Notícias

Quase cinco séculos depois, a Reforma que dividiu a Igreja Católica, criando o protestantismo no mundo, é comemorada mundialmente no dia 31 de outubro pelos evangélicos. Para celebrar os 496 da Reforma religiosa iniciada por Martin Lutero, na Alemanha, a Câmara do Recife aprovou requerimento do vereador Carlos Gueiros (PTB), para que D. Alexandre Ximenes, da Igreja Episcopal, fizesse na tarde dessa quarta-feira 30, palestra relembrando a trajetória histórica da mudança.

A vereadora Priscila Krause subiu à Tribuna nesta quarta, 30, para falar sobre matéria publicada no Jornal do Commercio demonstrando que o Recife tem o 2º IPTU mais alto do país. De acordo com o texto, a Prefeitura explicou que o aumento é resultado da atualização dos valores, pois o mercado imobiliário local está em plena fase de expansão. “Os contribuintes foram surpreendidos com o aumento do IPTU 2012 com reajustes inadequados que chegaram a 110%. A partir daí, começamos a receber denúncias da população sobre esses reajustes. Quero ressaltar que na Câmara não votamos nenhuma lei que autorizasse o aumento do IPTU, isso tem que ser feito mediante lei.”, disse.

O vereador André Régis (PSDB), durante Reunião Plenária desta quarta, 30, repercutiu sobre o trabalho realizado pela Comissão de Educação, a qual é Presidente, tendo como objetivo fiscalizar toda a rede municipal de ensino. “Gostaria de parabenizar a imprensa que tem dado cobertura sobre a questão, tem sido muito importante. Hoje fizemos a nossa 5ª visita à escola Nossa Senhora do Pilar, no Recife Antigo, e tive grata satisfação de saber que, após a nossa passagem, a unidade de ensino está sendo reformada. E espero também que a gente possa discutir não somente a infraestrutura, mas o aprendizado, a qualidade do ensino.”, disse.

O vereador Jayme Asfora (PMDB) subiu à Tribuna desta quarta, 30, para falar sobre o Projeto de Resolução 17/2013, de sua autoria, que dispõe sobre a criação da Comissão Permanente de Legislação Participativa na Câmara. De acordo com a proposta, será criado um espaço organizado, legítimo e aberto para a apresentação de proposições legislativas das organizações não governamentais, entidades representativas da sociedade civil organizada, diretórios acadêmicos, sindicatos, comunidades criadas sobre plataforma virtual. Ou seja, de toda a sociedade, incluído os meios mais modernos e democráticos de inclusão e discussão.

Em 31 de outubro de 1517 o Monge Agostiniano Martinho Lutero pregava por mudanças na igreja Católica na porta da Catedral De Wittenberg, na Alemanha. Assim teve início a Reforma Protestante, que está completando 496 anos. O movimento foi lembrado pela vereadora Michele Collins (PP) na tarde desta quarta-feira, 30. “A iniciativa teve consequências por toda Europa e mudou para sempre a igreja, restaurando a pregação do evangelho. As mensagens proclamadas pela reforma continuam sendo pertinentes aos nossos dias”.

Uma matéria repercutida em um jornal de grande circulação de Pernambuco, falando que as maiores queixas da população são em relação à saúde e segurança, foi tema do discurso em plenária do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta quarta-feira, 30. O parlamentar ressaltou que é preciso melhorar muito, mas “o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo realizado pelo atual Governo do Estado tem que haver”.

Uma matéria repercutida em um jornal de grande circulação de Pernambuco, falando que as maiores queixas da população são com saúde e segurança, foi tema do discurso em plenária do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta quarta-feira, 30. O parlamentar ressaltou que é preciso melhorar muito, mas “o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo realizado pelo atual Governo do Estado tem que haver”.

Uma matéria repercutida em um jornal de grande circulação de Pernambuco, falando que as maiores queixas da população são com saúde e segurança, foi tema do discurso em plenária do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta quarta-feira, 30. O parlamentar ressaltou que é preciso melhorar muito, mas “o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo realizado pelo atual Governo do Estado tem que haver”.

Três projetos de lei de autoria do Poder Executivo serão votados na reunião ordinária desta quarta-feira, 30, da Câmara Municipal do Recife, prevista para começar às 15h: o de número 32/2013, que dá nova redação ao Estatuto dos Funcionários Públicos do Municipio do Recife; o 36/2013, que altera o zoneamento da cidade, instituindo como Zona Especial de Interesse Social – Zeis 1 – a área denominada Chié; e o 35/2013, que institui o Fundo Municipal de Juventude e autoriza a abertura de crédito adicional para fins de capitalização.

O projeto de lei que dispõe sobre a eleição de diretores de escolas municipais, que deveria ter sido votado na tarde desta terça-feira 29, na Câmara do Recife, vai ter a votação adiada para início de dezembro para aprofundar a discussão e possíveis mudanças. Assim, os mandatos dos atuais diretores da rede municipal serão prorrogados até fevereiro de 2014. A sugestão foi feita pelo líder do governo na Casa, vereador Gilberto Alves (PTN), na reunião da Comissão de Educação, após ouvir representantes dos diretores e vereadores. O presidente da Comissão, André Régis (PSDB), argumentou que houve a prevalência do bom senso das partes envolvidas. Ele sugeriu que durante esse período seja realizada uma reunião pública para aprofundar o debate e sugestões de modificações, se houver, da lei. Vereadores, representantes da secretaria de Educação e diretores de escolas concordaram com a proposta.