Notícias

Para que ninguém esqueça o ato heroico praticado em 1985 pelo prático da barra Nelcy da Silva Campos, que ao rebocar um petroleiro em chamas para alto mar, livrou o Recife de grave acidente, a vereadora Vera Lopes (PPS) propôs sessão solene ontem na Câmara do Recife. A homenagem foi acompanhada por amigos, parentes e representantes da Marinha e do Porto do Recife. O filho dele, Nelcy Campos, recebeu as homenagens póstumas. O petroleiro continha cerca três mil toneladas de gás metano, uma substância inflamável que poderia ter causado verdadeira catástrofe nos idos de 12 de maio de 1985. Em setembro de 2003 o heroi pernambucano ganhou um busto esculpido por Demétrio Albuquerque, retirado para requalificação do porto. Dia 15 de maio próximo será recolocado.

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a comunicação entre o legislativo municipal e a sociedade recifense, reforçando assim também o compromisso de transparência institucional, os vereadores inauguraram, na terça-feira, 15, um estúdio de televisão, localizado no anexo da Casa, que fica na Rua da União. No espaço, além da gravação do programa TV Câmara do Recife, atualmente transmitido pela internet, serão realizados debates e entrevistas com parlamentares e convidados sobre temas diversos. "A TV online é mais um instrumento que a população dispõe para acompanhar de perto a atuação de seus parlamentares. Esse estúdio ajudará na divulgação do trabalho realizado no parlamento do Recife. É uma conquista da sociedade", ressaltou o presidente da Câmara Vicente André Gomes (PSB).

A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna na tarde desta quarta-feira, 15 para discutir a matéria, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade da colocação de anúncio nos teatros e cinemas em funcionamento no Recife, referente ao combate e prevenção contra o uso de drogas. De acordo com a proposta, a forma e o conteúdo do anúncio ficarão a critério dos cinemas e teatros.

A Dengue é uma doença causada por vírus e pode, até, apresentar complicações. De acordo com a Prefeitura, profissionais da Secretaria de Saúde do Recife vêm realizando um trabalho de combate ao mosquito da dengue e da chikungunya. Preocupado com o avanço da doença na capital pernambucana, o vereador Eurico Freire (PV), repercutiu o assunto na tarde de hoje,15.

Próximo dia 22 de abril, a Rede Globo de Televisão completará 50 anos e o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) fez questão de lembra a data, durante a Reunião Plenária desta quarta,15. A Globo foi fundada por Roberto Marinho, na cidade do Rio de Janeiro.

O vereador André Régis (PSDB) repercutiu na tarde desta quarta-feira, 15, uma visita que a equipe dele fez à Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, no bairro de Boa Viagem. “Chamo atenção para a gravidade da situação que essa escola vive. Recentemente ela passou por requalificação elétrica e, mesmo assim, frequentemente sofre com queima de lâmpadas, ventiladores e problemas com ar condicionado. As escolas precisam ter ambientes propícios à aprendizagem”.

No dia em que se comemoraria o centenário do ex-prefeito do Recife Pelópidas da Silveira, já falecido, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) realizou na manhã desta quarta-feira, 15, audiência pública na Câmara Municipal para debater o tema “Cais José Estelita”. Localizado na Ilha de Antônio Vaz, no Recife, o cais liga o bairro do Cabanga ao de São José e é banhando pela Bacia do Pina. É lá onde está prevista a implantação do Plano Urbanístico Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga, previsto no projeto de lei do Executivo número 08/2015. O plenarinho ficou lotado de representantes de comunidades, engenheiros, arquitetos e pessoas ligadas ao movimento Ocupe Estelita. “É fundamental envolver a sociedade civil no processo de discussão da construção desse projeto. A sociedade foi excluída dos debates e não será contemplada com a construção desse empreendimento”, alertou a parlamentar.

O vereador Estéfano Menudo (PSB) parabenizou o prefeito da cidade do Recife, Geraldo Julio, pelos serviços de requalificação na Praça do Jacaré, no bairro da Mustardinha. Na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira, 14, o parlamentar elogiou o trabalho executado que devolveu à comunidade o espaço de lazer. “A praça estava ocupada por animais, cheia de entulhos, lixo e muito mau cheiro. A realidade agora é outra e eu não poderia deixar de agradecer o que foi feito”.

Produto Interno Bruto, índices de inflação e de popularidade, carga tributária e programas sociais foram alguns dos assuntos levantados pelo vereador André Régis (PSDB) para analisar o atual momento econômico e político do Brasil, durante a reunião desta terça-feira, 14. O discurso repercutiu no plenário e vários vereadores se pronunciaram sobre o tema.