Notícias

Para comemorar os 158 anos de publicação de “O Livro dos Espíritos”, que é a primeira obra da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, em Paris, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene nesta sexta-feira, 24, por iniciativa do vereador Rogério de Lucca (PSL). A cerimônia foi realiada dentro das comemorações do Dia do Livro dos Espíritos no Recife, comemorado em 18 de abril, que foi instituído pela Lei Municipal 17.020/2004, a partir de projeto de lei de autoria do mesmo vereador. “Trata-se de um livro revolucionário, que nos orienta para a prática do bem e apresenta respostas para questões essenciais como de onde vimos, onde estamos e para onde vamos”, disse o parlamentar.

Uma festa. Com muita música, cânticos de louvores, e emoção. Festa para entregar ao Pe. Joselito Freire, Major Capelão da Força Aérea Brasileira, em reconhecimento ao papel desempenhado por ele na evangelização de casais e jovens católicos das comunidades recifenses, o Título de Cidadão do Recife. Era o que faltava. Pois, baiano de nascimento, já é Pernambucano, Jaboatonense a agora Recifense de fato, de direito e de coração.

Treze projetos de lei foram distribuídos aos membros da Comissão de Finanças e Orçamento, num reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira, 22. Estavam presentes os vereadores Marco Aurélio (SDD), Almir Fernando (PCdoB), Amaro Cipriano Maguari (PSB), Marcos Menezes (DEM) e Gilberto Laves (PTN).

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) mencionou na tarde desta quarta-feira, 22, a situação em que se encontra a BR-101. “Essa principal rodovia que corta Recife está em uma situação caótica dificultando a vida de quem trafega ali. A falta de manutenção mostra descaso com a população”.

Três projetos de lei, todos de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), foram aprovados na tarde dessa quarta-feira 22, na Câmara do Recife. No conjunto tratam de melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência física. Cada um deles contempla uma possibilidade de acesso diferente para pessoas com necessidades especiais. Assim, o PL 148/2013 estabelece destinação especial dos andares térreos dos apartamentos construídos pelo poder público municipal para pessoas idosas, com deficiência física ou quem tiver algum familiar nessas condições. Já o PL 138/2013 determina a instalação de provadores em grandes magazines adaptados à população com necessidades especiais ou mobilidade reduzida. Também o PL 240/2013 dispõe sobre a instalação de ao menos um caixa eletrônico adaptado às pessoas com deficiência motora.

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 22, para repercutir o evento Recife Participa realizado no último dia 16 de abril, pela Prefeitura, na Região Politico-Administrativa 4, que abrange os bairros do Cordeiro, Torre, Iputinga, Madalena, Várzea e Ilha do Retiro. “Estiveram presentes o Secretário de Saúde, Jailson Corrêa, o Secretário Executivo de Governo, Hermes Delgado, além de 366 lideranças comunitárias de todos os bairros já citados”.

A vereadora Michele Collins (PP) parabenizou na tarde desta quarta-feira, 22, a iniciativa do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) pelo Programa Pedala HCP, em alerta ao câncer ósseo. O evento sairá da praça do Arsenal, no Recife Antigo, no próximo dia 26 abril, e tem o propósito de alertar a população para um tipo de tumor maligno e raro. “Esse câncer é um tipo incomum da doença, que normalmente afeta os ossos longos dos braços e coxas, coluna e bacia. É bastante agressivo e resulta, em muitos casos, na mutilação e morte dos doentes, sobretudo, crianças e adolescentes”.

O vereador Aerto Luna (PRP) dirigiu-se à tribuna hoje, 22, para repercutir a Audiência Pública que discutiu o projeto de lei 50/2015, de autoria dele, que dispõe sobre a circulação no território do Recife, de táxis de outros municípios, ao mesmo tempo que revoga a lei municipal 16.504, de 20 de agosto de 1999. O evento aconteceu hoje pela manhã, no Plenarinho da Casa.

O bairro da Várzea acaba de ganhar a mais nova Academia da Cidade e o vereador Davi Muniz (PROS) parabenizou o prefeito Geraldo Julio pela ação, durante a Reunião Plenária desta quarta-feira, 22. Segundo a Prefeitura, o objetivo principal das academias é incentivar a prática de exercícios e estimular a vida saudável entre os recifenses. Para participar, os interessados devem levar ao local original e cópia de identidade, CPF e comprovante de residência. Não é necessário o pagamento de nenhuma taxa.

Centenas de taxistas lotaram o plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira, 22, para a audiência pública que discutiu o projeto de lei 50/2015, de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), que dispõe sobre a circulação no território do Recife, de táxis de outros municípios, ao mesmo tempo que revoga a lei municipal 16.504, de 20 de agosto de 1999. “Esse é um tema bastante discutido nos últimos dias e precisamos enfrentá-lo com maturidade. Nosso desejo é solucionar um problema que vem angustiando os profissionais não só do Recife, mas de vários municípios do Estado”, disse o vereador. Ele promoveu o debate com o propósito de colher sugestões e críticas ao projeto que está em fase de acolhimento de emendas.