Notícias

A maior das honrarias da Câmara Municipal do Recife, que é a Medalha do Mérito José Mariano, foi concedida ao arquiteto, urbanista e professor universitário Waldecy Pinto, em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 21, por iniciativa da vereadora Priscila Krause (DEM). “É um justo reconhecimento à sua contribuição com a história da arquitetura e do urbanismo recifenses”, disse ela. Políticos, arquitetos e engenheiros, além de amigos e familiares do homenageado, prestigiaram a solenidade. Waldecy Pinto atuou como Secretário de Planejamento da Cidade em duas gestões e participou da elaboração dos Planos Diretores e de diversos projetos urbanísticos e arquitetônicos do Recife.

Motivado pelas notícias publicadas recentemente sobre a ocorrência de fiscalização e recolhimento de 7,1 toneladas de alimentos e 600 mil ovos de galinha, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), no último dia 29/10,o vereador Luiz Eustáquio (PT) promoveu Audiência Pública para tratar do problema, na tarde desta quinta,20.

Para obrigar os estabelecimentos que comercializam, no Recife, bebidas alcoólicas a fixarem cartaz e reservar espaço nos cardápios com informações sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), possibilitando a conscientização da população da necessidade da prevenção dessa síndrome, o vereador Estéfano Menudo (PSB), apresentou projeto de lei na Câmara Municipal. O projeto número 229/2014 foi apresentado em reunião plenária e enviado as comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Defesa dos Direitos Humanos; e de Educação, Cultura e Turismo, para analise e emissão dos pareceres.

Para discutir com a sociedade o projeto da Vila Naval, no bairro de Santo Amaro, o vereador Luiz Eustáquio (PT) vai convocar uma audiência pública na Câmara do Recife. Ele participou de um seminário ontem na Fundaj, mas quer trazer o assunto para ser debatido na Casa. “Esse projeto foi construído para beneficiar o setor imobiliário e o capital. Ele não dialoga com a população nem com os moradores do entorno. Essa Casa Legislativa tem uma contribuição a dar. A melhor parte terá empreendimentos com 14 prédios com 25 andares”.

Para comemorar o Dia do Cordelista, celebrado hoje, 19 de novembro, o vereador Eurico Freire (PV) fez uma homenagem no plenário da Câmara. O parlamentar detalhou a história do cordel que tem origem em Portugal e, ao término do discurso, recitou um cordel de autoria de Lílian Prazeres.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) dirigiu-se à tribuna para discutir o projeto de lei nº 91/2013, de sua autoria, que dispõe sobre a inserção de informações impressas sobre os malefícios do consumo do álcool e outras drogas em todos os livros didáticos, distribuídos na rede municipal de ensino. A matéria foi aprovada em segunda discussão hoje, 19.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) usou a tribuna da Câmara para repercutir a reunião do Conselho de Educação que abordou uma nova proposta de aumento do limite de matrículas nas redes municipais de ensino, em especial nas creches. “Hoje os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) são os principais responsáveis pelas crianças nas creches do Recife. Além de serem profissionais não reconhecidos, as escolas hoje não têm estrutura nem espaço pra isso. Ainda se torna mais preocupante nos casos dos ADIs porque a cada três crianças precisa-se de um novo profissional. Por isso, somos a favor que sejam construídas mais creches e escolas”.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) subiu a tribuna na tarde desta terça-feira,19, para repercutir uma audiência publica que aconteceu hoje no prédio da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). No encontro foi discutido o plano urbanístico para a Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (ZEPH), que abrange a Santa Casa de Misericórdia e a Vila Naval, no bairro de Santo Amaro, na área central da cidade. “O projeto prevê a construção de prédios residenciais e comerciais. Esse é um assunto que precisa ser discutido porque a cidade sofrerá um grande impacto urbanístico".

Vereadores, funcionários, prestadores de serviço e público que transitou pela Câmara Municipal do Recife participaram, na manhã desta quarta-feira, da segunda ação de prevenção e promoção e saúde realizada por iniciativa do presidente da casa, vereador Vicente André Gomes (PSB). A ação, com vacinação e palestras, fez parte das comemorações do Dia Internacional do Homem, 19, mas também integrou as atividades do Novembro Azul, que é a campanha de conscientização dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A votação em primeira discussão do Projeto de Lei do Executivo que cria o telhado verde e reservatórios de retenção de águas pluviais, os piscinões, não aconteceu na tarde desta terça-feira 18, na Câmara do Recife. Uma emenda de plenário, proposta pela vereadora Michele Collins (PP), solicitando que as igrejas sejam isentas de cumprir a nova lei, forçou o adiamento da votação. O PL será encaminhado novamente para as Comissões de Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento e de Meio Ambiente. A mesma não terá prazo para ser apreciada e o projeto só voltará ao plenário para votações após pareceres dessas comissões.