Notícias

O vereador Osmar Ricardo (PT) levou à tribuna, hoje,10, a situação dos habitacionais no Recife. O parlamentar fez questão de repercutiu audiência pública, de sua iniciativa, que discutiu a situação das moradias. Dados apresentados pela Companhia Estadual de Habitação (Cehab), baseados no Censo de 2010, do IBGE, dizem que a capital de Pernambuco tem um déficit de 62.687 unidades habitacionais.

O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 10, para solicitar ao metrô do Recife a instalação de banheiros na área de uso dos passageiros. “O número de pessoas que circulam por dia por essas instalações é enorme e várias delas com problemas de saúde que precisam usar banheiros, muitas vezes negado pelos funcionários”.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) repercutiu, na tarde desta quarta-feira,10, os trabalhos realizados durante a Conferência Municipal de Educação do Recife, que durou 13 dias. A conferência contou com a participação dos segmentos da sociedade civil organizada, instituições governamentais e não governamentais ligadas à educação e teve como objetivo discutir e aprovar o documento base do Plano Municipal de Educação (PME), que vai nortear as políticas municipais para a área pelos próximos dez anos. “Um relatório sobre o plano base já deveria ter sido mandado pela Prefeitura para o Fórum Municipal de Educação do Recife para ser analisado, mas até hoje não foi enviado”.

Com o objetivo de cobrar da Prefeitura do Recife detalhes do andamento das obras, o vereador Osmar Ricardo (PT) realizou audiência pública na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 10, para debater a política habitacional da cidade. Dados apresentados pela Companhia Estadual de Habitação (Cehab), baseados no Censo de 2010, do IBGE, dizem que a capital de Pernambuco tem um déficit de 62.687 unidades habitacionais. E que a conceituação desse déficit é formada pelas condições precárias de moradia, pela situação de coabitação, ônus excessivo de aluguel e adensamento excessivo.

Uma comissão especial composta pelos vereadores Almir Fernando (PCdoB), Osmar Ricardo (PT), Marcos Menezes (DEM) e Eriberto Rafael (PTC), recebeu, na tarde desta terça-feira, 09, um grupo de Guardas Municipais. Eles vieram à Casa para fazer várias reivindicações, como a regulamentação da Lei Federal 13022/2014 que insere as guardas municipais no sistema nacional de segurança pública, garante o porte de arma e dá a esses profissionais o poder de polícia. A categoria quer agora a capacitação para uso de armas de fogo.

O vereador Henrique Leite (PT) alertou que no inverno cresce a preocupação com os moradores de rua em idade avançada, menores, homens e mulheres que não têm onde ficar. Segundo ele, não há estrutura de atendimento social do Estado e a ajuda que chega é de pessoas físicas e entidades e igrejas, mas é muito pouco. “Solicito à Prefeitura que faça uma blitz nas ruas do centro e nos bairros para ajudar essas pessoas”. Ele pediu a criação de uma comissão especial para percorrer os abrigos municipais.

Mais de um ano após a sanção da lei que estabelece regras para as motos conhecidas como cinquentinhas, a regulamentação para que essas normas entrem em vigor ainda não aconteceu. Pernambuco ocupa a décima posição no ranking de acidentes com motos, com prevalência de motos cinquentinhas. Os usuários podem ser menores de idade, não exige uso de capacete, o que leva ao aumento do número de acidentados. Os hospitais estão lotados e o gasto público só cresce.

A Prefeitura do Recife e a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) firmaram um convênio na última quinta-feira, 4. O projeto, batizado de Inclusão sobre Rodas, irá beneficiar cerca de mil pacientes com atendimento domiciliar. O assunto foi tema do pronunciamento desta terça-feira, 9, do vereador Estefano Menudo (PSB), que parabenizou a iniciativa da Prefeitura.

A vereadora Aimee Carvalho (PSB) participou na tarde desta terça-feira, 9, de audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco onde foi discutido o caso da pernambucana Karla Janine Albuquerque, que luta para recuperar a guarda da filha Amy Katrin, de sete anos. A menina vive nos Estados Unidos com o pai, acusado de tê-la abusado sexualmente em 2010, quando tinha apenas três anos de idade.

A 10ª Conferência Municipal de Educação (Comude), realizada pela Secretaria de Educação do Recife em parceria com o Conselho Municipal da Educação (CME) foi finalizada ontem (8) e o vereador Marco Aurélio (SDD) fez questão de destacar a participação no evento, durante discurso na Câmara, hoje,9. O objetivo principal da Conferência foi discutir e aprovar o documento base do Plano Municipal de Educação (PME), que vai nortear as políticas municipais para a área pelos próximos dez anos.