Diante da decisão do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de se posicionar a favor das 25 mil famílias no bairro do Passarinho, que estariam obrigadas a sair de um terreno de 33 mil hectares, o vereador Almir Fernando (PCdoB) dirigiu-se à tribuna para debater o assunto. O processo judicial para reintegração de posse do terreno de 33 hectares foi instaurado em 2007 e, no ano passado, a 12ª Vara Cível da Capital expediu mandado de reintegração em favor de uma empresa de pré-moldados.
A falta de acesso ao Hospital Geral de Areias (HGA) para quem vem pela Avenida Recife, sentido Bairro de Boa Viagem, foi o tema do discurso em plenária do vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) na tarde desta segunda-feira, 24. “Nós já fizemos vários requerimentos e solicitações à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) para que seja feito um acesso próprio para quem vai ao hospital. Muitas pessoas que prestam socorro, como ambulâncias, precisam fazer um retorno muito distante colocando em risco a vida dos doentes”.
O Dia Mundial da não Violência contra a Mulher, instituído em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi o tema do pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB) na tarde desta segunda-feira, 24. “São 16 dias de Ativismo contra a Violência às Mulheres, que começam nesta terça-feira, 25 de novembro, e encerram-se no dia 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948. A data foi escolhida para homenagear as irmãs Maribal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Rafael Leônidas Trujillo na República Dominicana. As irmãs eram conhecidas por lutarem até a morte pela defesa dos direitos que se perdiam pelo abuso do poder”.
Ampliar o controle social da gestão pública e inserir o cidadão recifense no processo participativo da política local. Esses foram os objetivos da audiência pública que discutiu questões referentes à prestação de contas da Secretaria de Saúde do Recife em relação aos anos de 2013 e 2014. O encontro foi promovido pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Rogério de Lucca (PSL), e aconteceu na tarde desta sexta-feira, 21, no plenarinho da Casa de José Mariano. “O Recife está bem e fazendo o que pode com os recursos como uma série de obras. Em relação aos procedimentos ambulatoriais, quero parabenizar a gestão porque muita gente está saindo da fila de espera”, ressaltou o parlamentar.
A maior das honrarias da Câmara Municipal do Recife, que é a Medalha do Mérito José Mariano, foi concedida ao arquiteto, urbanista e professor universitário Waldecy Pinto, em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 21, por iniciativa da vereadora Priscila Krause (DEM). “É um justo reconhecimento à sua contribuição com a história da arquitetura e do urbanismo recifenses”, disse ela. Políticos, arquitetos e engenheiros, além de amigos e familiares do homenageado, prestigiaram a solenidade. Waldecy Pinto atuou como Secretário de Planejamento da Cidade em duas gestões e participou da elaboração dos Planos Diretores e de diversos projetos urbanísticos e arquitetônicos do Recife.
Motivado pelas notícias publicadas recentemente sobre a ocorrência de fiscalização e recolhimento de 7,1 toneladas de alimentos e 600 mil ovos de galinha, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no último dia 29/10,o vereador Luiz Eustáquio (PT) promoveu Audiência Pública para tratar do problema, na tarde desta quinta,20.
Para obrigar os estabelecimentos que comercializam, no Recife, bebidas alcoólicas a fixarem cartaz e reservar espaço nos cardápios com informações sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), possibilitando a conscientização da população da necessidade da prevenção dessa síndrome, o vereador Estéfano Menudo (PSB), apresentou projeto de lei na Câmara Municipal. O projeto número 229/2014 foi apresentado em reunião plenária e enviado as comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Defesa dos Direitos Humanos; e de Educação, Cultura e Turismo, para analise e emissão dos pareceres.
Para discutir com a sociedade o projeto da Vila Naval, no bairro de Santo Amaro, o vereador Luiz Eustáquio (PT) vai convocar uma audiência pública na Câmara do Recife. Ele participou de um seminário ontem na Fundaj, mas quer trazer o assunto para ser debatido na Casa. “Esse projeto foi construído para beneficiar o setor imobiliário e o capital. Ele não dialoga com a população nem com os moradores do entorno. Essa Casa Legislativa tem uma contribuição a dar. A melhor parte terá empreendimentos com 14 prédios com 25 andares”.
Para comemorar o Dia do Cordelista, celebrado hoje, 19 de novembro, o vereador Eurico Freire (PV) fez uma homenagem no plenário da Câmara. O parlamentar detalhou a história do cordel que tem origem em Portugal e, ao término do discurso, recitou um cordel de autoria de Lílian Prazeres.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) dirigiu-se à tribuna para discutir o projeto de lei nº 91/2013, de sua autoria, que dispõe sobre a inserção de informações impressas sobre os malefícios do consumo do álcool e outras drogas em todos os livros didáticos, distribuídos na rede municipal de ensino. A matéria foi aprovada em segunda discussão hoje, 19.