Notícias

O líder do governo na Câmara do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN), fez nesta segunda-feira, 12, balanço dos setes meses da gestão do prefeito Geraldo Júlio. Ele disse que o reconhecimento da população, pelo trabalho realizado em cada bairro, se traduziu nos 72,3% de avaliação positiva da atual administração. “A consulta foi realizada pelo Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação (CIPEC) e ouviu 1.603 pessoas, em 52 bairros, entre os dias 26 e 30 de julho. Esse número não é fruto do acaso. Desde o primeiro momento, o atual governo deu início a obras e uma série de ações importantes, com o objetivo de cumprir tudo aquilo que foi acordado com os recifenses no Programa de Governo”.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) lembrou a passagem do Dia Internacional da Juventude, instituído pela ONU em 1999. Ela disse que o tema desse ano é a migração de jovens. Segundo ela, dos 200 milhões de migrantes do planeta, pelo menos 10% é de jovens.

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) celebrou nesta segunda-feira, 12, na Câmara do Recife a comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada de 1 a 7 de agosto, em mais de 170 países. Ela disse que a intenção, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é melhorar a saúde de crianças menores de cinco anos em todo o mundo.

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB), suplente de Aline Mariano (PSDB), em licença maternidade, fez na tarde desta segunda-feira, 12, um balanço dos 55 dias de mandato na Câmara dos Vereadores do Recife. Ele disse que elaborou um projeto de lei para impedir que obras inacabadas sejam inauguradas na cidade.

O encontro em Brasília, semana passada, com o secretário Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, Vitore Maximiano, foi o tema do discurso da vereadora Michele Collins (PP), no Pequeno Expediente de hoje, (12). Na ocasião, foram assinados convênios com 27 comunidades terapêuticas para tratamento de usuários de drogas dentro do Programa “Crack, é possível vencer”. “Com a iniciativa, foram geradas 645 novas vagas de acolhimento gratuito de usuários e dependentes de drogas, em todo o Brasil. Além disso, também foi lançado no encontro, um edital para o lançamento de mais de 3,5 mil vagas. Tive a oportunidade de conversar com o Secretário sobre o trabalho realizado pelas comunidades terapêuticas junto aos usuários de drogas e a importância em fortalecer e investir no trabalho realizado por essas entidades, na capital pernambucana.”, disse.

No Pequeno Expediente desta segunda (12), o vereador Raul Jungmann (PPS) repercutiu sobre a ocupação da Câmara Municipal do Recife pelos estudantes e manifestantes da Frente de Luta pelo Transporte Público, na última sexta-feira, 9. “Essa ocupação transcorreu sem qualquer violência, o presidente Vicente André Gomes (PSB) negociou democraticamente de forma exaustiva com os integrantes. O passe livre é a possibilidade de contemplar os estudantes pobres e desempregados. E essa pressão a Casa deve receber não como algo contra, mas a favor da população pobre, onde 30% são excluídos do sistema. Por isso, a Câmara deve abraçar o passe livre, junto com a prefeitura e o governo do estado. Vamos buscar também a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos transportes.”,disse.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) detalhou, em seu discurso, as ações da Prefeitura nas áreas de saúde e segurança, durante a Reunião Plenária de hoje (12). “Como Vice-Presidente da Comissão de Segurança e membro da Comissão da Saúde destaco aqui no Plenário algumas ações que aconteceram antes do recesso, durante e agora. Na segurança, temos o Pacto pela Vida do Recife (PPVREC), lançado no teatro do Banco Central. A meta é reduzir 12% ao ano a taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Esse Pacto engloba ações em vários bairros, incluindo questões muito importantes, como a iluminação pública e será contemplado com uma licitação para a instalação de 40 câmeras de videomonitoramento, entre outras ações. E nós sempre cobramos a questão da segurança dos parques e essas câmeras ajudarão muito”.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), juntamente com o vereador Raul Jungmann (PPS) receberam integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Público, na manhã desta segunda-feira, 12. No encontro foram analisados a implantação de uma comissão especial na Casa para discutir o passe livre, o prazo para instalação de uma CPI do transporte público entre outros pontos. A reunião ocorreu poucos dias após a ocupação da instituição por manifestantes na última quinta-feira.

Dentro das atividades de comemoração do Dia Municipal de Combate ao uso de Drogas, previsto no calendário oficial de eventos no município do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PT) promoveu reunião solene na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira, 12. “Neste dia aproveitamos para discutir com a sociedade a importância do combate e da prevenção ao uso das drogas. Este é o meu compromisso e sei que é também o de todos aqui presentes”, disse. A solenidade, que contou com a presença de dois secretários municipais – a de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna; e o de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti - serviu também para homenagear pessoas e casas terapêuticas que trabalham com a questão das drogas.

Durou cerca de oito horas a ocupação da Câmara Municipal do Recife pelos estudantes e manifestantes. Eles deixaram o prédio por volta das 2h30, desta sexta-feira, 9, de forma pacifica, após receberem a garantia de que vários pleitos do movimento Passe Livre seriam acatados. Um pouco antes, por volta da meia noite, o grupo formou uma comissão que foi recebida pelo presidente da Casa, Vicente André Gomes, pelo primeiro Secretário, Augusto Carreras (PV), e pelos vereadores Osmar Ricardo (PT) e Raul Jungmann (PPS).