Na tarde desta terça-feira, 8, o vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu notícia publicada em vários jornais onde o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) pediu a saída da presidente Dilma Rousseff. “Jarbas Vasconcelos deveria analisar que apoiou Fernando Henrique Cardoso com popularidade parecida, mas era um governo que não tinha projetos sociais. Hoje nós temos mais universidades públicas, escolas técnicas e o governo de FHC desejava privatizar as universidades. Deixa-me estarrecido esse depoimento de Jarbas Vasconcelos”.
Pareces de comissões fixas da Câmara Municipal do Recife, com análises de 11 projetos de lei que estão em tramitação na casa legislativa, serão votados na reunião ordinária desta terça-feira, 8, prevista para começar às 15 horas. Todos os projetos são de autoria dos vereadores. Além dessas matérias, há também dezenas de requerimentos de vereadores que serão analisados, propondo melhorias em diversos bairros.
Em uma reunião solene requerida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), o Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro-PE) foi homenageado na manhã desta sexta-feira (4) pela Câmara Municipal do Recife. O evento comemorou os 70 anos de fundação do sindicato, completados em julho deste ano.
Em uma reunião repleta de caratecas vestidos de quimono nas galerias do Plenário, a Federação de Karatê de Pernambuco (FKPE) foi homenageada pela Câmara Municipal do Recife na tarde desta quinta-feira (3), por iniciativa do vereador Gilberto Alves (PTN). Familiares de atletas e colaboradores da Federação também estiveram presentes na solenidade.
A notícia da demissão de servidores municipais contratados por empresas terceirizadas que prestam serviço à Prefeitura do Recife levou o vereador Osmar Ricardo (PT) a debater sobre o assunto, na tarde hoje, 2. “Os servidores contratados pelas terceirizadas estão desesperados. Uma boa quantidade foi afastada e muitos são pais de família. A gente precisa de uma gestão que governe para o povo. Entendemos que existe uma crise, mas o mínimo que se pode fazer é, também, deixar a nossa cidade limpa, sem buracos e sem violência”.
A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se ao plenário na tarde de hoje,2, para registrar sobre o Setembro Amarelo. O mês pretende conscientizar sobre a realidade do suicídio, considerado um problema de saúde pública. “O Brasil é o oitavo país do mundo com maior número de casos. Em apenas 10 anos, o número de suicídios aumentou no país em mais de 10%. Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), um brasileiro morre deste mal a cada 45 minutos. No mundo, este problema cresce para um a cada 45 segundos”.
Evento que sempre conta com uma grande participação do público, o Recife Sem Drogas acontecerá próximo dia 5, a partir das 15h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O assunto foi enaltecido pelo vereador Luiz Eustáquio (PT) hoje,2. “Gostaria de convidar a Casa e os recifenses porque nós estamos realizando esse grande evento no nosso município, próximo sábado. Na última edição, marcaram presença entre 12 e 15 mil pessoas e aguardamos a mesma quantidade”.
Ícone da história do frevo pernambucano, Nascimento do Passo faleceu há seis anos e o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) fez questão de falar sobre o artista na Reunião Plenária, na tarde desta quarta-feira, 2. “Ninguém respira ou transpira o frevo como Francisco do Nascimento Filho, o Mestre Nascimento do Passo. Um apelido artístico recebido na ocasião em que venceu um disputadíssimo concurso de passo patrocinado pelo Diario de Pernambuco e emissoras associadas, na década de 50, e que acabou sendo adotado como um real sobrenome”.
Na reunião plenária desta quarta-feira, 2, Eurico Freire (PV) parabenizou o Sindicato dos Enfermeiros e a Federação Nacional dos Enfermeiros por trazer ao Recife o Congresso Nacional Científico de Enfermeiros. O evento acontece de 2 a 4 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, paralelo à realização da 3ª HOSPITALMED (Feira de produtos, equipamentos, serviços e tecnologia para hospitais, laboratórios, clinicas e consultórios).
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor se reuniu nesta quarta-feira, 2, no Plenarinho da Câmara Municipal, para discutir 14 projetos de lei apresentados por vereadores do Recife. Seis deles foram aprovados.