Notícias

Com a chegada das chuvas, o bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, é um dos que mais sofrem com alagamentos. O vereador Eurico Freire (PV) comentou o tema na tarde desta quarta-feira, 01. “Os moradores daquela região sofrem desde os anos 1980 com esse problema. Muitas vias importantes ficam intransitáveis. É preciso que se tome uma providência urgente para amenizar essa questão”.

O combate à violência contra a mulher e a defesa à ideologia de gênero nas escolas levaram o vereador Henrique Leite (PT) à tribuna da Câmara, na tarde desta terça-feira, 30. Para ele é preciso “ analisar as causas, a essência e não apenas falar dos efeitos da violência. Quando defendemos a questão da ideologia de gênero no Plano Municipal de Educação, a nossa intenção era capacitar os professores para tratar dessas questões”.

Um jovem de 22 anos morreu eletrocutado por um fio da Companhia Energética de Pernambuco, a Celpe, em frente ao Shopping Tacaruna, no domingo 28. Ele é uma das mais de 100 vítimas de acidentes com a fiação da empresa, nos últimos seis anos. No plenário, durante a reunião desta terça-feira, 30, os vereadores lamentaram a tragédia e pediram melhorias nos serviços oferecidos pela Companhia.

Segundo dados apresentados em plenário nesta terça-feira, 30, pelo vereador André Régis (PSDB), a economia do Brasil este ano terá uma queda de 2%, a inflação atingirá 9% e o desemprego será de 6%. “O ajuste fiscal proposto pelo Governo Federal não está surtindo efeito e isso repercute em todos os estados e municípios, especialmente por causa da arrecadação do IPI. Temos que adicionar outro componente, que é a crise política”.

Segundo o vereador Osmar Ricardo (PT), o período intenso de chuvas no Recife vem causando inúmeros problemas, dentre eles o lixo. Ele citou, durante pronunciamento realizado nesta terça-feira, 30, bairros que estão sendo prejudicados e fez um alerta sobre o assunto à gestão municipal. “Vemos com tristeza imagens de Nova Descoberta com muito entulho. A gestão precisa cuidar dos mais pobres”, ressaltou.

O trabalho exercido pela delegada Gleide Ângelo, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil de Pernambuco foi bastante elogiado pela vereadora Michele Collins (PP), hoje (30). A parlamentar frisou que Gleide Ângelo é uma figura notória por desvendar crimes. “Trata-se de uma protagonista em investigações de assassinatos que ganharam repercussão no Grande Recife e em outras regiões do Estado”, disse.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) lamentou, na tarde desta terça-feira, 30, a falta de ações no enfrentamento à violência contra mulher. “A morte da jovem Maria Alice Seabra, de 19 anos, assassinada pelo padrasto Gildo Xavier traz um alerta às mulheres que sofrem caladas. E para nós. O que estamos fazendo para acabar com isso? Precisamos de políticas públicas mais severas para acabar com tanta violência contra mulher”.

A vereadora Vera Lopes (PPS) criticou, na tarde desta terça-feira, 30, a falta de representatividade feminina na Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife. “Lembro que de 39 vereadores, cinco são mulheres e, apesar disto, esta é a Casa legislativa com a maior bancada feminina do estado. Recordo ainda que para chegarmos ao poder enfrentamos mais dificuldades do que os homens”.

Volume atípico de chuvas, que provocou alagamentos em diversos pontos do Recife, motivou intensos debates entre os vereadores na tarde desta segunda-feira, 29, na Câmara Municipal. Osmar Ricardo (PT) reclamou da falta de planejamento e de ações para evitar acidentes como o que ocorreu na Bomba do Hemetério, com deslizamento de barreira vitimando duas pessoas. Para ele, isso acontece porque não há mais orçamento participativo. “A gestão trocou pelo programa Recife Participa onde os delegados não são chamados a opinar e indicar prioridades”.

No último final de semana o Recife foi castigado com fortes chuvas. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), em 24 horas, choveu mais do que esperado para todo o mês de junho. Por conta das chuvas, ruas e avenidas ficaram completamente alagadas. Na tarde desta segunda-feira, 29, o vereador Osmar Ricardo (PT) criticou a prefeitura pela falta de limpeza nas vias. “A gestão atual prometeu acabar com os 32 principais pontos de alagamento do Recife, porém nada foi feito”.