Idosos, gestantes e pessoas com deficiência não poderão ser atendidas no segundo piso das agências bancárias do Recife. “O objetivo é garantir a segurança dessas pessoas, que encontram dificuldade para se deslocar nos bancos que não dispõem de elevador ou escada rolante”. As determinações são do projeto de lei da vereadora Michele Collins (PP). A matéria foi aprovada na Câmara, na terça-feira 15, e seguiu para sanção do prefeito Geraldo Júlio.
Pelo segundo ano consecutivo o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), distribuiu ovos de páscoa, junto com um cartão: “Encontro no Cristo renovado a esperança e a fé nos homens de hoje e de amanhã”. Nesta quarta-feira, 16, ele entregou os chocolates nos gabinetes, prédios anexos e demais setores. Esse gesto foi bem aceito por todos, que viram nessa iniciativa um ato de reconhecimento do presidente, que foi recebido de maneira entusiasmada pelos funcionários.
Tendo como objetivo tentar evitar qualquer tipo de violência aos idosos, a vereadora Aline Mariano (PSDB) elaborou projeto de lei (PLO76/2013) que dispõe sobre a obrigatoriedade dos institutos de longa permanência para idosos e congêneres a instalarem sistema de gravação por câmeras de vídeo. A iniciativa já foi aprovada na Câmara e seguirá para sanção do prefeito Geraldo Júlio.
Mais um dia a ser incluído no Calendário Oficial do Recife. Foi aprovado no plenário da Câmara na tarde da segunda-feira, 15, o Projeto de Lei, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), que institui o Dia Municipal dos Animais, a ser comemorado no dia 04 de outubro. “Essa data foi escolhida porque também é comemorado o Dia Mundial dos Animais. A data tem como finalidade fazer com que o Poder Público busque contribuir da melhor forma para atingir os objetivos estabelecidos de disseminação do respeito, carinho e amor aos animais”. O Projeto de Lei segue para sanção do Prefeito.
A invasão de táxis de outros municípios dentro dos limites do Recife, prática que descumpre a lei municipal 17.782/2012, foi tema de audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 16, no plenarinho da Câmara Municipal, que ficou lotado. “Muito se questiona sobre a qualidade do serviço de táxi e o número ideal de permissões em nossa cidade. É obrigação do poder público oferecer um serviço digno; e direito do cidadão de utilizá-lo. Nunca teremos táxi de qualidade se, primeiramente, não encararmos os problemas que afetam os profissionais em suas condições de trabalho”, disse o vereador Aerto Luna (PRP), na abertura da audiência.
Aprovado em primeira e segunda discussão pelo plenário da Câmara do Recife, e com a presença da secretária de Meio Ambiente, Cida Pedrosa e equipe, o projeto de lei do Executivo que cria o Sistema Municipal de Unidades Protegidas (SMUP). A proposta chegou à Casa no final do ano passado e desde então foi debatido e apreciado nas comissões temáticas, recebendo emendas dos vereadores Raul Jungmann (PPS) e Priscila Krause (DEM). Agora segue para sanção do Prefeito.
Instituído por uma lei municipal proposta pela vereadora Priscila Krause (DEM), o Dia do Líder Comunitário foi lembrado na Câmara do Recife. O vereador Almir Fernando (PCdoB) fez questão de ressaltar a data comemorada hoje, dia 15 de abril. “Parabenizo todos os líderes comunitários que dedicam suas vidas e que lutam pela melhoria de vida para das suas comunidades e muitas vezes eles e elas não podem ser remunerados. A gente deixa aqui o nosso abraço para todos os líderes comunitários, não só de Recife como os de todo o Brasil”, disse.
A retirada de palmeiras imperiais, localizadas em uma praça ao lado do prédio da Câmara Municipal do Recife, foi o assunto abordado pelo vereador Jurandir Liberal (PT), na Plenária desta terça, 15. “Percebi um problema em nossa vizinhança, mais especificamente na praça que fica aqui ao lado da Câmara, onde a área foi reformada na gestão passada e que, inclusive, tive o privilégio de ir à inauguração. Mas o que assistimos hoje é que as palmeiras imperiais foram retiradas e praticamente aconteceu uma destruição da praça. Não vi uma discussão da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria das Cidades ou Prefeitura, para saber se a obra tem licenciamento. E a destruição de uma praça não poderia acontecer sem discussão com a Câmara”, disse.
O início da construção do 1º Centro de Parto Normal (Rede Cegonha), autorizado pelo prefeito Geraldo Julio, foi comemorado pela vereadora Isabella de Roldão (PDT), durante Reunião Plenária desta terça, 15. A unidade funcionará na Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura e, de acordo com a Prefeitura, será um equipamento pioneiro na rede de saúde do Município onde possibilitará o planejamento da gravidez e uma atenção mais humanizada na hora do nascimento.
“Venho a essa Tribuna comemorar a iniciação da obra desse Centro. Interessante dizer que esse serviço se dá num período onde uma mulher foi submetida a uma cesariana contra a própria vontade, por determinação da Justiça do Rio Grande do Sul. E aqui no Recife, desde 2 de janeiro, primeiro dia da gestão do prefeito Geraldo Júlio, foi assumido o compromisso com as mulheres, assinando a construção do Hospital da Mulher, o qual será uma referência. E muito mais importante do que o espaço, é a humanização do nascimento e de como está sendo tratada essa mulher em trabalho de parto”, disse.
O vereador André Regis (PSDB) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira 15, para parabenizar o Prefeito de Jaboatão do Guararapes Elias Gomes, pelo lançamento do programa “Busca Ativa – Todos na Escola”. “Jaboatão tem um déficit muito grande de crianças entre 4 e 5 anos fora da escola. A Rede Municipal de ensino desse município tem melhorado muito”.