Notícias

Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, o vereador Eurico Freire (PV) lembrou o trabalho realizado pela Prefeitura do Recife em prol da preservação do meio ambiente. “A gestão municipal não tem medido esforços na melhoria da arborização da cidade. Nos seus três anos de mandato foram plantadas cerca de 30 mil mudas de árvores, de acordo com dados da Secretária de Meio Ambiente, que contemplou oito bairros da cidade”.

A vereadora Vera Lopes (PPS) dirigiu-se à tribuna na tarde de hoje,8, para discutir a regulamentação da profissão de esteticista. A parlamentar lembrou a realização de uma audiência pública, realizada no último dia 4, sobre o tema. O encontro funcionou como um chamamento para a mobilização nacional que está sendo organizada pelo Mutirão Regulamentação de Estética e Cosmético, hoje, e que no Recife coincidirá como o encerramento da feira HairNor, no Centro de Convenções.

A construção do Hospital da Mulher está com 75% das obras concluídas e deve ser entregue até o final do ano. O assunto foi levantado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), na Câmara, hoje,8. De acordo com a parlamentar, a unidade de saúde será construída em uma área de 13 mil metros quadrados, contará com 150 leitos com capacidade para 500 partos e 250 cirurgias ao mês para o atendimento da população feminina a partir dos 10 anos.

A poda de árvores no Recife foi um dos temas abordados pelo vereador Jurandir Liberal (PT), durante a Reunião Plenária desta segunda-feira,8. Segundo o parlamentar, é preciso um maior entendimento e instrução sobre a questão. “Quero chamar a atenção de toda a Casa. Há muito tempo venho conversando com Prefeitura e setores do meio ambiente. A Emlurb não está com uma equipe especializada na questão da podação. Sabemos que mais de 40 mil árvores foram podadas na cidade, de acordo com dados, mas algumas foram prejudicadas. A própria Prefeitura precisa de profissionais nesse setor. Faço aqui um apelo para que Emlurb coloque uma equipe especializada sem causar danos às árvores”.

Representantes de comunidades terapêuticas, estudantes e público em geral compareceram hoje, (4) no Plenarinho, com o objetivo de discutir a proposta de edital de convênios entre a Secretaria de Enfrentamento do Crack e Outras Drogas (SECOD) e as comunidades terapêuticas. O vereador Luiz Eustáquio (PT) foi o autor da iniciativa. A secretária da SECOD, Aline Mariano, além dos vereadores Wanderson Florêncio (PSDB), Eurico Freire (PV) e Michele Collins (PP) também fizeram parte do encontro.

Se o lirismo pudesse ter um dono, este seria o cantor e compositor Getúlio Cavalcanti, que recebeu ontem, o Título de Cidadão do Recife. De verdade, nem precisava. É só para constar. Ninguém tem dúvidas de que ele é mais recifense do que qualquer outro que tenha nascido por aqui, nessas ruas da Saudade, Hospício, Soledade, Aurora e tantas outras. Porque é ele quem melhor nos traduz. No amor pela cidade, pelo carnaval, “é lindo ver o dia amanhecer com violões e pastorinhas mil dizendo bem que o Recife tem o carnaval melhor do meu Brasil”, nossa marca tão profundamente enraizada em cada um recifense, pernambucano. Não há brasileiro nem estrangeiro que por aqui passe e não se apaixone pela cantoria dele. Mas ele nasceu, em Camutanga, Zona da Mata Norte.

Uma reunião em favor da regulamentação da profissão de esteticista foi realizada pela vereadora Vera Lopes (PPS) no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 4. O encontro funcionou como um chamamento para a mobilização nacional que está sendo organizada pelo Mutirão Regulamentação de Estética e Cosmético para segunda-feira, dia 8, e que no Recife coincidirá como o encerramento da feira HairNor,no Centro de Convenções. “Estou me engajando em favor desta categoria, que luta pelo reconhecimento profissional. É uma luta que, tenho certeza, sairá vitoriosa com a participação de todos”, disse Vera Lopes.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece a cada 5 de junho, o vereador Eurico Freire (PV) lembrou antecipadamente a passagem da data, na Câmara do Recife. Mas, para ele é preciso aprofundar e amplificar a discussão levando o tema às comunidades mais carentes. “Essas populações precisam se apropriar do assunto que não interessa apenas à elite, mas a todos”. Eurico ressaltou que as comunidades carentes são as mais prejudicadas com o comprometimento da degradação ambiental. “É exatamente essa população que mais sofre porque tem menos acesso a saneamento básico e outros benefícios de infraestrutura”.

O vereador Jurandir Liberal repercutiu na tarde desta quarta-feira, 03, a aprovação do projeto de lei, de autoria do deputado estadual Ricardo Costa, na Assembléia Legislativa de Pernambuco, que regulamenta o uso de espaços públicos para as manifestações artísticas. A nova lei determina que qualquer manifestação nas ruas, avenidas e praças deve ser realizada de forma obrigatória no período entre 10h e 22h. “É exatamente após as 22h que os artistas vão recitar ou vender seus CDs, mas agora eles estão proibidos”.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) lançou o Sistema de Informações sobre Gabinetes de Gestão Integrada (InfoGGI), ferramenta online que pretende ajudar no combate ao crime nos estados e municípios. A iniciativa foi aprovada pela vereadora Michele Collins (PP), durante pronunciamento na Câmara na tarde desta quarta-feira,3.