irregularidades na administração estadual. “Estamos fazendo uma crítica política que o nosso mandato permite que seja feita em relação a essas condutas. Vivemos em um Estado onde artigos geram perseguição e a gente tem que dar liberdade aos cientistas políticos e estudiosos que avaliam a situação de Pernambuco”.
Tramita na Câmara um Projeto de Lei de Amaro Cipriano Maguari (PSB) responsabilizando as empresas que colocam o asfalto nas ruas do Recife pela qualidade do material aplicado. O autor defendeu a matéria no plenário durante a reunião desta segunda-feira, 21, um dia antes da votação do projeto pelos vereadores.
No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, o vereador Jurandir Liberal (PT) falou no plenário sobre a garantia de direitos para todos. “A ONU afirma que as deficiências não devem ser limitadoras da qualidade de vida e do acesso aos serviços públicos, ao lazer, ao trabalho e a uma vida plena. Nós, legisladores, temos a obrigação de garantir essa inclusão, as condições adequadas e a autonomia das pessoas com deficiência”.
Incluir na grade curricular das escolas municipais do Recife a disciplina de Educação no Trânsito é uma decisão que a Câmara Municipal pode tomar hoje à tarde. Mas a reunião ordinária desta segunda-feira, 21, também irá deliberar sobre outros assuntos de interesse público como a proibição do uso de fogos de artifício e a realização de shows pirotécnicos dentro de bares, boates, teatros, cinemas, auditórios, clubes e outros recintos fechados destinados a eventos; e de um terceiro projeto cujo tema vem suscitando discussões, que é a operação, administração ou uso de software aplicativo destinado à oferta, contratação ou intermediação de serviço individual de transporte de passageiros. O chamado Huber.
O vereador Romerinho Jatobá (PR) agradeceu na tribuna da Casa, nesta quarta-feira, 16, a aprovação do Projeto de Lei de número 415/2013, de sua autoria, que altera o nome da Avenida Beberibe, para Avenida Beberibe Santa Cruz Futebol Clube. A medida foi aprovada em primeira e segunda discussões, teve aprovado o parecer da Comissão de Redação e seguirá, ainda esta semana, para sanção do Prefeito. “Com esta homenagem ao Clube, juntamos duas histórias em uma avenida”, comemorou.
Restaurantes, hotéis, motéis, bares, lanchonetes e similares do Recife terão que instalar câmeras nas suas cozinhas, com gravação que acumule todo o movimento dos últimos 30 dias. As imagens serão disponibilizadas aos consumidores, em tempo real, por meio de monitores nos locais onde a eles são ofertados lugares para o consumo do que adquirem. O projeto do vereador Carlos Gueiros (PTB) foi discutido durante a reunião plenária desta quarta-feira, 16, mas a votação foi adiada.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) repercutiu na tarde desta quarta-feira (16), no plenário da Câmara, uma série de denúncias feitas durante a manhã em uma audiência pública realizada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Ela pediu que a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara averiguasse os problemas relatados.
Conhecer a Câmara Municipal do Recife, seu funcionamento e organização. Foi com esse intuito que cerca de 70 alunos do segundo e do quinto períodos de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco visitaram a Casa de José Mariano nesta quarta-feira (16). A atividade foi realizada por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT).
A falta de segurança nas ruas foi o tema debatido pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), durante a Reunião Plenária desta quarta-feira, 16. “A insegurança vem assustando o povo do Recife e do nosso estado de Pernambuco. E o Pacto pela Vida, quando foi criado, já discutia a importância de ouvir a sociedade para que a mesma pudesse interagir. Seja através de reuniões em clubes ou associações de moradores. Mas, na verdade, essa lacuna ainda não foi preenchida”.