Notícias

Para expandir as discussões sobre o Projeto de Lei do Executivo número 08/2015 que institui o Plano Urbanístico Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga, o vereador Gilberto Alves (PTN) realizou, na ultima sexta-feira, 10, audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “Neste encontro nós conseguimos dar voz a representantes do segmento e a população. Foi bastante produtivo porque todos puderam se manifestar com muita contundência. Destaco ainda que a reunião ajudará as comissões permanentes nos pareceres ao projeto”.

No próximo dia 15 de abril o Engenheiro e ex-prefeito do Recife Pelópidas Silveira completaria 100 anos de vida. O vereador Jurandir Liberal homenageou o ex-prefeito do Recife, na tarde desta segunda-feira, 13, ao ler um artigo escrito pelo jornalista Marcelo Mário de Melo, do jornal Folha de Pernambuco. "Nos tempos de puro marketing, propaganda enganosa, produtos políticos de quinta categoria, negociatas eleitoreiras, moralismo de fachada, grupismo e egolatria, falar de Pelópidas Silveira é apresentar um expressivo contraponto".

Na ultima quinta-feira, 9, o vereador Luiz Eustáquio (PT), autor do projeto de lei que proíbe a venda de ingressos denominados de Open Bar em eventos de apresentações artísticas e culturais no Recife, realizou audiência pública para discutir a importância da aprovação da matéria. O parlamentar lembrou os pontos mais debatidos, na tarde desta segunda-feira, 13. “Tivemos a participação de representantes das áreas de saúde, segurança pública e assistência social, além de empresários que trabalham na área”.

Os componentes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife programaram uma visita ao Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), autarquia vinculada à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Recife, para observar como estão sendo postas em prática as ações e serviços de assistência à população. “Queremos averiguar como a política é posta em prática, para que possamos fiscalizar e propor ideias, de forma que a contribuir com a sociedade”, disse a vereadora Missionária Michele Collins (PP), que é presidente da comissão, em reunião realizada no final da manhã desta segunda-feira, 13.

Elaborado a partir de constatações como o crescimento da população, o processo de urbanização acelerado e o conseqüente aumento das atividades instaladas na cidade, o projeto de lei 05/2015, que disciplina os serviços de carga e descarga nas vias públicas do Recife, será votado na reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira, a partir das 15h. O projeto é de autoria do Poder Executivo e já tem pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. A análise será em primeira votação e depende de maioria absoluta.

Após as falas dos debatedores da Audiência Pública que discutiu o Projeto de Lei 8/2015 que institui e regulamenta o Plano Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga, foi aberto um espaço voltado para depoimentos e opiniões de moradores e representantes de movimentos sociais e demais interessados no assunto. A iniciativa do encontro foi do líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN).

Para ampliar as discussões sobre o Projeto de Lei do Executivo número 08/2015 que institui o Plano Urbanístico Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga, o vereador Gilberto Alves realizou audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife nesta sexta-feira, 10. “Queremos ouvir a sociedade, de forma democrática, para aperfeiçoar a matéria legislativa. A partir das falas dos participantes, com suas sugestões, observações e críticas vamos subsidiar o entendimento dos vereadores e o parecer que será emitido pelas comissões”, disse o vereador. O projeto de lei está sendo analisado pelas comissões de Legislação e Justiça; do Meio Ambiente, Transporte e Trânsito; de Finanças e Orçamento e de Obras e Planejamento Urbano.

Autor do projeto de lei 16/2015, que proíbe a venda de ingressos denominados de Open Bar em eventos de apresentações artísticas e culturais do município do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PT) promoveu audiência pública nesta quinta-feira, 9, para aperfeiçoar a matéria que está sendo analisada pelas comissões de Legislação e Justiça; Educação e Cultura; Finanças e Orçamento; Defesa de Direitos Humanos e Higiene e Saúde para emissão de pareceres. A audiência pública lotou o plenarinho da Câmara Municipal, com representantes das áreas de saúde, segurança pública e assistência social. “No tipo de festa Open Bar a pessoa paga apenas por sua entrada e ao chegar lá a bebida é liberada, algumas vezes sem horário para acabar. A festa incentiva o consumo danoso e sem controle”, disse o vereador.

O projeto Nas Ondas da Leitura, promovido por 40 escolas municipais do Recife, foi parabenizado pelo vereador André Régis (PSDB), na Câmara, hoje (8). O assunto foi inicialmente citado por Aimée Carvalho (PSB). A iniciativa está no segundo ano e beneficia os mais de 65 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A novidade deste ano é que os mais de sete mil alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também passaram a receber as obras literárias.

Amanhã (9), às 10h, será realizada uma audiência pública na Câmara sobre o projeto de lei 16/2015, do vereador Luiz Eustáquio (PT) que trata da proibição da venda de ingressos denominados de “open bar” ou assemelhados em eventos de apresentações artísticas e culturais no Recife. O autor da proposta subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira, 8, para convidar os vereadores e demais interessados para falar sobre o assunto.